• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 descobertas recentes que provam que o futuro já começou

POR Arthur Porto    EM Curiosidades      24/01/20 às 01h06

A última década, no ramo da ciência, foi, sem dúvida, marcada por progressos. Vimos avanços inimagináveis ??em diversos campos. Por isso, hoje, podemos dizer que o futuro já começou. Embora muitas coisas ainda devem estar por vir, vivenciamos, nos últimos dez anos, o inimaginável.

Para mostrar que o futuro já começou, selecionamos aqui, as principais inovações, que já fazem parte da nossa história. Veja, e tranquilamente, o que podemos esperar da ciência nos próximos anos.

1 - Médicos inteligentes

Com o desenvolvimento da Inteligência Artificial, médicos-robôs já estão em campo. Além disso, podemos dizer também que já estão até superando a extensão de nosso conhecimento. O Serviço Nacional de Saúde da Grã-Bretanha (NHS), por exemplo, implantou recentemente os chatbots. Ali, os chatbots estão sendo utilizados para diagnosticar inúmeros problemas em relação à saúde.

2 - Trazendo os mortos de volta à vida

De acordo com um recente estudo, estamos apenas perto de poder reverter a morte. Alguns pesquisadores da Faculdade de Medicina de Yale conseguiram reanimar o cérebro de 32 porcos, que haviam sido declarados mortos. Em suma, os pesquisadores injetaram uma solução nos cérebros dos animais mortos para imitar o fluxo sanguíneo natural do corpo. Nesse ínterim, os cérebros começaram a funcionar normalmente.

3 - Fusão nuclear

A fusão nuclear é a principal fonte de energia proporcionada pelo Sol, e por todas as outras estrelas. Além disso, é também uma fonte de energia limpa, porém, é extremamente difícil de simular. Bom, até então era. Um estudo recente, na China, demonstrou as condições necessárias para podermos recriar a fusão nuclear aqui na Terra. Trabalhando no reator Experimental Advanced Superconducting Tokamak (EAST) em Hefei, China, a equipe de cientistas conseguiu simular a fusão nuclear ocasionada pelo sol. Basicamente, os pesquisadores descobriram uma maneira de recriar o SOL na Terra. Diz aí se o futuro não está aqui, diante de nossos olhos?

4 - Detectando o Parkinson

Pouco se sabe sobre o Parkinson. Ou seja, entendê-lo é tão difícil como detectá-lo. Quer dizer, o cenário mudou. Pouco, mas mudou. Pesquisadores desenvolveram um método para detectar Parkinson, por meio de amostras de voz. O método ainda precisa ser estudado, mas o sistema utilizado foi capaz de detectar o Parkinson com uma precisão de 87%.

5 - Robôs que podem seguir ordens

Embora ainda não haja robôs que atuem como uma pessoa real, progressos sem precedentes, em relação às habilidades cognitivas, foram feitos nos últimos tempos. O exército dos EUA desenvolveu, recentemente, um software que pode programar robôs, capazes de entender instruções verbais, executá-las e reportá-las sem qualquer supervisão. Eles também seriam capazes de aprender com seus erros e melhorar ainda mais. E tudo isso, sem a nossa ajuda.

6 - Olhos

A possibilidade de usar apenas os olhos, para controlar um computador, parece loucura, né? Embora nenhuma tecnologia desse tipo exista no momento, a realidade pode mudar em breve. O Eye Tribe, uma startup, construiu com sucesso um protótipo de um dispositivo, que permite controlar qualquer tela apenas com seus olhos. Obviamente, a atividade é limitada, mas nada que testes e mais testes sejam feitos para mudar isso. Esperamos ansiosos.

7 - Convertendo sinais cerebrais em áudio e imagens

Uma equipe de neuroengenheiros, da Universidade de Columbia, construiu recentemente um sistema capaz de converter sinais cerebrais em audio, e é surpreendentemente preciso. Outros estudos comprovaram que os sinais cerebrais também poderiam ser transformados em imagens, o que é honestamente algo que nem sabíamos que poderia ser feito. Palmas?

Próxima Matéria
Via   List Verse  
Imagens List Verse
Arthur Porto
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+