icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 desvantagens surpreendentes de ser rico

POR Erik Ely    EM Curiosidades      30/07/20 às 12h29
capa do post 7 desvantagens surpreendentes de ser rico

Foi uma surpresa para mim e também pode ser para você, mas há muitas desvantagens em ser rico. Afinal, nem tudo são flores. E claro, de fato, o dinheiro pode resolver muitos de nossos problemas, mas, mesmo que de forma implícita, ele também pode causar outros diversos inconvenientes. Por isso, separamos 7 desvantagens surpreendentes de ser rico.

No geral, pessoas ricas podem se alimentar melhor, são mais saudáveis e até se consideram mais satisfeitos com sua vida. Nesse sentido, ao longo da história, as vantagens de ser rico já foram muito discutida por filósofos e especialistas em finanças. Entretanto, da mesma forma que ser rico afeta sua vida de maneira positiva, também pode afetar de maneira negativa, atingindo a saúde e os relacionamentos pessoais.

1 - Ansiedade

Gastar dinheiro pode aliviar a tensão e a ansiedade. Porém, ser rico tem sido associado à causa de vários transtornos mentais, como a ansiedade, por exemplo. Desse modo, jovens mais ricos possuem tendências a desenvolver níveis mais elevados da doença.

2 - Você fica aborrecido

Imagine só, nunca mais ter que procurar emprego. Pode parecer ótimo ter uma vida ganha, mas com o passar dos anos, muitas pessoas que passaram por essa experiência, afirmaram que fica chato com o tempo. Com isso, essa falta de motivação pode crescer e se tornar um problema maior, como é o caso da depressão.

3 - Você corre mais riscos

Se você tem muito dinheiro, não é um grande problema investir em uma startup e perder dinheiro quando o negócio acaba dando errado. No entanto, quando se tem o dinheiro necessário e se pode fazer isso, esses riscos se tornam viciantes. Por isso, é tão comum encontrar pessoas ricas apostando ou arriscando tudo que têm. Dito isso, quando se é rico, você, intencionalmente, opta por correr determinados riscos que não deveria estar correndo.

4 - Estresse

Você pode imaginar que o estresse é mais comum entre os mais jovens e os mais pobres, certo? Afinal, quando tudo é incerto e ainda temos contas para pagar, nada parece ajudar. Entretanto, alguns estudos apontam para uma situação contrária. Desse modo, os mais velhos e os mais ricos seriam os mais atingidos pelo estresse. Isso porque, teoricamente, eles lidam com "mais responsabilidades" e sentem mais o "peso" de determinadas escolhas.

5 - Culpa

Muitas pessoas ricas se sentem o que chamamos de "culpa da riqueza" e isso é mais comum do que parece. De fato, se as pessoas ricas quisessem ajudar outra menos favorecidas, elas poderiam. No entanto, ninguém quer ter menos do que tem, mesmo na casa dos bilhões. Por isso, esse sentimento de culpa acaba se tornando algo comum na vida de muitas pessoas ricas.

6 - Menos empatia

Você já ouviu falar que pessoas ricas são menos generosas? Na maioria das vezes, isso é verdade. Mas, para além disso, também existe uma explicação lógica para isso. Conforme, você adquire mais dinheiro, isso se torna um vício e você pode acabar deixando de se "conectar" com as outras pessoas. Isso é comum em, por exemplo, líderes de trabalho, que precisam colocar suas tarefas acima dos outros.

7 - Narcisismo

De acordo com algumas pesquisas, ter mais dinheiro faz com que sua confiança no mundo exterior seja reduzida. Nesse sentido, você nunca sabe quem gosta de você pelo que você é ou pelo seu dinheiro. Logo, isso acarreta uma série de problemas mentais que te tornam uma pessoa narcisista ou mesmo paranoica.


Próxima Matéria
Via   ListVerse  
avatar Erik Ely
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest