icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 deuses brasileiros que você nunca ouviu falar

POR Lucas Curado EM Entretenimento 08/12/17 às 18h30

capa do post 7 deuses brasileiros que você nunca ouviu falar

Hoje em dia se fala muito em mitologia por causa da influência de games e de filmes como Thor.  Quando buscamos os deuses desses povos europeus, acabamos encontrando milhões de fontes, o que torna o acesso a essas mitologias estrangeiras mais fácil. Contudo, além dos clássico Tupã, Guaraci e Jaci, quais outros deuses desses povos você conhece? Para você ter noção, só hoje no Brasil são faladas mais de 180 línguas indígenas diferentes. Você consegue imaginar a diversidade de mitos e contos que esses povos levam consigo?

Hoje a Fatos Desconhecidos trouxe para você alguns deuses Tupi-Guarani poucos conhecidos pelas pessoas. Na verdade o panteão desse povo é extenso e complexo, e muitos de seus contos foram esquecidos pelo tempo. Podemos encontrá-los se fizermos uma pesquisa na net. Conheça hoje 7 deuses brasileiros que você nunca ouviu falar.

1 - Anhum

Anhum era considerado o deus da música na crença do povo tupi-guarani. De acordo com as histórias, esse deus era aquele que, de forma divina, tocava o Sacro Taré, que era um instrumento criado pelos deuses.

2 - Rudá

Esse era dado como um grande deus protetor. Não só isso, ele era o deus do amor.  Ele seria um equivalente ao Eros da mitologia grega. Ele era responsável pela lua cheia e a lua nova.

3 - Caupé

Caupé é considerada a deusa da beleza. Fazendo novamente uma analogia à mitologia grega, ela seria um equivalente a Afrodite.

4 - Caramuru

Caramuru era um deus de revoltas, ele que provocava diversas enchentes e ondas devastadoras no mar. Ele era tido como um deus cruel, porém também poderia ser visto como bondoso.

5 - Polo

Polo era o deus do vento, era tido como mensageiro de Tupã.

6 - Sumé

Esse era o deus que trouxe o conhecimento do cozinhamento da mandioca e também era tido como deus das leis e regras. Ele era o deus que aplicava as regras e punia os indisciplinados.

7 - Anhangá

É tido como um deus protetor das matas e dos animais, contudo ele é visto como uma entidade infernal e maligna. O deus poderia tomar a forma de qualquer animal para atacar pessoas. Quando este aparecia era um péssimo sinal na vida de uma pessoa.

E aí o que achou da matéria? Deixe seu comentário e até a próxima!


Próxima Matéria
avatar Lucas Curado
Lucas Curado
Não só redator... Como também músico e compositor. Amante de um bom humor ácido e memes.
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest