• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 deuses gregos que você nunca ouviu falar

POR Bruno Destéfano    EM Curiosidades      02/08/19 às 18h01

A mitologia grega é composta de um emaranhado de histórias baseadas no campo do real ou simplesmente metafóricas. Temos o contato com certas narrativas no ensino fundamental ou até mesmo em adaptações cinematográficas e videogames. Por meio delas, vislumbramos uma faceta de tudo o que essa mitologia significa. Entretanto, isso é apenas a ponta do iceberg. Zeus, Apolo, Hera, Hércules... são definitivamente grandes nomes dos contos gregos. Essas criaturas mitológicas desempenham um importante papel em outros contextos e personagens das narrativas. Porém, não para por aí. Tem muito (muito) mais onde sequer imaginávamos. Os Astra Planeti, por exemplo. são os deuses dos planetas errantes. Stilbon é conhecido como o "Deus do Céu" e preside Mercúrio. Você sabia disso? Não? Acompanhe a lista para descobrir 7 deuses gregos que você nunca ouviu falar.

Eosphorus também é conhecido como Fósforo e é o Deus de Vênus durante a manhã. No entanto, Vênus também tem uma deusas especificamente para a estrela da noite: ela é conhecida como Hesperus. E esses são apenas alguns dos Astra Planeti. Se prepare para abrir a caixa de pandora conosco e vislumbre histórias nem tão conhecidas assim. Conheça deuses gregos que você nunca ouviu falar.

1- Quíron

Quíron era muito mais do que um centauro na mitologia grega. Na maioria das lendas, os centauros eram pessoas rudes, violentas e bárbaras, que bebiam muito e eram consideradas incultas. No entanto, Quíron era sábio, civilizado e, segundo as lendas, nem sequer tinha qualquer relação com os outros centauros do mundo. Algumas lendas afirmam que ele é o filho do deus Cronus, que se envolveu com uma mulher enquanto estava na forma de um cavalo.

Ele também foi visto como um ser imortal. No entanto, de bom grado, rescindiu sua própria imortalidade a fim de morrer. Alguns acreditam que ele se tornou uma das constelações. Sagitário? Esse é um dos deuses gregos que você nunca ouviu falar.

2- Deméter

A lenda diz que a filha de Deméter (Perséfone) foi levada por Hades e forçada a viver com ele como sua esposa no submundo. Quando isso aconteceu, Deméter interrompeu o seu trabalho em prover o crescimento da vida na Terra e na colheita.

Zeus percebeu que isso era um problema e solicitou que Hermes conversasse com Hades. Era hora de deixar Perséfone ser livre. No entanto, antes disso, Hades deu-lhe uma romã. Depois de comer, Perséfone se viu novamente dentro do contexto do deus do submundo. Ela tinha que voltar uma vez por ano. Sempre que Perséfone estava no submundo, sua mãe não deixava nada "crescer" e essa é a explicação grega de como o inverno emergiu.

3- Horae

Os gregos tinham um Deus para praticamente tudo. As estações do ano e até as horas não eram exceção. Essas deusas gregas presidiram as estações e também ajudaram a manter as constelações corretamente alinhadas. As três mais conhecidas foram: Eunomia, que ajudou a manter as coisas em boa ordem; Dike, que representou a justiça; e Eirene, que presidiu a primavera.

Curiosamente, os gregos só tinham três estações: primavera, verão e inverno. Essas deusas não apenas controlavam as estações, mas também mantinham a sociedade estável. Os gregos também tinham outro conjunto de divindades que representavam todas as horas do dia.

4- Hecate

Hecate é uma fascinante Deusa da tradição grega antiga. É geralmente associada à bruxaria e necromancia. A lenda diz que Hecate ajudou Deméter quando estava procurando por sua filha. Por esta razão, Hecate é frequentemente retratada segurando duas tochas.

A sua figura mitológica fora recentemente reavivada. Muitos wiccanos começaram a percebê-la como uma Deusa. Hecate também é conhecida por ter três "eus" distintos. É frequentemente mostrada em "forma tripla".

5- Anemoi

Os gregos acreditavam que todos os ventos tinham uma personalidade distinta. Atribuíam a cada um deles um deus específico: Zephyros (vento do oeste), Euros (leste), Boreas (norte) e Notos (sul). Às vezes, nas histórias, os Anemoi pareciam homens com enormes envergaduras de asas.

Outras vezes, eles são mostrados na forma de incríveis cavalos . Os Anemoi também eram ocasionalmente representados como sendo controlados por Aiolos. Este era era conhecido como o "Cavalo Reiner" e tinha a capacidade de controlar os deuses do vento para desencadear terríveis tempestades. Acreditava-se que o Deus Euros, associado ao vento do leste, era um sinal de má sorte.

6- Tártaro

Tártaro é considerado como um deus primordial na mitologia grega. Em outras palavras, é essencialmente um conceito que antecede a divindade. Ele está abaixo da Terra, cercado por uma grande muralha de bronze. Normalmente, Hades é a principal figura punitiva, com o Tártaro sendo reservado para os Titãs.

Entretanto, em alguns mitos posteriores, ele se tornaria uma localização para punições (mais do que uma entidade de carne e osso). O Tártaro é o lugar onde todos os Titãs foram aprisionados depois que Zeus os derrotou. O grande Deus Urano também utilizou o Tártaro, enviando alguns de seus filhos para o abismo. Esse é um dos deuses gregos que você nunca ouviu falar.

7- Morpheus/Morfeu

Quando as pessoas escutam o nome Morpheus, geralmente, associam ao personagem de Matrix. No entanto, Morpheus é um dos deuses gregos mais interessantes de todos os tempos. Ele era originalmente uma criança criada pela deusa da noite original, Nyx. No entanto, ele trabalhou junto ao Deus do sono, Hypnos. Esse é um dos deuses gregos que você nunca ouviu falar.

Dizem que Morpheus via Hypnos como se ele fosse seu pai. Com o passar do tempo, Morpheus se tornou o superintendente dos sonhos e era enviado para repassar informações importantes aos seres humanos. Algumas pessoas acreditam que, quando Agamenon teve um sonho com uma mensagem do próprio Zeus, foi Morpheus quem foi enviado para o serviço.

Próxima Matéria
Bruno Destéfano
Escritor, fotógrafo e jornalista // Deixe que o conhecimento te revolucione de dentro para fora.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+