icone menu logo logo-fatos-historicos.png


7 deuses poderosos da Mitologia Celta que provavelmente você não conhecia

POR Isabela Ferreira EM História 29/11/17 às 15h45

capa do post 7 deuses poderosos da Mitologia Celta que provavelmente você não conhecia

Praticamente todos os lugares do mundo possuem suas próprias crenças e mitologias. Um bom exemplo é a mitologia grega, que está sempre presente nos livros de história e tem seus deuses muito bem conhecidos por pessoas de todos os cantos do planeta. É um tema que normalmente, costuma ser abordado em diversos livros, filmes e séries. Mas também existem outras mitologias com seres simplesmente fantásticos.

A questão é que a mitologia que envolve os povos antigos é recheada de histórias e personagens simplesmente extraordinários. É inevitável que acabem sofrendo algumas alterações de acordo com a região em que são contadas, mas é algo normal e derivada da nossa diversidade cultural. Provavelmente você já escutou falar sobre a mitologia celta, mas será que você conhece seus principais deuses? Abaixo, separamos alguns dos mais venerados por toda a Irlanda. Confere aí!

1 - Balar, o rei dos demônios

Os deuses, ou também chamados de "demônios da noite e da morte", eram conhecidos pela mitologia celta como "Formorianos". O pior de todos eles era, sem dúvida, Balar (também conhecido como Balor). Seegundo a mitologia, ele possuía apenas um olho ao centro da face, e sempre que ele se abria, era sinal de que a destruição estaria por vir. Através do grande olho, ele conseguia lançar raios mortais.

No entanto, de acordo com variações da lenda, ele possuía na verdade 2 olhos. Um no meio do rosto, e outro na parte de trás da cabeça. Tudo começou quando Balar ouviu um presságio de que seria derrotado pelo próprio neto. Decidiu então trancar a única filha em uma torre, junto a outras mulheres, onde ele acreditaria que o destino seria evitado.

Porém, ela é resgatada por um salvador e acaba mais tarde, engravidando e dando a luz à Lugh, o deus da luz. Quando o pequeno cresce, enfrenta o avô e o mata, com a ajuda de uma lança, acerta o grande olho e a criatura morre.

2 - Morrigan, a deusa da guerra

Outra grande deusa da mitologia celta é Morrigan. Também conhecida como "Grande Rainha" ou "Rainha Fantasma". Ela é anunciada como uma espécie de metamorfa, capaz de se transformar em um corvo durante as guerras e pairar sobre os campos de batalha. Supostamente, também teria a capacidade de prever ou influenciar o resultado dos conflitos. Ainda são atribuídos outros domínios à ela, visto que ainda pode ser considerada como deusa da vingança, da premonição, destruição, da magia e até mesmo da fertilidade.

3 - Aengus, o deus do amor e da juventude

Também conhecido como Angus, é certamente o deus da mitologia celta que representa o amor. Está fortemente associado ao rio Boyne, na Irlanda. Segundo a lenda, ele buscou por todo o país por uma bela donzela, até que finalmente encontrou Caer. No entanto, ela estava junto a outras 150 mulheres que tinham o destino de se transformarem em belos cisnes, durante a festa de Samhain. Se ele quisesse ficar com Caer, precisaria se transformar em cisne antes dela, e assim o fez. Tudo por amor...

4 - Dagda, o bom deus

De acordo com o que diz a mitologia celta, Dagda era um deus poderoso e protetor da tribo. Aquele responsável por trazer abundância e prosperidade. Sempre associado a uma figura paternalista, que sempre tinha como objetivo fazer o bem prevalecer. Possuía como arma uma grande clava. Supostamente, ainda possuía um duplo poder: o de matar homens e também o de trazê-los de volta à vida. Pai de Brigit e Aengus, é o deus supremo do panteão celta.

5 - Brigit, a deusa dos ferreiros e da arte da cura

Sem dúvida, Brigit é uma das deusas mais cultuadas de toda a mitologia celta. Por ser uma deusa tríplice, ainda é considerada como padroeira do fogo de inspiração, fogo da forja e o fogo da lareira. Existe na Irlanda, um festival chamado Imbolc, que é responsável por marcar o início da primavera e acontece todo dia 1 de fevereiro. O festival também é comemorado em homenagem a deusa.

6 - Arawn, o deus do submundo

A mitologia celta descreve Arawn como o deus que representa a vingança e o terror, deus do submundo e dos mortos. Segundo o que diz a mitologia, Arawn acabou trocando de corpo com Pwyll (Príncipe de Dyfed), e uniram suas forças espiritual e humana. Durante esse tempo, Pwyl conseguiu derrotar o principal inimigo de Arawn, chamado de Hafgan. Quando o tempo de troca chegou ao fim, ambos estavam satisfeitos com o que o um havia conseguido fazer pelo outro.

7 - Cernunnus, o deus de chifres

É um dos deuses mais antigos de toda a mitologia celta. Pinturas rupestres do período paleolítico foram encontradas na França, já representando um ser v=com uma enorme galhada na cabeça. Acredita-se que ele remonta a essa época. Devido a isso, é representado sempre com grandes chifres na cabeça. No entanto, está longe de ter alguma semelhança com o diabo, por exemplo. É associado à vida selvagem e à fertilidade

E então pessoal, o que acharam? Já conheciam algum desses deuses? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!


Próxima Matéria
avatar Isabela Ferreira
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest