icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 dicas de direção que você precisa conhecer

POR Cristyele Oliveira EM Curiosidades 07/06/19 às 16h47

capa do post 7 dicas de direção que você precisa conhecer

Estamos sempre aprendendo algo novo, seja você um motorista experiente ou aquele que acabou de tirar a habilitação. O fato é que direção sempre causa muita polêmica, afinal todo mundo acha que dirige melhor que o outro. Contando que você seja prudente e siga as regras de trânsito, as suas técnicas de direção podem ser as mais variadas possíveis. Não é como se existisse um jeito único de fazer o certo.

Se você até dirige bem, mas sempre se enrola para estacionar ou se às vezes bate uma dúvida se tudo está configurado certo no seu carro, essas dicas poderão de ajudar muito. Pode ser uma surpresa o quão simples algumas dicas são. E muitas vezes, um ângulo certo pode fazer toda a diferença. Confira a seguir algumas dicas de direção simples, mas que podem ajudar tanto motoristas experientes quanto os recém habilitados.

1 - Estacionamento paralelo

Estacionar o carro, pode ser um verdadeiro pesadelo para os novos motoristas. E estacionamentos paralelos são ainda mais complicados, mas não precisa ser. Primeiro, é importante verificar se há espaço suficiente para o seu carro e que sobre alguma distância entre os outros carros para manobrar.

Se dirija para a frente, até que o seu carro esteja paralelo ao carro à frente. Agora você irá girar o volante para a sua direita afim de entrar na vaga de ré. Quando a traseira do carro à frente puder ser vista pelo canto da janela você irá encaixar o seu carro vindo de ré. Quando olhar pelo retrovisor esquerdo e ver toda a parte dianteira do carro à atrás, endireite o volante para a esquerda enquanto o carro se move para o estacionamento. Posicione o carro paralelamente ao meio fio, deixando espaço para o carro que estiver atrás consiga manobrar.

2 - Estacionamento de 45°

Embora seja mais fácil do que estacionar em paralelo, estacionamentos em ângulo de 45° ainda tem uma certa dificuldade. Essas dicas se aplicam quando você for estacionar em um ponto inclinado à sua direita.

Mova-se para a esquerda o máximo que puder. Depois disso, gire a roda para a direita e leve o carro até chegar ao ponto. Agora gire a roda para a esquerda para endireitar o carro.

3 - Ajuste do espelho retrovisor

O ideal é que o ajuste do espelho retrovisor esteja posicionado exatamente centralizado com a janela traseira. Dessa forma, o motorista terá uma visão mais ampla do que vem atrás.

4 - Ajuste do banco do motorista

Esse é um detalhe muito importante que garante o conforto e melhor desempenho do motorista. Inclusive, é a primeira coisa a se fazer ao entrar em um carro. Ajustar o assento corretamente com o seu corpo tornará a direção mais segura e menos cansativa.

Ajuste a altura do banco de forma que você possa ver claramente o painel e a estrada. Quanto a posição do banco, mantenha-o próximo o bastante para que os seus pés alcancem os pedais sem forçar completamente as pernas e costas. A inclinação do banco deve ser de cerca de 100° a 110°. O encosto de cabeça deve estar a uma altura que fique no meio da cabeça. Mesmo que seja chamado de encosto de cabeça, esse detalhe do banco foi projetado para proteger o pescoço em caso de acidente.

5 - Posicionamento das mãos ao volante

Ajustar o posicionamento das mãos ao volante é muito importante para a segurança na direção. O ideal é que a posição do volante esteja em um ângulo que você possa ver claramente o painel do carro. Também deve ficar a pelo menos 12 centímetros de distância entre o seu corpo. A suas mãos devem ficar posicionadas um pouco abaixo dos seus ombros. Imagine o volante como um relógio, esse é um truque bastante comum que as pessoas usam para definir a posição de segurar o volante. A maioria das pessoas se sentem confortáveis com as mãos na posição de 9 e 3 horas, enquanto outras preferem o "8 e 4". Ambas as posições estão corretas, escolha a que for melhor para você.

6 - Ajuste do espelho do motorista

Posicione o espelho retrovisor do motorista corretamente, de forma que você possa ver o para-lama traseiro. Se você estiver sentando na posição correta, você mal verá o para-lama lateral.

7 - Ajuste do espelho do passageiro

Você também precisará de uma visão correta do espelho retrovisor do passageiro. Para isso, incline-se à direita e ajuste o espelho para que você consiga ver o para-lama traseiro também por esse retrovisor. Ao sentar corretamente, você está em uma posição que mal dará para ver o para-lama lateral.

E você, já dirige? Qual a sua maior dificuldade? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos motoristas e futuros motoristas.


Próxima Matéria
avatar Cristyele Oliveira
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest