7 dicas importantes para cuidar da sua saúde mental em tempos de pandemia, como a do coronavírus

POR Diogo Quiareli    EM Compartilhando coisa boa      27/03/20 às 10h49
foto de destaque

O mundo está passando por um momento delicado. Isso porque estamos tendo que lidar com a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Em tempo assim, nossa principal preocupação é com a nossa saúde e o bem-estar físico. No entanto, passar por um período assim também tem reflexos sobre a nossa saúde mental e emocional. É preciso fazer coisas para manter os pés no chão e a mente organizada. "O cenário exige cuidados, mas a gente não precisa ficar emocionalmente à deriva", defende Gustavo Arns. O profissional é psicólogo e professor da pós-graduação em psicologia positiva, da PUC do Rio Grande do Sul.

"Um trabalho de olhar interno e consciente na situação em que estamos vivendo é um ponto importante. Isso não só para a nossa saúde mental e psicológica, mas também física", ressaltou. Arns é ainda idealizador do Congresso Internacional de Felicidade e do Centro de Estudos da Felicidade. Durante uma entrevista à Revista Galileu, ele deu dicas de como enfrentar uma quarentena, sem perder o equilíbrio psicológico. Confira conosco mais detalhes sobre isso e surpreenda-se.

Dicas importantes para cuidar de sua saúde mental diante do coronavírus

1 - Seja otimista

Lembre-se: poder ficar dentro de casa é um grande privilégio. Além de passar segurança, nos permite desacelerar e nos conectar com nossos familiares. "Às vezes, é necessário fazer um esforço consciente para encontrar o lado positivo de uma situação", disse Arns. "No livro Felicidade Autêntica, o psicólogo Martin Seligman, pai da psicologia positiva, diz que os otimistas tendem a considerar seus problemas passageiros, controláveis e específicos", explicou. "Já pessoas pessimistas criam situações que vão muito além da realidade em si".

2 - Mantenha os pés no chão

Em situações como a pandemia do coronavírus, não alimente ou deixe ser consumido por hipóteses catastróficas. Foque somente no presente e no que de fato podemos fazer para prevenir o pior cenário. "Se ficarmos nos 'pré-ocupando' com situações desastrosas, que nem sabemos se vão acontecer, provocaremos um desgaste energético e mental. Assim, esqueceremos do que realmente precisa ser feito", diz Arns.

3 - Informe-se por fonte oficiais e confiáveis

Recebemos diversas informações sobre o coronavírus pelo WhatsApp e pelas redes sociais. No entanto, podemos encontrar desinformações, dados e afirmações falsas, sem fontes verificadas. Isso tudo nos causa uma má digestão mental e gera pânico. Por esse motivo, consuma informações apenas de fontes oficiais e veículos confiáveis.

4 - Mantenha uma rotina

Em tempos como esse do coronavírus e em quarentena, é importante procurar manter uma rotina. Psicólogos pedem que estabeleçam horários fixos para dormir, acordar, alimentar-se, descansar, fazer exercícios físicos e diversas outras atividades. O nosso corpo e mente se adaptam melhor aos desafios do nosso cotidiano, quando mantemos uma rotina saudáveis. Por isso, precisamos ter uma alimentação saudável, o sono regular e os músculos ativos.

5 - Faça o que gosta

Quando estabelecemos uma rotina, devemos nos atentar em fazer o que gostamos. Aproveite o tempo livre para colocar em dia as leituras que começou, terminar as séries que não terminou. Dá para pintar um quadro, fazer um curso online e várias outras coisas.

6 - Faça exercícios

Embora as academias estejam fechadas, podemos manter a atividade física em dia. Há diversos aplicativos de celular que auxiliam nessa parte. Podemos baixá-los e assim mantermos a nossa rotina de exercícios.

7 - Seja gentil

A gentileza é um ponto bastante importante para o nosso bem-estar. Nessa epidemia de coronavírus, já nos deparamos com diversas iniciativas de solidariedade. Em alguns lugares, as pessoas têm se oferecido fazer compras para seus vizinhos idosos, assim evitando que eles saiam do isolamento social. Quando contribuímos para o bem-estar do próximo, estamos também contribuindo para o nosso.

E aí, o que você achou dessa lista? Comente então pra gente aí embaixo, pois o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento. Aproveite para fazer um tour pelas curiosidades do nosso site.


Ei Fatos, não deixe de conferir:

2 SINAIS QUE FALTAM PARA JESUS VOLTAR - E SE FOR VERDADE

Próxima Matéria
avatar Diogo Quiareli
Diogo Quiareli
Geminiano, 26 anos, goiano. Amante de música pop, fã de Katy e Luan.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+