• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 dicas infalíveis para deixar de amar alguém

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      19/07/17 às 17h34

Todo mundo já sofreu ou ainda vai sofrer por amor algum dia na vida, a não ser que você encontrou a pessoa certa e vai passar o resto da vida ao lado dela. Bom, quem já passou por isso sabe como é difícil ser rejeitado por alguém e sofrer por amor, aquela famosa e chata dor de cotovelo. Cada pessoa acha o seu jeito de tentar esquecer a pessoa, uns encontram um novo amor, outros esquecem da noite para o dia, mas existem também as pessoas que não esquecem de jeito nenhum.

Tendo em mente que muitas pessoas passam por isso, nós resolvemos trazer para vocês 4 dias de especialistas no assunto para esquecer um ex, e mais quatro que são básicas, e talvez vocês já até tenham usado. Então, caros amigos, confiram agora a nossa matéria com as 7 dicas infalíveis para deixar de amar alguém:

1 - Deixe o vício

Você pode sentir que o amor é algo além de seu controle, mas pesquisas psicológicas mostram que há, na verdade, formas de domar esse sentimento selvagem. A antropóloga Helen Fisher, da Universidade Rutgers (EUA), por exemplo, trabalhou com neurocientistas para produzir imagens do cérebro das pessoas enquanto elas estão apaixonadas, e descobriu que os sentimentos de amor intenso ativam a uma região do cérebro (núcleo accumbens) associada com recompensas e vícios.

Ou seja, o amor ativa as partes do nosso cérebro que também são ativadas no cérebro de viciados em cocaína e cigarro quando eles antecipam a sensação de se drogar ou fumar. Por conta disso, Fisher recomenda tratar seu amor do jeito que você trataria um vício: jogando fora cartões e cartas, ou escondendo-os em um armário. "Se você está tentando parar de ingerir álcool, você não deixa uísque em sua mesa", explica. Idealmente, você quer parar de pensar na pessoa totalmente, então precisa se livrar de objetos que a lembrem. Nessa hora, é bom se livrar de tudo que lembre o ex, inclusive excluindo ele/ela das redes sociais, ao menos por um tempo.

2 - Mude seu pensamento

Evitar de pensar em uma pessoa pode ser algo bem difícil, mas segundo o psicólogo Robert Sternberg, da Universidade Estadual de Oklahoma, nos EUA, existem algumas coisas podemos fazer para isso ficar mais fácil. Uma delas é refletir sobre o fato de que relações nunca podem funcionar a menos que ambas as pessoas estejam dispostas a fazê-las funcionar, aquele papo de que quando um não quer, dois não brigam.

Outra coisa é manter-se ocupado. Não dê tempo para pensar na pessoa, vá fazer algo no seu dia, estude, leia, saia com os amigos ou conheça novas pessoas. Encontrar alguém também ajuda a evitar que você pense no seu amor antigo. No entanto, Sternberg alerta para o risco de que parceiros transitórios geralmente não acabam sendo parceiros permanentes.

3 - "Pílula do desamor"

O psiquiatria Thomas Lewis, da Universidade de São Francisco, nos Estados Unidos, suspeita que não exista nada que uma pessoa possa fazer para se esquecer alguém da noite para o dia, da mesma forma que não há nada que uma pessoa bêbada possa fazer para ficar sóbria.

Segundo ele: "Apaixonar-se é um estado semelhante de intoxicação, e é bem possível demonstrar, em estudos de neuroimagem, que áreas do cérebro que controlam julgamento crítico e processam emoções negativas são suprimidas durante o estado da paixão. Assim, em geral, nenhuma quantidade de raciocínio, e nenhuma quantidade de evidências sobre quão nociva a outra pessoa realmente é acabam penetrando na cabeça de alguém que está apaixonado."

Sendo assim, a frase "o amor é cego" faz todo sentido depois do que Lewis disse, concordam? Felizmente, nem tudo está perdido. Lewis ainda opina o seguinte: "Eu disse que não há nada que a pessoa possa fazer, por si só, para parar de amar. Mas acho que é possível que medicamentos modernos que alteram neurotransmissores, inclusive alguns que provavelmente não foram inventados ainda, possam interromper o estado de se apaixonar."

Algumas pessoas buscam o álcool, mas e alguns casos isso pode piorar a situação da pessoa. Lewis cita uma recente descoberta de uma molécula que, quando administrada, impede ratos de ficarem intoxicados quando bebem álcool. Os ratos podem beber litros de álcool, mas praticamente nada acontece com sua função cerebral. "Se é possível evitar que o álcool seja inebriante, então eu suspeito que é, pelo menos teoricamente possível, impedir que o amor seja inebriante, embora também suspeite que o amor possa ser mais complexo do que a embriaguez habitual", afirma Lewis.

Bom, ainda não existe uma pílula para esquecer alguém, mas isso pode acontecer num futuro muito próximo.

4 - Dê um tempo

Acreditem, o amor não dura para sempre. Os especialistas que deram a sua opinião, e todos eles se perguntam como duas pessoas podem ficar apaixonadas ao longo do tempo. A boa notícia é que, geralmente, a intensidade apaixonada do amor não dura. É claro que pode se aprofundar em um relacionamento duradouro ou casamento, mas nunca vai permanecer tão intensa quanto é durante o começo da relação, certo?

O velho ditado de que o tempo cura, mesmo em um nível neurológico, realmente é verdadeiro. Fisher e sua equipe descobriram que pessoas que haviam sido rejeitadas, tinham atividade reduzida ao longo do tempo no paládio vental (uma área do cérebro associada com sentimentos de apego).

Para ajudar o seu cérebro com esse "desapego", ´preciso fazer muitos exercícios físicos para liberar hormônios como a dopamina. E tenha sempre seus amigos por perto: o toque é uma maneira de circular ocitocina em seu sistema, hormônio que poderia ajudá-lo a se sentir mais calmo.

"Para melhor ou para pior, a fase apaixonada não dura para sempre, não importa se queremos isso ou não. Portanto, se você se vê preso ao fardo de estar apaixonado pela pessoa errada, pode encontrar algum consolo no fato de que, algum dia no futuro relativamente próximo, você estará livre", comenta Lewis.

5 - Associe boas lembranças com as ruins

Já dando algumas dicas não científicas de como esquecer um amor, uma boa opção é associar as lembranças a coisas ruins. Bom, sempre nos pegamos lembrando daqueles bons momentos que passamos com a/o nosso ex, certo? Tente lembrar de alguma coisa ruim toda vez que estiver lembrando das coisas boas, de modo que quando você colocar na balança, as coisas ruins "pesem" mais. Desse jeito você pode ter lembranças negativas com a pessoa, ficando mais fácil de esquece-la.

6 - Busque um novo amor

Refaça os setores da sua vida que foram atingidos pelo fim do namoro, reestruture a sua vida social, volte a fazer as coisas que você fazia antes de namorar, e o mais importante, busque um novo amor para que você esqueça o amor passado. Isso não quer dizer que você precise namorar com a primeira pessoa que aparecer na sua frente, mas achar uma pessoa legal ajuda bastante.

7 - Pense que isso foi melhor para os dois

As vezes fica difícil aceitar que o melhor foi terminar o relacionamento, até porque, ser rejeitado por alguém é muito desagradável. Quando bater aquela saudade, caros amigos, coloque na sua mente que o término foi melhor para vocês dois, pense que sua vida está muito melhor do que antes, e que vocês dois estão mais felizes assim!

E aí, acham que todas essas dicas podem ajudar a esquecer uma pessoa? Comentem!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+