icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 dicas para ser produtivo no Home Office

POR Bruno Dias EM Curiosidades 17/03/20 às 17h26

capa do post 7 dicas para ser produtivo no Home Office

Se você acompanha os noticiários, recentemente, deve ter ouvido falar do coronavírus. A China e vários outros países, como a Itália, estão sob alerta, pois há diversos casos nesses países. Por ser um vírus mortal, as autoridades de todo mundo estão se mobilizando com a situação. As autoridades querem conter o surto e identificar toda a rota do coronavírus.

Claro que, com o vírus se espalhando rapidamente, as pessoas ficam mais aflitas e procurando maneiras de se proteger. E todos os países do globo estão tomando medidas para tentar conter a propagação do vírus. E uma das medidas adotadas no Brasil, e praticamente no mudo todo foi o isolamento das pessoas para tentar conter a propagação do vírus.

Mas mesmo estando isolados as pessoas ainda precisam trabalhar e o home office, que já é bem comum em vários países, ficou mais em evidência. Várias pesquisas dizem que trabalhar de casa diminui o stress e aumenta a produtividade. Mesmo que os resultados sejam positivos, fazer a própria casa de escritório exige mais responsabilidade e organização das pessoas. Isso para que a procrastinação não seja maior do que a produção. Por isso, mostramos algumas dicas para conseguir ser produtivo trabalhando de casa.

1 - Não trabalhe no quarto

A ideia pode até parecer boa de trabalhar no quarto. Mas na realidade, o lugar pode prejudicar bastante na produtividade. Isso porque, quando trabalhamos no quarto, o nosso cérebro pode manter uma agitação, mesmo quando for a hora de descansar, já que o lugar não mudou. E isso pode acarretar em ansiedade e dificuldades para dormir.

O ideal é separar um canto na casa para ser o lugar de trabalho. E variar a rotina pode ajudar na produtividade.

2 - Se arrume

Quando se pensa em home office as pessoas logo pensam na liberdade de trabalhar de pijama. Mas o subconsciente entra em ação e se trabalhar de pijama virar um hábito, a sua mente pode se desconcentrar do que está fazendo com mais facilidade.

Quando você se arruma, o cérebro entende que a hora de ficar relaxado e confortável acabou, e que está no momento de trabalhar. Se arrumar como se fosse ir para um escritório fora de casa, fará com que sua produtividade aumente.

3 - Não coma em frente o computador

Vários estudos já mostraram que esse hábito faz engordar. Mas além disso, ele é péssimo para a mente das pessoas. Isso porque, normalmente, já se passa o dia todo em frente ao computador para fazer o trabalho. Então, a hora de comer tem que ser um momento para relaxar.

Comer na mesa de refeições, de preferência longe do computador, é uma pausa fundamental e necessária. Depois disso, a volta para o trabalho será muito melhor e a mente estará descansada.

4 - Estipule regras

O home office é sinônimo de liberdade. Mas para que essa liberdade aconteça, a pessoa tem que ter bastante responsabilidade. Se você é uma pessoa desorganizada e que tem que ter alguém cobrando o trabalho, provavelmente, o home office não é uma realidade para você.

Para que a produtividade aconteça é importante ter um controle diário do que se tem que fazer e listar as tarefas.  E conforme as tarefas vão sendo cumpridas, risque as mesmas da lista. Isso dará uma visualização de todo o trabalho feito. Além de ser importante ter o horário de trabalho bem determinado.

5 - Área de trabalho organizada

Isso diz respeito tanto ao computador onde se trabalha, quanto à mesa. Mesmo se você for uma dessas pessoas, que diz se achar na própria bagunça, ter uma mesa organizada aumenta a produtividade.

6 - Iluminação

Além da organização, ter um iluminação boa, em sua área de trabalho, faz toda a diferença. É recomendável que o computador esteja perto de alguma janela e que a luz do sol entre no escritório.

Se você ficar muito tempo em um lugar com a iluminação ruim, sua visão pode ser prejudicada. Além de isso também afetar a concentração.

7 - Sem notificações

Nos tempos em que vivemos, é impossível ficar longe do celular, ainda mais quando você trabalha em casa. Por isso, o recomendável é tirar as notificações do celular, porque elas são uma distração.

Além do celular, é recomendável que você tire qualquer coisa digital que possa interromper o trabalho.


Próxima Matéria
Via   MSN  
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest