icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 documentários não paranormais que vão te assustar

POR Toni Nascimento    EM Entretenimento      18/10/18 às 16h45
capa do post 7 documentários não paranormais que vão te assustar

Nada como um filme de terror para nos fazer sentir um arrepio do dedão do pé até o último fio do cabelo. Seja em casa ou no cinema, o gênero é capaz de despertar as sensações mais primais que possuímos. Ainda dentro do gênero, temos um leque de opções variadas para cada gosto. Apesar dos longas que possuem assassinos em série serem bem populares, os que possuem elementos paranormais, talvez, sejam os que mais vendem hoje em dia. Franquias como "Atividade Paranormal" são um sucesso de bilheteria e rendem várias continuações.

Mas se o intuito é causar sensações humanas instintivas, nem sempre é só os filmes paranormais que funcionam. Acredite se quiser, existem muitos documentários que conseguem te deixar com o pior dos frios na barriga. E não é simplesmente algum documentário paranormal, como algum tipo de exorcismo real ou algo parecido. São documentários variados que falam de tema e que possuem narrativas sobre a vida real que vão te deixar assustado. Listamos 7 documentários não paranormais que vão te assustar para valer.

1 - O ato de ver com os próprios olhos (1971)

O Ato de Ver com os Próprios Olhos, lançado em 1971, é um filme que causa sensações mistas. Quase sempre o medo nunca vem sozinho, e sim, acompanhado de alguma outra sensação. No caso desse filme, em especial, é o nojo e náusea. Mais próximo do experimental do que do documental no fim das contas, ele traz cerca de meia hora seguidas de gravações de autópsias feitas por legistas forenses. A mensagem final da película é nos lembrar que, no fim das contas, somos todos um amontoado de carne.

2 - Catfish (2010)

O documentário Catfish, de 2010, é na verdade bem desconstruído em sua construção, mas traz um suspense incômodo ao longo da película.  O filme levanta o seguinte questionamento: a que perigo estamos expostos quando nos relacionamos pela internet com alguém que não conhecemos? O filme deu origem a uma série da MTV em que se investigam vários casos de fraude emocional nas redes sociais. Além disso, o termo passou a ser usado na vida real para designar as pessoas que se passam por outras nas redes sociais.

3 - Beware the Slenderman (2016)

Slenderman é um ser fictício, que nasceu com a internet e causou muitos pesadelos em seus usuários.  Apesar do ser mitológico ser assustador, ele não consegue ser mais amedrontador do que o próprio ser humano. O documentário Beware the Slenderman, da HBO, de 2016, mostra a história real, e seus desdobramentos, de duas adolescentes que resolveram dar uma terceira amiga de sacrifício para o ser mitológico.

4 - O Paraíso Perdido: Assassinatos de Crianças em Robin Hood Hill (1996)

O Paraíso Perdido: Assassinatos de Crianças em Robin Hood Hill é uma trilogia de documentários, que foi lançado entre 1996 a 2001. O documentário conta a história de três adolescentes presos nos Estados Unidos, responsáveis pela morte de três crianças que foram oferecidas em sacrifício em um ritual satânico. A história é uma trama labiríntica, que nos leva a um misto de emoções - e medo.

5 - O Ato de Matar (2012)

O Ato de Matar é um documentário do Joshua Oppenheimer, que seguiu um esquadrão da morte influente da Sumatra, responsável pelos massacres anti-comunistas, de 1965 a 1966. Aqui, o filme mistura medo com impacto e náusea. Edificados sobre recriações dos horrores vividos e carnificinas, o documentário usa os verdadeiros assassinos e as suas memórias para reconstituir o passado através de formas fictícias, sádicas e impiedosas

6 - The Jinx (2015)

A série The Jinx mostra Robert Durst, um senhor frágil e educado, que matou e desmembrou duas ou três pessoas. Mais surpreendente do que isso, é o fato de que ele nunca foi pego pela justiça, e sim, confessou em uma entrevista de 20 horas, por vontade própria.

7 - Noite e Neblina (1956)

Noite e Neblina é um documentário que causa medo ao mostrar até onde o ser humano é capaz de chegar com a sua maldade e o que é capaz de fazer. Além disso, o longa também causa bastante dor, a ponto de engasgar a garganta. O documentário relata a Alemanha Nazista e a forma como os judeus viviam em campos de concentração. Conta-se tudo que aconteceu, ao mesmo tempo em que se contam as atrocidades e desumanidades que foram cometidas. O realizador Alain Resnais usa fotografias e imagens de arquivos para fazer o filme. O que torna tudo mais real, é que o filme francês é de 1956, apenas poucos anos após o fim dos acontecimentos em questão.

E aí, o que você achou dessa lista? Comenta aqui com a gente e compartilha essa lista nas suas redes sociais. Para você que não sente medo com filme de terror, aquele abraço.


Próxima Matéria
Via   O     MC  
avatar Toni Nascimento
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest