• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 documentários que vão mudar sua forma de ver o mundo

POR Bruno Destéfano    EM Entretenimento      23/04/19 às 18h50

Contar histórias é o que nos torna humanos e acaba sendo a nossa moeda comum. Narrativas convincentes têm a capacidade de nos unir em busca do conhecimento compartilhado. Diferente dos longas-metragens ficcionais, o documentário geralmente se baseia em relatos e informações verídicas. É claro que essa vertente não deixa de possuir a impressão do diretor acerca do fato em si, mas os recortes são numerosos e advém de vários contextos diversos. Ou seja, se quisermos encontrar algum filme com a narrativa plural, profunda e majoritariamente verídica, é no documentário que devemos nos orientar. De premiados trabalhos jornalísticos a publicações de biografias de cultura pop, a coleção de gênero é infindável. Por isso, para te ajudar na sua busca pelo narrativa ideal, preparamos uma lista com 7 documentários que vão mudar sua forma de ver o mundo. Parece exagerado, mas acredite em minhas palavras. Tudo o que você entende acerca de um assunto pode simplesmente cair abaixo ou tornar-se mais lúcido.

A lista se baseia na experiência pessoal de quem vos escreve, mas também é orientada pela qualidade das histórias contadas. Reforço a importância de você conferir "A morte e a vida de Marsha P. Johnson", "Amy" e a série documental "O Começo da Vida". Estes títulos são exemplos claros de documentários que vão mudar a sua forma de ver o mundo, porque ultrapassam a linha do conhecimento comum.

1. Amy (2015)

Este documentário, vencedor do Oscar, segue a curta vida e carreira de Amy Winehouse. É uma representação emocional dos talentos da cantora e compositora, contada por sua família e amigos que observaram sua vida perder o controle diante do vício. É lindo, cru, visceral e, de certa forma, frio. A história da Amy gera identificação por simplesmente ser uma história humana. E, tal como a vida, é triste e deveras complexa. Recomendadíssimo. Se já assistiu, recomendo revisitar a obra.

2. One Strange Rock (2018)

O documentário da National Geographic tem sido uma das obras mais admiradas dos últimos tempos. One Strange Rock é produzido pelo renomado diretor Daren Aronofsky. A história, apresentada por Will Smith, revela de uma maneira poética que tudo no mundo está conectado.

É narrada a trajetória de oito astronautas que passam mais de 1000 dias no espaço. Assistir (vivenciar) as perspectivas dos profissionais intergaláticos reforçam conexões bizarras em torno do que é "humano". É uma série documental de cunho científico e, sobretudo, profundamente palpável.

3. A morte e a vida de Marsha P. Johnson (2017)

Apelidada de "Rosa Parks do movimento LGBT", a ícone transexual Marsha P. Johnson carrega em si o peso dos preconceitos historicamente enraizados. Ela desempenhou seu papel como ativista em Nova York, e teve sua vida tragicamente interrompida em 1992, quando seu corpo foi descoberto no rio Hudson.

Embora a polícia tenha considerado a morte dela como um suicídio, este documentário excepcional argumenta de outro modo. Isso explorando o fato do que houve após a ativista do Projeto Anti-Violência, Victoria Cruz, reabrir o caso de Johnson. Assim, segredos são expostos sem dó e nem piedade. Esse é um dos documentários que vão mudar sua forma de ver o mundo.

4. Dinastias (2018)

As dinastias, filmado pela BBC, enfoca a luta pela sobrevivência de selvagens cães africanos ameaçados, pinguins imperadores, chimpanzés, leões e tigres. Essas cinco grandes famílias estão lutando arduamente por seu futuro, frente a frente com rivais, pessoas e natureza. A música do documentário de David Attenborough é impressionante.

5. Nosso Planeta (2019)

O outro documentário impressionante da Netflix é "Nosso Planeta", que foi filmado por seis diretores. A série de documentários se divide em oito partes e nos leva a pensar sobre os danos que causamos à natureza. As imagens são tão extraordinárias que os espectadores acham que algumas cenas são animações.

Esta magnífica produção, que é o resultado das inúmeras filmagens feitas pela equipe de 600 pessoas por 3500 dias, traz o documentarismo para outro patamar. Você admira o poder da natureza por curar-se rapidamente diante de seres humanos saqueando-a constantemente. No entanto, nos últimos 50 anos, fauna silvestre foi reduzida em 60%, e a esperança vai cada vez sendo um pensamento distante.

6. Torre (2016)

Este documentário angustiante usa a animação para recriar o massacre de franco-atiradores na Universidade do Texas, em 1966. Assim, dá aos espectadores uma perspectiva distintamente surreal de um tiroteio em massa, que infelizmente é assunto bastante atual de acordo com que estamos vivenciando.

7. O Começo da Vida

O Começo da Vida documenta vidas de crianças pequenas e suas famílias através do mundo. O objetivo é o de demonstrar de forma clara a importância dos primeiros anos de vida, e como o ambiente da criança durante essa fase de formação pode moldar seu desenvolvimento cognitivo, emocional e social. O filme apresenta entrevistas com especialistas em desenvolvimento na primeira infância de todo o mundo.

Além disso, também são apresentadas famílias de diversas origens culturais, étnicas e sociais, incluindo a supermodelo Gisele Bündchen e Phula, uma menina que cuida sozinha de seus irmãos na Índia. Incrivelmente bem feito. Os relatos aprimoram a experiência ainda mais, qualificando a fala dos especialistas. Esse é, definitivamente, um documentários que vão mudar sua forma de ver o mundo. Cada episódio traz uma carga emocional diferente.

Próxima Matéria
Bruno Destéfano
Escritor, fotógrafo e jornalista // Deixe que o conhecimento te revolucione de dentro para fora.
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+