icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 doenças que não têm cura até hoje

POR Arthur Porto    EM Curiosidades      19/11/19 às 14h12
capa do post 7 doenças que não têm cura até hoje

Todos os dias, pesquisadores e profissionais da área da saúde buscam descobrir eficazes tratamentos para inúmeras doenças. Neste contexto, se olharmos para o passado, perceberemos que a ciência evoluiu de uma forma indiscutível. Em contrapartida, mesmo com tantas conquistas, inúmeras pessoas seguem sendo vítimas de diversas doenças.

Embora muitas não sejam mais uma ameaça, ainda há um longo caminho a ser percorrido. Afinal, doenças incuráveis ainda existem. Aqui, por exemplo, você vai encontrar 7 doenças que pesquisadores e profissionais da área da saúde ainda não encontraram a devida cura.

1 - Alzheimer

Todos nós conhecemos a doença e sabemos que ainda não há cura. De acordo com especialistas, o Alzheimer se apresenta como demência, ou perda de funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem). Em síntese, a doença é causada pela morte de células cerebrais. Quando diagnosticada no início, é possível retardar o seu avanço e ter mais controle sobre os sintomas.

2 - Diabetes

Em suma, a Diabetes é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Pode, nesse meio tempo, ocorrer devido a defeitos na eliminação de secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas, pelas chamadas células beta. De acordo com especialistas, 95% de todos os casos de Diabetes são do Tipo 2.

3 - HIV / AIDS

HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da AIDS, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas, nesse processo, são os linfócitos T CD4+. Em resumo, é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.

4 - Parkinson

O Parkinson é uma doença degenerativa do sistema nervoso central, crônica e progressiva. De acordo com especialistas, é causada por uma diminuição intensa da produção de dopamina. Em suma, a dopamina é um neurotransmissor, substância química que ajuda na transmissão de mensagens entre as células nervosas. Analogamente, a dopamina ajuda na realização dos movimentos voluntários do corpo, de forma automática. Ou seja, na falta dela, o controle motor do indivíduo é perdido.

5 - Esclerose múltipla

Em suma, a doença ocorre quando o sistema imunológico destrói a cobertura protetora de nervos. Analogamente, na esclerose múltipla, as lesões nos nervos causam distúrbios na comunicação, entre o cérebro e o corpo. Os sintomas são distintos, entre eles estão a perda da visão, dor, fadiga e comprometimento da coordenação motora. Nesse sentido, é importante ressaltar que os sintomas variam de pessoa para pessoa. Além disso, a gravidade da doença também pode variar. Alguns indivíduos, por exemplo, podem não apresentar sintomas por quase toda a vida. Em contrapartida, outros têm sintomas crônicos graves que nunca desaparecem.

6 - Lúpus

De acordo com especialistas, o Lúpus é uma doença inflamatória. Em síntese, ocorre quando o sistema imunológico ataca seus próprios tecidos. Os sintomas, aqui, também variam. Entre eles, podem incluir fadiga, dores nas articulações, manchas na pele e febre. Além disso, podem se agravar por alguns períodos. O lúpus (LES) pode também afetar articulações, pele, rins, células sanguíneas, cérebro, coração e pulmões.

7 - Poliomielite

Conhecida também como paralisia infantil, a Poliomielite é uma doença contagiosa aguda. Em suma, é causada pelo poliovírus. O vírus, nesse ínterim, pode infectar crianças e adultos. A contaminação, basicamente, ocorre por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes. Além disso, pode provocar, ou não, paralisia. Nos casos graves, acontecem as paralisias musculares, e assim, os membros inferiores são os mais atingidos.


Próxima Matéria
Via   cheatsheet  
Imagens cheatsheet
avatar Arthur Porto
Arthur Porto
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest