icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


7 doenças terríveis que podem ser usadas como armas biológicas

POR Mateus Graff EM Ciência e Tecnologia 06/11/17 às 18h04

capa do post 7 doenças terríveis que podem ser usadas como armas biológicas

Não é de hoje que existem as guerras bacteriológicas. Desde antigamente os homens procuram diferentes métodos para causar infecções que destroem os inimigos. Para quem não sabe, armas biológicas são quaisquer patógenos usados como arma de guerra. Pode ser bactérias, vírus e até mesmo uma toxina que é capaz de matar pessoas. Quando usadas, as armas biológicas matam ou deixam as pessoas incapazes de lutar, devido a doenças ou coisas do tipo.

Pois bem, nós fizemos uma seleção de doenças usadas como armas biológicas, mostrando seus sintomas, a forma como elas são propagadas e até casos onde já foram usadas. Então, confiram agora a nossa matéria com as 7 doenças terríveis que podem ser usadas como armas biológicas:

1 - Antraz

Essa doença é provocada pela bactéria bacillus anthracis. É possível transportar esporos de antraz em mísseis, foguetes e bombas. Mas também é possível levar em aviões para espalhar a doença em várias áreas. Os sintomas dessa doença dependem da forma como ataca o corpo. Quando a bactéria entra em contato com a pele, aparecem feridas na pele. O antraz gastro-intestinal causa febre e dores abdominais, e mata cerca de 25% dos pacientes. Já o antraz pulmonar, depois da fase inicial, tem sintomas parecidos com os da gripe como febre, dificuldade para respirar e dores no peito. Esse tipo de doença costuma matar as pessoas em apenas dois dias.

2 - Peste

Essa doença é causada pela bactéria Yersinia pestis, e é normalmente transmitida por ratos. Na Segunda Guerra Mundial, a doença foi usada pelo Japão contra a China. A doença tem três formas, a bubônica, pneumônica e septicêmica. Os sintomas são: febre alta e dores nos nódulos linfáticos, seguido de pneumonia. Outras complicações podem levar à forma septicêmica, que pode causar febre, calafrios, dores abdominais e até hemorragia interna e externa.

3 - Varíola

Mesmo que o vírus tenha sido erradicado na década de 70, existem amostras em laboratórios da Rússia e EUA. Para vocês terem ideia do perigo dessa doença, cerca de 33% das pessoas infectadas morrem. Os pacientes desenvolvem febre, cansaço e lesões na pele. Essas lesões, muito parecidas com bolhas, pode aparecer no rosto e nas extremidades do corpo. Mesmo durante o período de incubação, quando os sintomas não apareceram, a doença é contagiosa. A doença já foi usada pelos britânicos no século 18, em batalhas contra tribos indígenas da América do Norte.

4 - Brucelose

Essa doença também conhecida como febre de Malta, de Gibraltar, febre mediterrânea ou febre ondulante. A brucelose é uma doença infecciosa causada por diferentes gêneros da bactéria Brucella. A doença é transmitida dos animais para os homens. O consumo de leite não pasteurizado, por exemplo, pode ser uma forma de infecção.

Febre, sudorese noturna, calafrios, fraqueza, cansaço, inapetência, dor de cabeça, no abdômen e nas costas pode ser sintomas iniciais. Na forma crônica, os sintomas são mais intensos. Febre recorrente, fraqueza muscular, forte dor de cabeça, falta de apetite, perda de peso, tremores, manifestações alérgicas, pressão baixa, labilidade emocional e até alterações de memórias podem afetar o indivíduo. Agora imaginem o estrago que tais sintomas podem fazer em uma guerra...

5 - Tularemia

A tularemia é causada por uma bactéria chamada "Francisella tularensis". Os EUA, União Soviética e Japão incluíram a tularemia em seus estudos sobre as armas biológicas. Os sintomas dessa doença são: febre, letargia, perda de apetite, ulcerações cutâneas, gânglios linfáticos inflamados e olhos vermelhos. Quando a doença não é tratada, órgãos com pulmões, fígado, baço ou sistema linfático podem ser afetados, levando à morte devido a falência múltiplos dos órgãos. Essa doença pode ser tratada com antibióticos e apenas 1% dos casos leva à morte.

6 - Cólera

Essa maldita doença, causada por uma bactéria chamada Vibrio cholerae, pode causar sintomas como diarreias agudas de aspecto semelhante à água de arroz, vômitos e, em casos mais acentuados, câimbras, perda de peso intensa e olhos turvos. Essa doença é transmitida por ingestão de água, alimentos peixes e até frutos do mar. Caso a pessoa não trate, as chances dela chegar a morte rapidamente são muito altas. Segundo relatos, durante a Segunda Guerra Mundial, um pelotão japonês escoltou dez cirurgiões militares vindos da clínica do batalhão. Eles foram para a China com o objetivo de propagar bactérias do tifo e cólera em seis povoados chineses. Uma forma cruel e covarde de lutar com o inimigo, concordam?

7 - Ricina

Antes de mais nada, precisamos deixar claro que a ricina não é uma doença, mas os sintomas causados por essa toxina são tão terríveis quanto. A ricina é uma das substâncias mais perigosas conhecidas pelo homem. Ela é retirada na semente da mamona. Para vocês terem uma ideia, apenas um milionésimo de grama de ricina pode matar um homem adulto. A ricina pode causar sintomas parecidos com os da gripe. Porém, logo em seguida, os órgãos internos entram em colapso, e a morte pode chegar em até três dias. A ricina é fatal quando é inalada, sendo assim, seu uso não é muito eficiente em morteiros, por exemplo. Especialistas dizem que essa toxina é mais apropriada para assassinatos individuais.

E aí, já conheciam todas essas armas biológicas? Comentem!


Próxima Matéria
avatar Mateus Graff
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest