• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 drogas proibidas hoje que eram liberadas no passado

POR Mateus Graff    EM Curiosidades      26/07/18 às 17h46

Droga, em seu sentido original, é um termo que abrange uma grande quantidade de substâncias - desde o carvão vegetal à aspirina. Na medicina a droga é qualquer substância com o potencial de prevenir ou curar doenças ou aumentar o bem-estar físico ou mental. Mas a maioria das pessoas, quando falamos em drogas, já pensam em substâncias psicoativas.

Muitas polêmicas rodam em torno de assuntos como liberar as drogas, por exemplo. Mas sabia que muitas drogas já foram legalizadas no Brasil e no resto do mundo? Por isso fizemos essa matéria com 7 drogas proibidas hoje que eram liberadas no passado, confiram:

1 - Maconha

Vocês sabiam que a maconha foi proibida pela primeira vez no Brasil em 1830? Bom, não se sabe ao certo como a planta veio parar no Brasil, mas sabe-se que os chineses já a conhecem há mais ou menos quatro mil anos. Quando a maconha surgiu por aqui, no começo de 1800, a intenção era cultivar a planta por causa da fibra de cânhamo. Hoje em dia vários países legalizaram a maconha, mas no Brasil muitos ainda sonham com o dia que isso acontecer.

2 - "pio

E que tal usar um pouquinho de ópio para tratar aquela asma? O National Vaporizer Vapor-OL, da foto acima, era muito indicado para pessoas que sofriam de asmas e outras afecções espasmódicas. Como a droga tem propriedades anestésicas, por milhares de anos foi utilizada como sedativo e tranquilizante.

3 - LSD

O LSD foi sintetizado pela primeira vez em 1938, mas seus efeitos só foram descobertos em 1943. Essa droga já foi usada em tratamento de esquizofrenia, alcoolismo e até em casos de disfunções sexuais. Em 1967 o LSD foi proibido nos Estados Unidos. Aqui no Brasil, segundo o site da Anvisa, a droga é proibida desde 1998, como consta abaixo:

"O LSD consta da Lista F2 da Portaria SVS/MS n° 344, de 12 de maio de 1998. A Lista F2 elenca as substâncias psicotrópicas de uso proscrito no Brasil. Significa que é proibida sua produção, fabricação, importação, exportação, comércio e uso. Somente "rgãos e Instituições autorizados pela Anvisa com a estrita finalidade de desenvolver pesquisas e trabalhos médicos e científicos podem importar substâncias proscritas, seguindo as orientações da RDC n° 11/2013 (alterada pela RDC n° 55/2013 e pela RDC n° 62/2016), da RDC n° 81/2008 e das demais legislações sanitárias pertinentes."

4 - Heroína

Na imagem vocês podem ver um frasco de heroína da Bayer. Entre 1890 a 1910 a heroína era divulgada como um substituto não viciante da morfina e remédio contra tosse para crianças. Mas depois de alguns anos, mais ou menos em 1921, descobriu-se que a heroína era muito mais viciante do que a morfina e só nesse ano que a droga foi proibida no Brasil.

5 - Sálvia Divinorum

Você já ouviu falar em Sálvia divinorum? A Salvia divinorum é uma espécie Sálvia. Existem cerca de 900 espécies de sálvia, que incluem um grande número de plantas ornamentais. No Japão e em alguns estados americanos essa droga é normalmente comercializada. De origem mexicana, essa droga causa alucinações semelhantes ao LSD. A droga foi proibida no Brasil em 2002, mas antes disso era possível comprá-la e recebe-la pelos correios.

6 - Cocaína

A imagem acima mostra um tablete de cocaína que era vendido em 1900. Dizem que Sigmund Freud, por exemplo, usava muita cocaína em suas terapias. Ele dizia que os efeitos da droga eram muito estimulantes. Em 1914 a cocaína foi proibida nos EUA e em outras partes do mundo.

7 - Ecstasy

Desenvolvida na Alemanha no início do século XX, nos anos 1970 alguns psiquiatras começaram a usar o ecstasy como medicamento. Em 1985 a droga foi proibida nos Estados Unidos, porém já havia sido apresentada às pessoas. Muito conhecida como "bala" no Brasil, essa droga sintética é feita em laboratórios e atua diretamente no cérebro, alterando a função de substâncias que fazem a ligação entre as células nervosas, os neurotransmissores.

Mas e você, sabia que essas drogas eram legalizadas há tempos atrás? Comente!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+