• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 dúvidas básicas que ninguém sabe responder ainda

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      30/09/19 às 16h19

Na escola, todos nós aprendemos sobre várias coisas, entre elas alguns conceitos básicos que nos guiarão pela vida inteira. Ler, escrever, fazer contas e etc. Mesmo que você não seja um gênio da matemática, você com certeza aprendeu alguma coisa sobre isso na escola, certo? Mas é claro que muitas coisas até simples, nos são bastante complicadas. O conhecimento é algo muito complexo, e ninguém nunca conseguirá saber tudo sobre nenhum assunto. Então, a gente está sempre cheio de dúvidas, afinal, são elas que nos movem e nos fazer aprender a cada dia.

Mas tem algumas coisas que a gente acha que sabe, mas na verdade não sabe. E quando eu falo a gente, eu também estou falando dos cientistas e estudiosos. No fim das contas, nós não sabemos de quase nada. É bem pouco. E esse pouco, às vezes, também não é uma verdade absoluta. E está na hora de admitirmos que não sabemos mesmo de nada. Confira a seguir, 7 dúvidas básicas que ninguém sabe responder ainda.

1 - A água é um mistério

A água é o composto mais básico e abundante que existe. Ela compõe a maior parte da superfície do planeta e também o nosso corpo. No entanto, a água não se comporta como qualquer outro produto químico, e nós definitivamente não entendemos bem como ela funciona. Para começar, qualquer líquido enche menos volume quando congelado. Isso porque as moléculas estão mais próximas. No entanto, com a água isso ocorre diferente, quando congelada a água se expande. E é por esse motivo que os cubos de gelo flutuam, porque ao contrário de qualquer outra substância, a versão congelada da água é mais leve e mesmo densa do que a sua versão líquida. Mas por que isso acontece? Então, ninguém sabe dizer.

Mesmo que a água seja a substância mais presente na nossa vida, ainda sabemos pouco sobre ela. Outro mistério envolvendo a água é por que a água quente congela mais rápido do que a água fria. Isso mesmo, se você pegar um copo de água quente e outro de água fria, e coloca-los no freezer ao mesmo tempo, a água quente irá se tornar gelo antes da água fria. De novo, a razão por que isso acontece ainda é completamente desconhecida.

2 - O tempo é uma incógnita

A gente aprendeu que as coisas que fizemos estão no passado, as coisas que faremos estão no futuro, e as coisas que estão fazendo agora são o presente. Certo, até aí tudo certo, nada de muito complexo. Mas por que quando os físicos estão fazendo as suas equações sobre a natureza eles não levam em consideração o tempo? As suas equações funcionam da mesma forma mesmo que o tempo avance ou retroceda. No que diz respeito a física, o tempo é praticamente uma ilusão.

Mas é óbvio que esse conceito não é fácil de explicar já que todos nós experimentos o mesmo tempo. Mas será mesmo? Segundo Einstein não, porque experimentamos o tempo em velocidades relativas e em quantidades infinitesimais. Seguindo essa lógica, alguém que está sentando está envelhecendo mais lentamente do que alguém que está correndo uma maratona. E isso não é apenas um experimento mental. De fato, os satélites GPS precisam levar a relatividade do tempo para funcionar corretamente no espaço, porque lá o tempo está se movendo literalmente mais lento do que aqui na Terra. Isso fica claro quando os cientistas que trabalham na Estação Espacial retornam à Terra mais jovens do que os seus colegas que ficaram aqui. Porque o tempo se move mais rapidamente na Terra do que no espaço.

E embora os cientistas tenham gastado muito tempo e poder intelectual tentando descobrir o porquê disso, eles ainda não encontraram uma resposta definitiva. Afinal, eles são apenas humanos, e esses conceitos abstratos são bem difíceis.

3 - O funcionamento das plantas

Nós enxergamos as plantas como a parte inferir da cadeia alimentar por um motivo. Elas não têm cérebros, sentimentos ou mesmo a capacidade de se mover. Assim, elas se encaixam facilmente na definição de "organismo" apenas no seu nível mais básico. Mas se você acha isso, você está redondamente enganado. As plantas são mais complexas do que imaginamos. Você ficará chocado ao saber que as plantas são melhores em matemática do que muita gente.

Pesquisadores do John Innes Center, em Norwich, descobriram que as plantas têm uma capacidade peculiar de calcular equações matemáticas. Isso mesmo, e elas fazem isso para descobrir a quantidade de amido que ainda existe na reserva da noite para o dia. Assim, elas precisarão gerar alimentos apenas para a luz solar. E mesmo que elas não tenham um cérebro, isso não altera o fato de que suas células servem como pequenas calculadoras. Agora, os cientistas procuram entender como elas fazem isso. Você tem algum palpite?

4 - O que é pi?

Na escola, você aprendeu que o número pi é uma proporção numérica, definida pela relação entre o perímetro de uma circunferência e o seu diâmetro, certo? Embora você não deva ter usado isso nenhuma vez na vida, você consegue imaginar um número mais impressionante do que pi? Pi é simplesmente tudo, isso mesmo. Em suma, ele é conhecido como "número irracional", ou seja, que não pode ser escrito na íntegra, ou expresso em uma fração.

Se você for tentar escrever os dígitos de pi, é melhor escolher um caderno muito grande, e separar o resto da sua vida para isso. Até porque, os dígitos continuam, literalmente, ao infinito. Você simplesmente não pode encaixar pi dentro desse universo. E como os seus dígitos são distribuídos aleatoriamente e nunca se repetem, também não há um jeito mais simples de conhecê-lo. Isso significa que não podemos calcular a circunferência de um círculo, porque não sabemos o que realmente é um pi.

5 - Quantas dimensões existem no espaço?

Até então, sabemos que vivemos em um mundo tridimensional. Ou seja, que podemos nos mover para cima e para baixo, esquerda e direita, para frente ou para trás. Provavelmente, o maior uso dessa informação será para melhorar os seus conhecimentos para jogar jogos 3D. No entanto, a ciência está entrando em um novo campo, e invadindo a natureza do espaço. O último pensamento, que tem se difundido, é que o espaço tem 11 dimensões. Você tem noção do que isso significa? Isso significa que, se essa teoria se confirmar, as coisas podem se mover para cima e para baixo, esquerda e direita, para frente e para trás e em mais oito direções. Algo que pode, facilmente, derrubar por terra, tudo o que achamos que sabemos sobre o espaço.

6 - Existe vida além da Terra?

Mais do que saber a consistência do nosso universo, o homem é obcecado em descobrir se existe vida além do nosso planeta. Recentemente, um telescópio espacial da NASA, identificou mais dois sistemas planetários, que podem abrigar vida fora do nosso sistema solar. Entre os cinco corpos celestes descobertos, há chances de, pelo menos dois deles, terem água líquida na superfície. Mas isso é apenas o começo. Até hoje, já foram descobertos milhares de planetas e exoplanetas no universo e devem haver outros milhares ainda não descobertos. Mas se algum deles abriga qualquer tipo de vida, criaturas inteligentes, ou forças sobrenaturais, isso ainda não sabemos.

7 - Quais mudanças genéticas nos fizeram diferentes dos demais animais?

Essa é uma questão bastante antiga, mas que ninguém nunca conseguiu responder. Bem antigamente, dizia-se que a nossa capacidade de construir ferramentas era o que nos tornava únicos. Algum tempo depois, descobriu-se que os chimpanzés também faziam tipos de ferramentas. Estudos posteriores creditaram o domínio dos seres humanos a traços como bipedalismo, cultura, linguagem e o cérebro. Porém, muitas dessas características também podem ser encontradas, em diferentes graus, em outras espécies. Mas uma coisa é fato, os seres humanos, assim como as demais espécies animais, têm um genoma único, moldado pela nossa evolução. Com o genoma humano já mapeado e dados sobre o genoma dos primatas florescendo, talvez, estejamos mais próximos de identificar quais mudanças genéticas nos separaram, de fato, dos nossos parentes mais próximos.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+