• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 easter eggs em Coringa

POR Cristyele Oliveira    EM Entretenimento      09/10/19 às 18h08

Coringa estreou nos cinemas de todo o Brasil, na semana passada. Você já foi assistir ao filme do Palhaço do Crime? Se não, essa é uma dica muito válida: vá assistir o quanto antes. O filme foi aclamado no Festival de Veneza e agora todos nós podemos entender o motivo. Não é por acaso que as pessoas estão tão animadas com a esperança de Joaquim Phoenix, ser indicado ao Oscar pela sua interpretação do Coringa.

Em suma, o filme é realmente um prato cheio para todos que gostam de cinema, para os fãs dos quadrinhos, para quem se interessa por psicologia. Ou apenas quer assistir um filme impactante. De referências sutis à histórias do passado, e personagens obscuros, tudo isso é possível encontrar no novo filme do Coringa. As ruas sombrias e asquerosas de Gotham City escondem muitos detalhes. Surpreendentemente, se você ainda está pensando sobre a trágica jornada de Arthur Fleck, essa lista é para você. Se você ainda pretende assistir ao filme, talvez, seja melhor fazer isso antes de ler esse texto. Isso porque ele contém possíveis spoilers. Confira a seguir, 7 easter eggs escondidos em Coringa.

1 - O Homem que Ri

Se você conhece um pouco sobre a origem do personagem, sabe que ele foi originalmente inspirado pelo personagem principal do filme mudo de 1928, O Homem que Ri. Gwynplaine é uma criança do século XVII, que tem o rosto desfigurado em um sorriso permanente. O que o torna incapaz de realmente corresponder seu rosto às suas reais emoções. E essa inspiração cinematográfica retorna ao filme do Coringa.

A condição médica de Arthur Fleck, que o faz rir compulsivamente sempre que está sob estado de estresse. Mas essa não é a única relação com o personagem que o inspirou. Em suma, esse easter egg, em particular, se repete várias vezes, em um aceno visual. Ao longo do filme, Fleck força um "sorriso" em seu rosto, colocando os dedos na boca e puxando para cima. Exatamente a mesma coisa que o Dr. Hardquannone faz em O Homem que Ri, para mostrar ao pai de Gwynplaine como ele sofreu.

2 - Tempos Modernos

O Homem que Ri não é o único filme mudo a ser referenciado em Coringa. Tempos Modernos está em exibição em Gotham City, durante o filme. E foi escolhida uma sequência do filme, onde paramos para ver Arthur Fleck assistir a uma das piadas mais famosas de Chaplin. Em síntese, a cena em questão envolve o personagem de Chaplin andar de patins com os olhos vendados, quase caindo de um parapeito em uma queda mortal. Um belo lembrete de como Fleck é um homem à beira da sanidade.

3 - Scorsese

Para quem conhece o trabalho de Martin Scorsese, não é difícil encontrar os easter eggs, que o ligam ao novo filme do Coringa. Não restam dúvidas de que o diretor Todd Phillips se inspirou na obra de Scorsese para fazer o seu filme. Existem muitas referências de Taxi Driver, na trama do Coringa. Começando pelo Arthur recebendo uma arma do seu colega de trabalho e pelas ambições políticas de Thomas Wayne. Mas, principalmente, pela sensação sombria que cai sobre Gotham.

4 - Piada Mortal

Se for para dizer que alguma HQ da DC serviu como inspiração para o novo filme do Coringa, com certeza, será a Piada Mortal, de Alan Moore. Isso fica evidente na última cena de Arthur e sua vizinha Sophie, na qual ele diz à "sua namorada" que teve um dia ruim. Em suma, essas palavras se conectam diretamente com a HQ, onde o personagem diz que "só é preciso um dia ruim para reduzir o homem mais saudável à loucura".

5 - As Duas Faces de Zorro

No final do filme, minutos antes dos Wayne serem assassinados, vemos no letreiro de um cinema que As Duas Faces de Zorro está em cartaz. Isso significa, que se o filme estava em cartaz naquela época, então podemos dizer o exato ano em que Coringa se passa: 1981.

6 - Arkham Asylum

O Asilo Arkham foi referenciado em Coringa. No entanto, o lugar icônico dentro da mitologia de Batman, no novo filme do Coringa é chamado de Hospital Estadual Arkham.

7 - O Coringa Bernie Goetz

O Coringa tira boa parte da sua estética, da cidade de Nova York, na década de 1980, e usa como pano de fundo vários acontecimentos reais. Um deles, é o tiroteio de 1984, onde quatro homens foram feridos dentro de um metro por Bernie Goetz. Na época, Goetz alegou que estava se defendendo de um assalto, e chegou a ser apelidado de "Vigilante do Metro". Muitos nova-iorquinos, e pessoas que acompanharam a história de longe, apoiavam as ações de Goetz. Ele chegou a ser visto, como uma resposta justifica ao aumento desenfreado de crimes violentos na cidade. O que se repete novamente no filme do Coringa.

Enfim, você tinha notado algum desses easter eggs no filme? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+