icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 edifícios mais rápidos a serem construídos

POR Nádia Lima    EM Curiosidades      25/09/19 às 17h48
capa do post 7 edifícios mais rápidos a serem construídos

O mais comum é que levem muitos e muitos anos para que os edifícios sejam concluídos. Mas, as maravilhas da engenharia moderna imprimem ritmo acelerado à construções por todo o mundo. E, a cada dia, os construtores batem recordes de prazos de entrega. Elementos prontos e tecnologias avançadas garantem a agilidade.

Por exemplo, o prédio mais alto do mundo, com 163 andares, o Burj Khalifa, nos Emirados Árabes Unidos, levou 5 anos para ser totalmente concluído. O segundo arranha-céu mais alto do planeta consumiu 7 anos, para que seus 127 andares saíssem do chão. Agora, esses 7 exemplos deixam muito para trás essa "demora" toda, na área da construção civil e surpreendem.

#1 - T30 Tower Hotel - China

Em 2011, a China viu surgir, em 15 dias, os 30 andares do T30 Tower Hotel, na cidade de Changsa. A empresa Broad Sustainable Building, usou técnicas de pré-fabricação na construção, que teve uma média de 2 andares erguidos por dia. O prédio tem capacidade para resistir a um terremoto de até 9 pontos de magnitude.

#2 - Mini Sky City - China

Ainda na cidade chinesa de Changsha, que é capital e a cidade mais populosa da província de Hunan, a engenharia operou outro de seus milagres. Em 19 dias, os 57 andares estavam prontos. A conclusão ainda foi um pouco mais demorada do que o previsto, devido ao mau tempo. Assim, 2.736 módulos foram pré-fabricados, para dar ritmo aos trabalhos. O prédio abriga 800 apartamentos e escritórios, por onde circulam cerca de 4 mil pessoas.

#3 - Instacon - Índia

Em 48 horas, o que você conseguiria fazer? Construir um prédio, talvez? Em 2012, centenas de trabalhadores, além de 200 técnicos e 24 engenheiros, conseguiram a façanha de construir os 10 andares do Instacon. Foram cinco pavimentos erguidos por dia. A rapidez também foi conseguida devido ao material pré-moldado.

#4 - Ark Hotel - China

Também feito em 48 horas, o Ark Hotel tornou possível erguer 15  andares nesse curto prazo. O segredo, mais um vez, era o planejamento dos elementos estruturais pré-fabricados. Além da rapidez, o projeto é sinônimo de sustentabilidade, com baixa produção de resíduos.

#5 -Homeshell - Inglaterra

Como forma de resolver o problema habitacional no Reino Unido, foi criado o projeto Homeshell. Em um único dia, casas de três andares são construídas. O objetivo é fazer moradias de baixo custo, além de reduzir o custo gasto com serviços públicos, como energia elétrica. Em síntese, a ideia é reduzir a pobreza local.

#6 - One9 - Austrália

Ao contrário de todos os exemplos, essa construção foi rápida devido a andares inteiros prontos. Mas, claro, graças à mágica do planejamento. Praticamente, todo o apartamento é desenvolvido dentro de uma fábrica. Do mesmo modo, no canteiro de obras, fica a parte da montagem e o encaixe dos vários apartamentos. Em suma, a forma de módulos de apartamentos pré-fabricados garantiu 9 andares em 5 dias.

#7 - Dubai Future Foundation - Emirados Árabes

Agora, outra forma bem tecnológica de construção. O escritório da Dubai Future Foundation é o primeiro do gênero, fabricado com impressão 3D. Foram apenas 17 dias de obras.


Próxima Matéria
avatar Nádia Lima
Nádia Lima
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest