• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 efeitos colaterais causados por dietas rápidas

POR Toni Nascimento    EM Curiosidades      01/03/19 às 18h25

Nós adoramos dietas, mesmo que às vezes nem precisemos tanto delas assim. Acontece que somos obcecados pelo corpo perfeito e mesmo que alcancemos uma forma corporal próxima do perfeito, ainda assim iremos querer sempre mais. Quer um exemplo prático disso? Segundo o autor do livro Bodywise Woman (sem tradução para o português), baseado em estudos reunidos ao longo de 14 anos do Instituto Melpomene, nos Estados Unidos, cerca de metade de todas as mulheres estão em dieta em qualquer momento de suas vidas.

Mas acontece que na busca de perder peso, na maioria das vezes, a humanidade recorre a meios nada saudáveis. Não é à toa que existem várias edições variadas de revistas sobre dietas milagrosas, que vão "resolver o seu problema em cinco dias". Acredite, pode até acontecer de você conseguir emagrecer com tamanha velocidade (porém, não é provável). Mas a sua saúde vai pagar caro por isso. Com essas dietas rápidas em mente, a Fatos Desconhecidos resolveu fazer uma lista com 7 efeitos colaterais graves advindos de muitas delas.

1 - Interrupção do ciclo menstrual

Algumas dietas de baixa caloria são usadas por patinadoras artísticas. Acontece que, depois de muitos estudos, alguns especialistas descobriram que essas dietas rápidas podem prejudicar o ciclo menstrual da mulher. Mais do que isso, elas podem interromper o ciclo, por até um ano inteiro, mesmo com o fim da dieta. Esse rompimento não é nada saudável para o corpo da mulher.

2 - Perda de imunidade

Fazer dietas rápidas levam a uma queda no sistema imunológico feminino instantâneo. De repente, todas as células de defesa caem e o seu corpo fica mais suscetível à infecções e problemas no organismo. Existem três níveis afetados: barreiras físicas da pele e membranas mucosas, imunidade celular e produção de anticorpos.

3 - Rugas

Existem várias substâncias que são necessárias para se ter uma pele jovem e bonita. Quando se faz uma dieta rápida e muita agressiva, a pele acaba perdendo muito dessas substâncias. Então quanto mais tempo você dedica de sua vida à uma dieta desse tipo, mais rugas aparecem.

4 - Humor

Ao perder peso rapidamente, o humor de qualquer pessoa se altera automaticamente. Estudos apontam que pessoas famintas relataram uma diminuição na libido e um aumento da irritabilidade, que são os sintomas biológicos da depressão. Assim, um bom humor e uma dieta rígida são quase incompatíveis.

5 - Diabetes

Cientistas da Universidade de São Paulo relataram que dietas rápidas intercaladas com jejum podem afetar o funcionamento do pâncreas, em particular a produção de insulina. Simplificando, cortes severos na dieta aumentam o risco de diabetes mesmo em pessoas inicialmente saudáveis , sem mencionar a tendência para a doença.

6 - Queda na qualidade de sono

Limitar sua dieta extremamente leva o organismo a ter carência de várias vitaminas e minerais, sendo que alguns deles são essenciais para o sono. A falta de vitamina B1, ácido fólico, fósforo, magnésio, ferro, zinco e selênio reduz a duração do sono, enquanto a falta de cálcio e da vitamina C, o tornam menos sonoro.

7 - Danos ao cérebro

Cientistas franceses mostraram que uma dieta baixa em proteínas pode danificar o cérebro. Os cientistas notaram a aceleração da perda de substância cinzenta, envolvida na regulação do sistema nervoso central, mas sem afetar as funções cognitivas.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Para você que aboliu as dietas da sua vida e já está indo comprar bacon, aquele abraço.

Próxima Matéria
Via   ADME  
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+