• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 efeitos mais tristes da quimioterapia

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      13/11/18 às 17h27

A quimioterapia é uma das maneiras de se tratar o câncer ,utilizando medicamentos que são capazes de eliminar ou bloquear o crescimento das células cancerígenas. As pessoas que são submetidas a esse tipo de tratamento podem receber os medicamentos oralmente ou de maneira intravenosa, o que faz com que ela atinga não somente as células cancerígenas mas também outras células do corpo.

Por essa razão, o tratamento é bastante invasivo e provoca efeitos colaterais nas pessoas que passam por ele. Nem todas as quimioterapias são iguais e a variedade de medicamentos que elas utilizam também é diferente, o que faz com que esses efeitos colaterais sejam variados. Listamos aqui alguns dos efeitos que esse tratamento pode causar.

1 - Queda de cabelo

Esse é um dos efeitos colaterais mais conhecidos. Ele acontece porque afeta as células que se multiplicam com mais frequência, e a dos cabelo são algumas delas. A queda de cabelo começa a acontecer, normalmente, depois da terceira ou quarta sessão. Quando o tratamento é encerrado, mais ou menos depois de dois ou três meses, o cabelo irá crescer de novo.

2 - Queda das unhas

Um outro efeito colateral que não é conhecido de muitos é a queda das unhas. Às vezes, as unhas tendem a cair durante a quimioterapia. Para prevenir é importante que os pacientes as deixem limpas e saudáveis. Até porque elas também podem ser portas de entrada para infecções.

3 - Coloração das unhas

As drogas usadas na quimioterapia podem provocar efeitos bem inusitados como foi o caso de um paciente na Arábia Saudita. O efeito colateral que o homem apresentou foi a mudança da coloração das unhas que ficaram marrons. Os medicamentos da quimioterapia podem danificar os vasos sanguíneos. As condições de tratamento provocam alterações na aparência e integridade das unhas.

4 - Descamação

Outras células que se multiplicam rapidamente são as da pele e cerca de 64% dos pacientes têm esse tipo de efeito colateral. O que pode ser feito para tentar amenizar o problema é usar muito hidratante todos os dias. É recomendável que o hidratante seja neutro e tenha ureia em sua composição porque isso ajudará na hidratação celular.

5 - Pele

A quimio pode deixar a pele extremamente sensível e qualquer exposição pode queimar ou deixar manchas na pele. As pessoas com câncer, que estão em tratamento, têm que evitar sair na rua entre as 10 e 16 horas e também não podem deixar de passar protetor solar. Além disso, é bom usar chapéus e óculos escuros.

6 - Veias escuras

Quando o tratamento da terapia é intravenoso, as veias podem ficar mais escuras. Isso acontece porque esse tratamento irrita a camada interna dos vasos e mudam a pigmentação das veias.

7 - Perda de apetite

A falta de apetite é um dos sintomas mais comuns durante o tratamento. Às vezes, se alimentar pode trazer memórias de mal estar nas pessoas e fazer com que elas sintam que seu estômago tenha sido reduzido. Mas por mais difícil que seja, as pessoas não podem deixar de se alimentar.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+