• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 emoções tóxicas que você precisa deixar para trás

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      06/05/19 às 20h22

Somos seres emocionais, então as emoções fazem parte do que nós somos. No entanto, algumas emoções assumem um papel tóxico em nossas vidas e acabam nos fazendo muito mal. Vivemos em um momento em que as pessoas estão mais abertas a falar sobre problemas psicológicos, como a depressão e ansiedade. E esses problemas na maioria das vezes são reflexos de algumas emoções tóxicas que prejudicam a sua saúde mental.

Todo mudo quer ser feliz e se sentir realizado em todos os campos da sua vida, mas algumas emoções acabam ficando no caminho. E mesmo que não seja uma tarefa simples e muito menos fácil, chega um momento em que precisamos nos livrar delas para poder alcançar os nossos objetivos. E o quanto antes fizer isso, melhor. Uma das melhores formas de deixar para trás essas emoções que nos fazem mal, é transformá-las em algo positivo. Aqui estão algumas emoções tóxicas que podem estar te privando de ser feliz.

1 - Ansiedade

Preocupação intensa, excessiva, persistente e medo de situações cotidianas, se você se identifica com esses sintomas, talvez seja a hora de lidar com a ansiedade. Claro que se preocupar com as coisas, se vão dar certo, ou não, é um problema. Na verdade, se trata de um mecanismo de defesa para nos preparar para eventuais contratempos. O problema é quando a insegurança e o sentimento de medo se tornam constantes e começam a impactar diretamente a sua vida. Entre os sintomas mais comuns estão o desânimo, falta de concentração e confiança, insônia e outros.

Uma das formas de começar a lidar com a ansiedade é primeiramente identificar qual a fonte da sua inquietação. Atividades físicas e prazerosas também ajudam bastante a lidar com a ansiedade, de preferência, tente frequentar lugares agradáveis e se cercar de pessoas positivas.

2 - Angústia

Na vida, terão momentos em que nos sentiremos angustiados, e isso é normal. Mas se sentir angustiado constantemente é um sinal de alerta. A angústia contínua causa desconforto, tristeza e arrependimento. Esse sentimento pode influenciar diretamente a sua vida, desde as suas tomadas de decisão, até as pessoas ao seu redor. A angústia pode paralisar uma pessoa e colocar em risco todo o seu futuro.

Tente ver o lado positivo das coisas, olhe para o passado e recorde as memórias felizes e todas as suas conquistas, nelas você pode encontrar forças para lidar com os seus problemas no presente. É importante estar ciente de que, na vida, tem coisas que acontecem independente das nossas ações, e que você só tem controle sobre aquelas que dependem de você.

3 - Insatisfação

A insatisfação é um sentimento natural, e que te ajuda a se tornar uma pessoa melhor e buscar o que te faz feliz. O problema está quando a insatisfação está permanentemente na sua vida e nada nunca está bom. O perigo da insatisfação tóxica é que ela faz com que as pessoas procurem alcançar um padrão de perfeição, algo que não existe e só vai causar mais insatisfação.

O primeiro passo para isso é se aceitar como você é. Não é fácil, mas a partir do momento em que você está confortável sendo você mesmo, as coisas começarão a parecer menos ruim. Não tentar satisfazer as expectativas dos outros também ajuda muito. Afinal, você pode fazer tudo, e ainda assim terá alguém que não estará satisfeito. Então, por que não satisfazer os seus próprios desejos? Você não tem nada a perder, pelo contrário, só a ganhar.

4 - Inveja

A inveja é um sentimento que corrompe as pessoas por dentro. E além de você não se sentir feliz, as pessoas ao seu redor e que são importantes para você também serão impactadas. Não ser capaz de celebrar o sucesso dos outros leva à amargura e o torna incapaz de lidar com situações em onde os outros estão tendo sucesso e você não.

Nem tudo está sob o nosso controle, mas há algumas coisas que podem te ajudar a se livrar da inveja. Entenda o que faz de você um ser especial e único, tenha sonhos e lute por eles, se os outros conseguem, você também pode.

5 - Medo

O medo é outro mecanismo de defesa, ele faz com que possamos nos proteger de eventuais perigos. E isso é ótimo, sem medo provavelmente morreríamos muito mais fácil. Mas o medo não pode te impedir de viver. Tudo há um risco, é bom estar ciente deles, mas isso não pode te prender. É importante identificar a origem do seu medo para encontrar uma forma de superá-lo, caso contrário você vai sempre estar preso por medo de tentar.

Use o medo ao seu favor. Pense sobre a pior coisa que poderia te acontecer, e então descubra uma solução. E faça dos seus pensamentos de medo, soluções para os seus conflitos.

6 - Culpa

Quando as coisas não saem como o planejado, tendemos a procurar culpados, como se isso fosse resolver alguma coisa. Alguns tentam culpar os outros pelos seus erros, enquanto outros fazem da culpa uma ferramenta de tortura. É importante estar ciente das suas responsabilidades, mas se culpar não vai consertar o que está errado. Ao invés de ficar se martirizando pelo que deu errado, procure formas de fazer dar certo. Tem aquele ditado popular, não adianta chorar pelo leite derramado, então não seja o seu pior juiz.

7 - Negação

Negar as coisas não faz com que elas sejam diferentes. A negação pode afetar e muito a sua capacidade de enfrentar desafios. Aceitar que as coisas não são como você quer é dolorido, mas não mais do que negá-las. Aceite e entenda que você é único, e só por isso você é incrível.

Conta para a gente o que você achou dessa matéria e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+