icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


7 espécies de animais que o mundo perdeu nessa década

POR Bruno Dias    EM Mundo Animal      28/12/19 às 15h34
capa do post 7 espécies de animais que o mundo perdeu nessa década

aquecimento global é o processo do aumento da temperatura média da atmosfera terrestre e dos oceanos. Isso acontece graças as grandes e contínuas emissões de gases, que intensificam o efeito estufa. São atividades humanas que desencadeiam esse efeito. Principalmente, a queima de combustíveis fósseis, desmatamento e várias outras coisas.

Além de nós mesmos, sofrermos por causa do aquecimento, diversas espécies de animais estão correndo o risco de serem extintas do planeta. E infelizmente, algumas delas já foram. Precisamos entender que essas perdas não são naturais e que se continuarmos nesse ritmo, cada vez mais animais sumirão da face do nosso planeta. Mostramos aqui, as espécies que perdemos nessa década.

1 - Rã-arborícola-de-borda-lateral

Essa espécie era diferente de qualquer outra do planeta e habitava as florestas do Panamá. Ele tinha grandes olhos castanhos e pés que pareciam de uma caricatura. Esses animais eram a única espécie conhecida, onde os girinos comiam a carne das costas de seus pais.

O último sapo da espécie morreu em 2016, em um zoológico de Atlanta. E com a morte de seu último exemplar, toda essa espécie foi varrida do planeta.

2 - Bramble Cay melomys

Entre as espécies extintas, esse é, o que se acredita ser, o primeiro mamífero a ser extinto por causa das mudanças climáticas. O roedor vivia na Austrália e foi visto, pela última vez, em 2009. Um dos fatores para essa extinção, acredita-se ser o aumento do nível mar. O lugar onde as espécies viviam, Bramble Cay, fica apenas três metros acima do mar. E com a elevação do fundo do mar, inundações aconteceram na pequena ilha.

3 - Achatinella apexfulva

Essa caracol de árvore havaiano viu o seu último exemplar morrer, em janeiro de 2019, em cativeiro. O animal tinha 14 anos. "Havia dezenas de espécies de caracóis de árvore em Oahu, quase todas com conchas muito bonitas e, em alguns casos, ornamentadas", explicou Noah Greenwald, diretor de espécies ameaçadas de extinção da Oahu. Vários desses animais foram extintos ou se tornaram muito raros, por causa da destruição do habitat deles.

4 - Tartaruga gigante de Galápagos

O chamado Lonesome George, o solitário George, viveu aparentemente por um século. Essa tartaruga gigante estava em Galápagos, durante duas guerras mundiais. O triste é que ele era o último de sua espécie.

Quando ele estava vivo, ele era considerado uma das criaturas mais raras do mundo. Ele não teve filhos com outros animais de sua subespécie. E então, no dia 24 de junho de 2012, George morreu e sua espécie foi extinta do mundo.

5 - Rinoceronte-negro-do-oeste

Esse animal era vítima de uma caça bastante desenfreada. Os ambientalistas até tentaram criar leis de proteção, para tentar salvar esse animal. Mas a subespécie de rinoceronte-negro foi declarada extinta oficialmente, em 2011. E nesse caso, ela realmente foi extinta. Já as outras subespécies de rinoceronte-negro também estão em um perigo crítico.

6 - Mergulhão-de-alaotra

Essa era uma ave endêmica, dos lagos de Madagascar. Ele era um pequeno pato de mergulho e era bastante abundante. Mas esse animal foi perdendo seu habitat e predação, por peixes carnívoros de espécies não nativas. Foram eles quem extinguiram os mergulhões-de-alaotra, em 2010.

7 - Foca-monge-das-caraíbas

Nos séculos 1700 e 1800, os animais dessa espécie foram caçados de maneira bastante intensa. Sua gordura era usada como óleo para lâmpadas e máquinas, e por isso, o animal era bastante procurado.

O último exemplar da foca-monge-das-caraíbas foi visto em 1952. Mas, em 2008, essa espécie passou a ser considerada oficialmente extinta. O desaparecimento dessas focas também significa o desaparecimento de um espécie de inseto, que só vivia dentro do nariz desses animais.


Próxima Matéria
Via   Vox     Tec mundo  
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest