icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


7 espécies de morcegos peculiares que vão te surpreender

POR Diogo Quiareli EM Mundo Animal 31/08/20 às 11h24

capa do post 7 espécies de morcegos peculiares que vão te surpreender

Os morcegos estão entre os animais mais espetaculares do planeta. Eles são os único mamíferos voadores e há mais de 1,3 mil espécies deles ao redor do mundo. Isso quer dizer que 25% de todas as espécies de mamíferos catalogadas no mundo são morcegos. Há quem diga que esses seres são criaturas malignas e que precisam ser exterminadas. No entanto, estão totalmente erradas. Os morcegos fazem controle de pragas, são polinizadores e espalham sementes de frutas por todos os lados. Isso porque a maioria dos morcegos come frutas, insetos e pequenos animais. Apenas três espécies vivem exclusivamente de sangue, ou seja, apenas 0,002%.

Os morcegos polinizam mais de 700 plantas. Muitas delas são utilizadas por nós como alimentos ou medicamentos. Além disso, essas sementes espalhadas contribuem na recuperação florestal. Segundo os pesquisadores, em casa metro quadrado de uma floresta, há entre 12 e 80 sementes que foram deixadas por morcegos. E foi pensando um pouco mais sobre esse universo dos morcegos que decidimos trazer essa matéria para você, caro leitor. Confira conosco algumas das espécies mais peculiares que vão te surpreender.

Aproveite o momento para compartilhar com seus amigos e, sem mais delongas, confira conosco a seguir.

Espécies peculiares de morcego que vão te surpreender

1 - Epomops buettikoferi

Mesmo parecendo, esse não é um cachorro voador. Na verdade, é uma espécie de megabat comedor de frutas da ordem Chiroptera. Essa espécie é encontrada no Senegal, Guiné-Bissau, Serra Leoa, Guiné, Libéria, Costa do Marfim, Gana e Nigéria.

2 - Ectophylla alba

Esses pequenos morceguinhos tem apenas 3,7 a 4,7 centímetros de comprimento. Eles são encontrados na América Central e no Caribe. Esses animaizinhos costumam ficar em folhas de bananeira, onde se esconder e se protegem.

3 - Niumbaha superba

Essa espécie mais se parece com um pequeno panda voador e também vive na África. No entanto, são bastante raros. Até hoje, apenas cinco exemplares foram encontrados desde sua descoberta em 1939.

4 - Raposa gigante voadora dourada (Acerodon jubatus)

Existem alguns pequenos, mas por outro lado, uns bastante grandes. Esse morcego peculiar é enorme. Raposas Voadoras têm uma envergadura de asas de 1,5 metro de ponta a ponta. Essa espécie é endêmica da Ásia.

5 - Hypsignathus monstrosus, os morcegos-martelo

Apesar de ter monstrosus no nome, essa espécie é totalmente inócua para os humanos. Isso porque se alimentam de frutas. O focinho estranho possui câmaras que ressoam para que suas vocalizações atraiam fêmeas. Sendo assim, só os machos possuem uma aparência estranha.

6 - Euderma maculatum

Esse também é conhecido como "spotted bat", ou morcego malhado. A espécie vive no México, Estados Unidos e Canadá. Sua alimentação é a base de insetos, geralmente mariposas e grilos.

7 - Ametrida centurio

Essa espécie mais parece uma caricatura e pode ser encontrada nas Américas do Sul e Central. Os pequenos costumam se alimentar apenas de frutos.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento. Aproveite para fazer um tour pelas curiosidades do nosso site.


Próxima Matéria
Via   Hypescience  
avatar Diogo Quiareli
Diogo Quiareli
Geminiano, 26 anos, goiano. Amante de música pop, fã de Katy e Luan.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest