7 espécies de tubarões bizarras que você adoraria conhecer

POR Mateus Graff    EM Mundo Animal      13/12/17 às 16h01
foto de destaque

Tubarão ou cação é o nome dado vulgarmente aos peixes de esqueleto cartilaginoso e um corpo hidrodinâmico pertencente à superordem Selachimorpha. Sabe-se que os tubarões estão vivos no planeta Terra a muitos anos, mais ou menos há 400 milhões de anos atrás. Bom, você é do tipo de pessoa que tem medo de tubarões?

O animal realmente dá medo, ainda mais quando estamos falando das espécies bizarras. Algumas espécies são até bonitinhas e inofensivas, mas o que nós vamos mostrar para vocês nessa matéria é algo realmente assustador. Então, caros amigos, confiram agora a nossa matéria com as 7 espécies de tubarões bizarras que você adoraria conhecer:

1 - Tubarão fantasma

O tubarão fantasma também pode ser conhecido como tubarão elefante, devido ao formato do seu 'nariz'. Esses animais podem crescer até 1,2 metros e apesar de possuírem a classificação de tubarão, esses animais também pertencem a subclasse conhecida como Holocephali. Além disso eles podem ser encontrados na costa Australiana e da Nova Zelândia.

2 - Tubarão megamouth

O megamouth tem uma boca maciça, com grossos lábios de "borracha" que lhe dão uma aparência diferente de qualquer outro tubarão. Na verdade, essa espécie é tão única que é classificado em sua própria família distinta. Ele faz parte do grupo seleto de tubarões planktivorous, que alimenta principalmente o plâncton. Como seus companheiros, o tubarão-baleia e o tubarão basking, é um alimentador de filtro.

3 - Tubarão wobbegong

Os Wobbegongs são realmente estranhos. Eles tem padrões complexos de pele que atuam como camuflagem. A espécie é predadora e gosta de se esconder pacientemente no fundo do mar para apanhar suas presas. Seu focinho curto e contundente é alinhado aos bigodes que atuam como órgãos sensoriais para detectar movimentos na água e encontrar presas.

4 - Tubarões sawshark

Existem seis espécies de sawshark no mundo. Embora cada espécie varie em características físicas, habitat e biologia, todas as seis espécies tem um focinho longo alinhado com dentes que parecem serras compridas. Eles usam o focinho para desenterrar crustáceos escondidos na areia. O sawshark pode nadar em água doce e salgada, fazendo dele uma espécie única.

5 - Tubarão goblin

O tubarão goblin ou tubarão duende é uma criatura pré-histórica que mora nas profundezas dos oceanos. Essa é a espécie de tubarão mais antiga do planeta, que datam de 125 milhões de anos atrás. O seu focinho em formato de pá permite ao animal sentir ou detectar os seus alimentos, mas sem dúvida alguma sua característica mais marcante é a enorme mandíbula projetada. Esses animais podem ser encontrados em todo o mundo, da Austrália ao Golfo do México.

6 - Tubarão frill

Já foi pensado que essa espécie estava extinta, mas um exemplar foi visto em 2007. Esses tubarões raramente são vistos pelo homem pelo fato de gostarem de viver a 1,5 km de profundidade. O que faz essa espécie bizarra é que ela não evoluiu as características físicas e tem uma estrutura de um tubarão de 350 milhões de anos atrás. Os corpos desses tubarões tem folhos ao longo das bordas de suas brânquias e seus dentes crescem em linhas verticais.

7 - Tubarão frade

Essa espécie pesa mais de 5 toneladas e mede mais de 10 metros. O tubarão frade é considerado o segundo maior tubarão do mundo, ficando atrás apenas do tubarão-baleia.

Essa espécie utiliza 5.000 rastros branqueais para filtrar o plâncton de aproximadamente 1,5 milhões de litros de água por hora. Atualmente eles vivem extremamente ameaçados pela pesca. Podem ser encontrados na Costa do Golfo dos EUA, Malta e Reino Unido, já existem políticas de preservação em favor dos bichinhos.

E aí, qual dessas espécies vocês acharam a mais bizarra? Comentem!


Ei Fatos, não deixe de conferir:

2 SINAIS QUE FALTAM PARA JESUS VOLTAR - E SE FOR VERDADE

Próxima Matéria
avatar Mateus Graff
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+