icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


7 espécies fundamentais para a vida na Terra

POR Bruno Dias    EM Mundo Animal      05/03/20 às 17h15
capa do post 7 espécies fundamentais para a vida na Terra

Quem já viu Rei Leão, sabe que estamos todos em um ciclo da vida. Estamos todos conectados de uma forma tão intensa que a existência e a sobrevivência de uma espécie depende exclusivamente da existência de outras.

Os humanos podem não perceber isso por acharem que estão no topo da cadeia alimentar. Mas a extinção ou a redução da população de um organismo, por exemplo, pode afetar drasticamente todo um ecossistema. E até mesmo fazer com que a vida em nosso planeta acabe. Mostramos aqui algumas espécies fundamentais para a existência de vida na Terra.

1 - Abelhas

As abelhas são animais bastante vitais para o nosso planeta. A importância é tanta que a Royal Geographic Society, um instituto de geografia do Reino Unido, declarou que as abelhas são a espécie mais importante.

Elas são os principais polinizadores do mundo e parte fundamental no ciclo de vida de várias espécies de plantas. Além disso, nós humanos precisamos delas por 70% dos grãos que comemos.

2 - Formigas

Outro inseto, que geralmente não damos a devida importância, tem um papel muito importante para a vida em nosso planeta. As formigas são encontradas em todos os continentes, menos na Antártida. Elas têm vários papéis, desde a circulação de nutrientes no solo até espalhar as sementes e ingestão de outros insetos. Esses insetos são tão importantes, que cientistas estão estudando como as mudanças climáticas afetarão esses animais.

3 - Fungos

Os fungos podem ser descritos como um quinto reino de vida, já que não são plantas, animais, micróbios e nem protozoários. Eles são encontrados tanto na água. solo e no ar. E sua importância é por seu papel de recicladores de nutrientes naturais do nosso planeta. Algumas espécies de fungos até conseguem absorver metais nocivos, como o mercúrio.

4 - Fitoplâncton

Esse microrganismo tem um papel inversamente proporcional a seu tamanho. Eles produzem dois terços de todo oxigênio atmosférico do planeta. Se eles não existissem, o oxigênio existente seria bem menor e criaria um ambiente bastante desconfortável. Além desse papel importantíssimo, ele também é a base de várias cadeias alimentares marinhas.

5 - Morcegos

Os morcegos também são responsáveis pela polinização e regulação dos insetos. Várias espécies diferentes desse animal formam um nicho ecológico que garante que culturas prosperem. Com uma população de morcegos saudável, milhões podem ser economizados em pesticidas. A existência desses animais é um bom sinal para dizer que um ecossistema está em equilíbrio.

6 - Minhocas

Animais bem pequenos parecem ter um importância bem grande. As minhocas são chamadas de engenheiras do ecossistema. São elas que arejam e enriquecem os solos enquanto reciclam o material orgânico. E mesmo tendo um papel fundamental para a existência de vários ecossistemas, várias espécies delas são ameaçadas por causa do desmatamento.

7 - Primatas

Eles são os nossos parentes biológicos vivos mais próximos. E com eles é possível coletar várias informações a respeito da biologia humana. Além disso, os primatas são vitais para a biodiversidade. E também para várias florestas tropicais, onde eles desempenham o papel de jardineiros fazendo com que as sementes sejam espalhadas por todo território.


Próxima Matéria
Via   MSN  
Imagens MSN
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest