• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 espécies velozes mais assustadoras do mundo

POR Bruno Dias    EM Mundo Animal      07/01/20 às 12h11

O reino animal é extremamente fascinante e amplo. Uma simples e rápida observação no meio, nos faz ficar com diversas pulgas, atrás da orelha. Isso porque existe tanto o que aprender, o que estudar ou apenas ver, que não sabemos por onde começar. Estudiosos do mundo inteiro dedicam suas vidas aos estudos dos animais.

Alguns chamam a atenção por causa de suas aparências um tanto exóticas. Outros, por conta de sua alimentação, comportamento ou velocidade. Felizmente, a maioria delas não tem o ser humano como presa. E talvez por isso, nunca paramos para ver o quão rápidas elas realmente são. Então, mostramos aqui as espécies mais velozes.

1 - Caracol de arado

Velocidade parece não combinar muito com um caracol. Mas o caracol de arado é o mais rápido do mundo. Esse animal surfa tal qual um surfista humano. Ele usa seu pé para pegar as ondas. Depois que ele consegue pegar sua presa, o caracol a rasga e devora, já que esse animal é um caçador e não um comedor de algas.

Mesmo não surfando, o caracol pode se movimentar a 2,5 centímetros por segundo, usando seus minúsculos pés. O caracol de arado é originário do sul da África do Sul e, geralmente, anda em grandes grupos, para saquear os restos da vida marinha morta. Eles conseguem detectar o cheiro de carne podre, e quando detectam, surfam até o alimento.

2 - Mabeco

Comparado com o mabeco, também chamado de cão-selvagem-africano, os lobos são lentos. Essa é uma espécie nativa da África e é o membro selvagem mais rápido da família dos cães. O animal consegue abater presas bem maiores que ele. E isso se deve, não apenas a caça em grupo, mas também por causa de sua velocidade.

Pesquisadores já registraram velocidade chegando até 70 quilômetros por hora. O mabeco tem uma aparência parecida com a de um pastor alemão. E sua velocidade não dá a menor chance de suas presas escaparem. A principal presa do mabeco são os antílopes.

3 - Baleia-comum

Ela é a baleia mais rápida do mundo e a segunda maior baleia e espécie animal do mundo. Por mais que não seja de se surpreender que animais grandes possam ser muito rápidos, essa baleia é uma verdadeira corredora. Ela consegue passar de 40 quilômetros por hora.

Esse animal se alimenta de pequenos organismos como por exemplo, crustáceos e peixes pequenos. Em todo planeta, acredita-se que existam apenas 100 mil dessas baleias nos oceanos. Elas são uma espécie em extinção.

4 - Guepardo

O guepardo, que também é conhecido como chita, é colocado como o mamífero mais rápido de todos. Mas na verdade ele é apenas o mamífero terrestre mais rápido. O animal tem características incríveis e aparentemente incompatíveis. Como por exemplo, velocidade e força bruta.

Esse gato consegue correr a 100 quilômetros por hora, buscando suas presas. Ele usa até a sua cauda quando está no ar saltando. Os guepardos estão por todo o continente africano.

5 -  Tubarão-mako

O tubarão-mako é o mais rápido entre as espécies que tem um corpo aerodinâmico e extremamente musculoso. Ele pode chegar a 74 quilômetros por hora e o animal pode ser encontrado nos oceanos do mundo todo.

Ele pode capturar presas maiores do que ele mesmo. Além de sua velocidade, ele pode saltar até nove metros no ar para comer aves marinhas, lulas e mamíferos menores. Esse animal pode ser tão veloz por causa, em parte, por sua pele afiada de dentículos.

6 - Macaco pata

Esse macaco é o primata mais rápido da Terra. Ele é originário da África Oriental e Ocidental. Eles são grandes e conseguem atingir velocidade de 50 quilômetros por hora.

Esses macacos não são apenas rápidos. Eles também são muito sociáveis, vivendo em grupos, que podem ser feitos de até 60 fêmeas e um macho. Os animais têm uma cauda longa para se equilibrar, um pelo dourado, cinza e branco e seu físico lembra um pouco, o de um cachorro. Com sua velocidade esse macaco consegue voar de seus predadores.

7 - T. gigantea

A aranha mais rápida do mundo também é uma das maiores. Mas, felizmente, ela não é uma das mais mortais quando se trata de interação com seres humanos. Essa aranha se move a oito metros por segundo. Isso pode não parecer muito rápido, mas para um animal desse tamanho isso é bastante. Quem olha para ela verá apenas um borrão com pernas.

Essa aranha é original da Europa, Ásia Central e Norte da África. A espécie até foi colocada no Guinness Book, por ser a mais rápida do mundo.

Próxima Matéria
Via   Toptenz  
Imagens Youtube
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+