• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 esportes surreais que foram extintos

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      03/07/19 às 18h34

Se você é um apaixonado por eventos esportivos, com certeza, já percebeu que existe uma diversidade imensa de modalidades. Muito além do futebol, basquete ou vôlei, os maiores eventos do gênero apresentam diversas modalidades, algumas até peculiares. Assistindo aos Jogos Olímpicos você verá alguns esportes que nunca nem tinha ouvido falar antes, mas que ainda assim, reúnem diversos torcedores.

Há os esportes populares em todo o mundo, e também têm aquelas modalidades mais regionais, como os jogos de inverno, por exemplo. Alguns desses esportes existem há dezenas de anos, outros surgiram recentemente. Mas o fato é que, independentemente da modalidade, os esportes atraem multidões desde o começo dos tempos. Especialmente por ser uma forma de entretenimento e atividade.

Todo mundo gosta de torcer por alguma coisa. Mas em meio a tantos esportes que já existiram, há alguns que já não são mais praticados atualmente. Confira a seguir, 7 esportes surreais que foram extintos.

1 - Corridas de carruagem

Os esportes de corrida são bastante populares hoje em dia. Sendo assim, temos corridas de carros, motos, bicicletas e tantas outras. Mas uma modalidade de corrida não vista mais é a corrida de carruagem. Esse esporte foi muito popular na Grécia e Roma antigas. Carruagens eram puxadas por até quatro cavalos ao redor de um percurso de 8,4 quilômetros. As ruas ficavam desertas para o evento, que reunia grande parte da população para ver de perto e torcer pelos seus pilotos. A menção mais antiga escrita sobre as corridas de carruagem é encontrada na Ilíada, de Homero.

2 - Justa

Você muito provavelmente já viu esse esporte medieval em filmes. A luta brutal acontecia entre dois cavaleiros vestidos com armaduras, montados em cavalos, armados com lanças afiadas. Os primeiros torneios eram baseados em lutas simuladas, como um exercício de treinamento para um combate real. Mas a Justa acabou se tornando muito popular durante o século XV, e evoluiu para combates sangrentos, onde os cavaleiros se atacavam com o intuito de derrubar o oponente ou destruir o seu escudo. O esporte foi proibido no século XVII, para dar espaço a esportes menos violentos.

3 - Corridas de trilhos

A percursora dos esportes de corridas surgiu nos Estados Unidos, no começo do século XX. As corridas de pista de tábua reuniam motociclistas, que corriam desordenadamente em trilhos circulares de madeira. Não demorou muito para que o esporte se tornasse um espetáculo para os americanos. No entanto, as corridas de trilhos eram um esporte muito perigoso, onde as pistas eram apelidadas de "assassinas". As motos usadas nessas corridas eram construídas para chegar à altas velocidades, mas não tinham freios, o que consequentemente resultava em graves acidentes. Não apenas os pilotos se feriam, como os espectadores também. O esporte foi extinto durante a Grande Depressão, nos anos de 1930. Contudo, acabou abrindo caminho para outras corridas populares até hoje.

4 - Camping

Não, não estamos falando sobre o passatempo de acampar ao ar livre. O camping era um jogo de bola medieval que forma a base para os jogos modernos de futebol. Os jogos reuniam grupos de até 15 jogadores. O jogador pegava a bola e saia correndo, passando pelos adversários até levar a bola para o lado oposto do campo. Algo bem parecido como futebol que conhecemos hoje. Uma das primeiras menções ao camping na história, remonta do século XIV.

5 - Arremesso de raposa

Não é difícil imaginar o motivo desse esporte cruel ter sido extinto. O arremesso de raposa foi um esporte muito popular entre a nobreza europeia. Isso entre os séculos XVII e XVII. Raposas e outros animais eram soltos em uma grande arena cheia de estilingues espalhados pelo chão. Os jogadores ficavam à espera dos animais nas extremidades do campo e tinha que capturar algum deles e o arremessar para o alto. O time com o lance mais alto era o vencedor. Embora o esporte seja terrivelmente cruel aos animais, a prática foi considerada gentil o bastante para que mulheres também pudessem participar.

6 - Knattleikr

O Knattleikr foi um antigo esporte nórdico, praticado pelos Vikings da Islândia. Muito parecido como lacrosse moderno, os jogadores usavam paus para acertar uma bola de madeira rumo ao alvo. Os jogadores de cada equipe eram emparelhados em pares, e tinham que se manter um do lado do outro durante toda a partida. As regras do jogo eram bem liberais, tudo era permitido, até atingir o seu rival com o bastão e jogá-lo no chão, contando que o seu time ganhasse tudo era válido. Não era incomum que jogadores morressem durante um jogo de Knattleikr.

7 - Pankration

O Pankration era um esporte que unia uma espécie de boxe com luta livre. As únicas proibições eram morder o adversário ou arrancar os olhos, nariz ou boca. Fora isso, tudo era permitido. O que fez do Pankration um esporte muito sangrento e violento. Para os gregos, o esporte era uma demonstração de força e técnica. Inicialmente, os participantes lutavam nus e com os corpos banhados no óleo. Depois, foram introduzidas bandagens nas mãos e antebraços. A luta só chegava ao fim quando um lutador morresse ou reconhece a derrota.

E você, já tinha ouvido falar de algum desses esportes? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+