• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 estados da água que você nunca conheceu

POR Arthur Porto    EM Ciência e Tecnologia      26/08/19 às 18h18

Na natureza, podemos encontrar a água em três estados físicos: líquido, gasoso e sólido. Até onde sabemos, existem apenas esse três, certo? Errado! Existem vários outros estados, até mesmo alguns que nem sabíamos que existiam. Você acredita que existe água em ? Sim, isso mesmo, água em pó.

Nao, nao estamos loucos. E sim, sabemos que nesse momento você pode estar pensando: "como isso é possível?" Bem, isso depende de diversos fatores. A temperatura e a pressão são alguns, por exemplo. Confira, agora, sete estados físicos estranhos da água.

1. Gelo-VII

Quando moléculas de água congelam e se transformam em gelo, eles podem se organizar em diferentes estruturas de cristal. Tal organização ocorre de acordo com a temperatura e a pressão durante o congelamento. Em suma, o gelo de água comum é chamado de gelo Ih, gelo um-h, e suas moléculas se alinham formando hexágonos.

Entretanto, como sabemos, não existe apenas um tipo de gelo. Além do famoso gelo seco, existe outro que foi descoberto recentemente. É o gelo-VII. No caso do gelo-VII, os átomos de oxigênio estão dispostos em forma cúbica. O que é extremamente diferente do gelo de água comum.

O Gelo-VII foi descoberto preso no interior de diamantes que se formavam a mais de 600 quilômetros abaixo da superfície terrestre. Loucura, né?

2. Água em pó

A água em pó foi criada em 1968. Cada partícula do pó contém uma gotícula de água rodeada por sílica modificada, a substância que compõe a areia da praia. A cobertura de sílica previne que as gotículas de água se combinem e formem um líquido. O resultado é um pó fino que absorve gases, que se combinam quimicamente com as moléculas de água para formar o que os químicos chamam de hidrato.

3. Água supercrítica

Em suma, para que a água atinja tal estado físico, ela precisa ser pressurizada e aquecida acima de sua pressão e temperatura críticas (ponto crítico), passando a ter propriedades intermediárias entre um gás e um líquido.

4. Água de plasma

O plasma, hoje, é conhecido no mundo da ciência como o quarto estado físico da matéria. De acordo com especialistas, esse estado físico é formado quando uma substância no estado gasoso é aquecida até atingir um valor tão elevado de temperatura que faz com que a agitação térmica molecular supere a energia de ligação que mantém os elétrons em órbita do núcleo do átomo.

Quando tal processo ocorre, a substância se torna uma massa disforme, eletricamente neutra e formada por elétrons e núcleos dissociados. Agora, onde encontramos água de plasma? No planeta Gliese 1214 b, por exemplo. A temperatura extremamente alta e a alta pressão do planeta fazem com que a água se aqueça e se comprima tanto que, no final, se torna plasma.

5. Ponto triplo da água

Os três estados físicos da matéria podem coexistir em equilíbrio num sistema, em certas condições de temperatura e pressão. Assim, quando o encontro destas três fases ocorrem simultaneamente em uma mesma substância, o fenômeno recebe o nome de ponto triplo (ou ponto tríplice). Cada substância ou solução tem seu ponto triplo e para atingi-lo são necessárias condições muito específicas de pressão e temperatura. A água, por exemplo, alcança seu ponto triplo a uma temperatura de 0,01 °C (que, na escala Kelvin corresponde a 273,16 graus) e pressão de 611 Pa, exatamente.

6. Gelo superiônico

O Laboratório Nacional Lawrence Livermore (LLNL, na sigla em inglês), financiado pelo Departamento de Energia dos EUA, foi o responsável por criar o gelo superiônico. Além disso, o gelo também conhecido como gelo XVIII. Em suma, gelo superiônico se forma quando a água assume um estado incomum, em que uma camada sólida de oxigênio coexiste com hidrogênio líquido. Esse estado ocorre apenas sob pressões extremamente altas - de entre um milhão e quatro milhões de vezes a da atmosfera ao nível do mar.

7. Gelo amorfo

Quando a água congelada é submetida a uma pressão 10.000 vezes maior do que a pressão atmosférica normal, a ordem das moléculas sofrem um colapso e o gelo se transforma em gelo amorfo, com uma disposição aleatória das moléculas de água.

Próxima Matéria
Via   List Verse  
Imagens List Verse
Arthur Porto
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+