• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 estranhas línguas que ainda são faladas no mundo

POR Gustavo Camargo    EM Curiosidades      31/01/18 às 14h01

Se você já tentou aprender inglês, certamente já sabe que a aprendizagem de uma nova língua é muito difícil. Até mesmo com o inglês, que tem uma estrutura frasal mais simples do que o português. São necessários várias meses de dedicação para alguém ser semi-fluente.

A língua de uma determinada sociedade não serve apenas para comunicação, mas, como muitos linguístas e antropólogos defendem, ela molda e informa toda a visão do mundo de um indivíduo. Linguagem e cultura andam lado a lado na construção de cada sociedade. Por esse motivo, existem alguns idiomas, que são quase impossíveis de entendermos, já que suas culturas estão foram da nossa compreensão. Bom, nós da Fatos Desconhecidos separamos 7 estranhas línguas que ainda são faladas no mundo. Confira:

1 - Archi

Perto do mar, no sul da Rússia, existe uma pequena aldeia chamada Archib. Com uma população de apenas 1.200 habitantes. O local é o último ponto no mundo onde o Archi é falado. Mesmo que tenha suas semelhanças com as outros dias línguas da região, Archi é considerado um idioma único.

2 - Yupik

Yupik é usado para descrever cinco línguas, falada pelos residentes da Sibéria e no oeste do Alasca. Cada uma dessas linguagens são semelhantes, mas possuem suas diferenças. Se duas pessoas da região se encontrarem pode não ser capaz o entendimento mútuo. Mas por causa da estrutura da frase e sons fonéticos similares, eles ainda podem continuar conversa básica.

3 - Sentinela

A língua sentinelese é interessante por um único motivo, não sabemos nada sobre ela. Em um mundo que quase todo pedaço de terra já foi explorado, ainda existe uma pequena ilha no oceano Índico que nenhum estranho já pôs o pé. Isso por que eles não são muito amistosos com visitantes, e podem disparar flechas em desconhecidos.

4 - Silbo Gomero

A língua Silbo Gomero pode ser uma das linguagens mais exclusivas e únicas das mais modernas do mundo. Enquanto a maioria delas incorpora sonos complexos, com consoantes, verbos. A linguagem Silbo é simples, é uma linguagem de apito. La Gomera é em grande parte montanhosa e os assobios permitem que os habitantes se comuniquem através de grandes distâncias. Se você gritar sobre um barranco, o som pode chegar ao outro lado, mas as palavras provavelmente serão confusas e distorcidas, sem significado.

5 - Pirahã

A linguagem Pirahã do Brasil é a última do seu tipo. Até onde temos informação, todos os idiomas similares na região foram extintos. A Pirahã é provavelmente umas das linguagens mais simples existente, com dez e doze fonemas (sons). Não há palavras para cores, e alguns nativos parecem poder se comunicar sem palavras, traduzindo o tom fonético das palavras em uma série de zumbidos e assobios.

6 - Rotokas

A linga Rotakas é considerada a mais simples do mundo, e é encontrada em Papua Nova Guiné. Como a Pirahã, acredita-se que tenha apenas cerca de 12 fonemas, e como não há variações tornais entre eles, seu alfabeto tem apenas 12 letras. Como se não fosse o suficiente, eles também não possuem fonemas nasais.

7 - Taa

A língua de Taa é uma das línguas de Khoisan, mas nesse bolo de dialetos conflitantes ela consegue se destacar. Taa tem mais fonemas falados do que qualquer outra língua no mundo. Alguns linguistas estimam que o número de consoantes existentes nesse dialeto chega em 164.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

Próxima Matéria
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+