icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 estranhas regras de etiqueta na hora de fazer uma refeição em alguns cantos do mundo

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      01/08/18 às 15h08
capa do post 7 estranhas regras de etiqueta na hora de fazer uma refeição em alguns cantos do mundo

Muitas coisas dizem mais sobre nós do que as palavras que usamos na hora de nos apresentar. A forma com que nos vestimos, como nos portamos em determinadas situações, a maneira como tratamos os outros e, é claro, como nos portamos à mesa. A maneira com que você se senta, come e bebe é capaz de revelar muito mais do que você imagina sobre você mesmo. Por esse motivo, muitas pessoas investem tempo e até dinheiro para aprenderem regras de etiqueta na hora de fazer uma refeição. No entanto, o que acreditamos ser o correto em nosso país pode ser algo totalmente ofensivo em outro lugar do mundo.

É por esse motivo que sempre nos recomendam estudar sempre o modo com que determinado país age antes de o visitarmos. Algumas etiquetas alimentares de outros lugares podem ser vistas como estranhas por nós, ou o contrário. Pensando nisso, nós da Fatos Desconhecidos resolvemos trazer essa matéria para vocês. Buscamos e listamos algumas regras estranhas de etiqueta na hora de fazer uma refeição em alguns cantos do mundo. Aproveite para compartilhar com seus amigos e, sem mais delongas, confira conosco e surpreenda-se.

1 - Não termine tudo o que foi servido

Por aqui, não é bom deixar comida sobrando no prato. Você provavelmente já foi repreendido por fazer isso alguma vez na vida e muitas vezes por seus pais. No entanto, isso é diferente na China. No país, acreditam que limpar o prato significa que ainda se está com fome e que o anfitrião não lhe ofereceu comida o suficiente. Isso soa como um grande insulto para eles. No entanto, se tiver no Japão, por exemplo, isso é visto como falta de respeito com a comida oferecida.

2 - Nunca coloque o hashi na posição vertical

Se estiver fazendo uma refeição no Japão, tenha cuidado para não deixar o hashi na posição vertical. Certifique-se de manter os pauzinhos juntos, paralelos à borda de sua mesa e bem à sua frente. No país, durante um funeral, uma tigela de arroz da pessoa que faleceu é mantida a frente do caixão com os pauzinhos colocados por cima, desta forma. Você não será aceitado em um estabelecimento se fizer isso.

3 - Não recuse bebida

Se você está na Rússia e te oferecem bebida, significa que você é um amigo confiável. Se você recusar, é visto como um falso. Se está em um estabelecimento, é considerado uma má pessoa caso recuse uma bebida ofertada. Geralmente é vodka pura, sem gelo, pois a adição do mesmo é considerada impura.

4 - Use o garfo da maneira correta

A comida na Tailândia chama a atenção pela fama de ser bem gostosa. Você vai querer experimentá-la assim que chegar no país. No entanto, quando se está de frente a uma tigela do arroz, deve seguir as etiquetas na mesa. Num jantar, será oferecido alguns tipos de talheres e você tem que saber qual usar para cada tipo de comida. O garfo, no entanto, é utilizado apenas para cortar os pedaços de uma comida, não podendo jamais entrar em sua boca.

5 - Não vire o peixe

Depois de terminar uma parte do peixe, você provavelmente vai querer virá-lo. Isso é algo extremamente normal. No entanto, na China, mais precisamente no sul do país, você não deve fazer isso. Quando você vira um peixe no lugar, você está querendo dizer que o barco do pescador virará. Os mais supersticiosos nem chegam a comer a parte debaixo do mesmo quando servido.

6 - Receba a bebida com duas mãos quando oferecida por uma pessoa mais velha

Os coreanos se destacam pelo respeito aos mais velhos. Sendo assim, quando lhes oferecem uma bebida, os mais novos costumam levantá-la com as duas mãos. Se você quer conquistar os corações dos coreanos, sabe que fazer agora, né? Além disso, quando se sentam a mesa, os coreanos têm o hábito de esperar até que o mais velho comece a comer e ainda mantém o mesmo ritmo.

7 - Etiqueta do café

A maioria das pessoas começa o dia servindo-se de um bom café. No entanto, na cultura beduína da Jordânia, o café é considerado algo muito importante. Existem algumas regras que devem ser seguidas na hora de tomá-lo. Homens e mulheres são separados e observam enquanto o anfitrião prepara a bebida. Em seguida, é oferecido a cada convidado o café em uma pequena xícara. Essas são normalmente passadas de volta para a bandeja. A bebida ainda é servida da direita para a esquerda e uma pessoa não pode beber mais de três xícaras.

E aí, você sabia sobre essas coisas? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.


Próxima Matéria
Via   Wonderlist  
avatar Diogo Quiareli
Diogo Quiareli
Geminiano, 26 anos, goiano. Amante de música pop, fã de Katy e Luan.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest