icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 evidências que o cérebro distorce as coisas ao nosso redor

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      03/10/18 às 19h21
capa do post 7 evidências que o cérebro distorce as coisas ao nosso redor

Nosso cérebro é uma grande 'máquina' da qual ainda sabemos tão pouco. É incrível como um órgão tão pequeno, se comparado com o tamanho de nosso corpo, consiga ser responsável por tantas funcionalidades e processe tantas informações simultaneamente. Nosso cérebro é tão poderoso que nem mesmo o melhor computador do mundo já criado poderia substitui-lo.

Entretanto, algumas dessas suas funções podem nos parecer muito estranhas ou originar coisas que podemos não compreender bem o porquê. A maioria de nós possui uma xícara ou um prato favorito para comer. No entanto, é possível que essas pessoas não saibam que existe verdadeiramente um motivo para isso. Hoje, listamos para vocês algumas evidências de que o cérebro pode distorcer as coisas e que você provavelmente não sabia que isso acontecia. Confira!

1 - Nossos olhos podem mudar o sabor da comida

Uma pesquisa revelou que os utensílios em que são servidas comidas e bebidas podem alterar o sabor e o cheiro dos alimentos. O chocolate quente, por exemplo, é mais saboroso em um caneca ou copo de cor laranja ou creme. A geleia de morango fica mais atraente se servida em um prato branco. E isso justifica porque escolhemos uma xícara ou um prato preferido.

2 - A mão direita parece mais longa do que a esquerda

Segundo estudos, a mão direita pode parecer, em média, até cerca de 3 cm mais longa. Isso devido a ilusão de que você pode alcançar um objeto mais rapidamente quando você a usa para isso. Muitas pessoas usam a mão direita, e acredite, não é apenas por conveniência ou um hábito. Entretanto, isso só se aplica aos destros. Os canhotos não sentem tal diferença.

3 - Nos vemos no futuro como um estranho

Todos nos conhecemos aquele certo senso de urgência que temos sobre o futuro e como nós precisamos nos preparar para ele. Entretanto, muitas vezes ao invés de fazermos o que é necessário para atingirmos nossos objetivos, acabamos sentados em frente à TV, vendo nossa série favorita ou tomando uma xícara de leite quente.

E isso acontece porque quando pensamos sobre nós mesmos no futuro, nosso cérebro nos representa como um estranho. É como se alguém fosse lidar com nossos problemas devido a procrastinação de hoje, ou que esse ser estranho brilhantemente mudaria toda a situação. De todas as formas, não será você. Assim, as pessoas se permitem fazer certas coisas como cometer atos imorais, adiar coisas importantes ou levar um estilo de vida pouco construtivo.

4 - Nosso cérebro não distingue nem mesmo as mudanças mais óbvias

O cérebro tenta nos proteger não processando todas as informações que recebemos continuamente. Isso é chamado de cegueira por desatenção. Se você olha uma foto por algum tempo, por exemplo, e depois acaba se distraindo, quando você olhar novamente para a foto você não notaria nem mesmo as mudanças mais óbvias.

5 - Nossos acertos são usados muitas vezes como desculpa para concessões

Um estudo reuniu dois grupos de pessoas que estavam de dieta e tinha alcançado um resultado significante através disso. O primeiro grupo foi elogiado, enquanto os resultados do segundo foram ignorados. Após isso, foi oferecido a eles uma escolha: uma maça ou um chocolate. 85% no primeiro grupo escolheram o chocolate, enquanto no segundo grupo apenas 58% fizeram o mesmo.

Nosso cérebro adora encontrar razões para nos encorajar a fazer certas coisas, e isso pode ser um grande passo rumo ao fracasso de objetivos. Imagine o mesmo cenário com pessoas que estejam tentando se livrar do uso de drogas. Certas concessões poderiam fazer com que eles retornassem para seus velhos hábitos.

6 - Quanto menor a autoestima mais bonito o ambiente

Em um experimento foram mostradas três fotos de celebridades. Uma delas era a foto real, a outra recebeu uma edição, sendo que a pessoa da foto aparentava estar mais gorda, enquanto que na terceira imagem, também editada, a pessoa aparentava estar mais magra. Às pessoas foi questionado qual delas era a foto real. Independente do sexo, se a pessoa que estava respondendo estivesse satisfeita com sua imagem e não tivesse algum tipo de "problema" relacionado a isso, então ele conseguiria escolher a foto verdadeira de primeira.

Entretanto, caso a pessoa estivesse preocupada com excesso de peso ou com a magreza, por exemplo, então ela escolheria a foto contrária a sua própria imagem. Dessa forma, concluiu-se que nossos olhos distorcem a realidade sob a influência de nossos próprios complexos. Uma vez que nos parece que todos ao nosso redor estão privados de nossas "desvantagens".

7 - O cérebro não distingue a realidade da imaginação

Nossos cérebros respondem aos nossos pensamentos e as nossas ações da mesma forma. Em um experimento, cientistas pediram a um grupo de pessoas para tocar piano e para um outro tocar o instrumento mentalmente. A reação cerebral daqueles que tocaram mentalmente e daqueles que de fato o fizeram foi exatamente a mesma.

Em um outro experimento, os cientistas pediram algumas pessoas para apresentarem e comerem uma refeição que não existia. Eles teriam que agir como se de fato estivessem verdadeiramente se alimentando, incluindo a mastigação e deglutição de comida. Como resultado, os participantes afirmaram que a experiência lhes reduziu significativamente a sensação de fome.

Nossos pensamentos e bem estar estão interligados. As reações químicas em nosso organismo ocorrem independentemente se a situação é ou não real. Assim, imagine-se sendo uma pessoa muito feliz e dessa forma você poderá tornar seus dias muito mais felizes.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.


Próxima Matéria
avatar Jesus Galvão
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest