icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 exemplos de como eram os tratamentos médicos no século XV que vão te fazer dar graças a Deus por estar em 2016

POR Magno Oliver EM Curiosidades 23/12/16 às 15h25

capa do post 7 exemplos de como eram os tratamentos médicos no século XV que vão te fazer dar graças a Deus por estar em 2016

Você sabia que ainda existem tratamentos médicos de séculos anteriores que são usados até hoje por especialistas? Aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já exibimos para você quais são eles.

Cirurgias plásticas, procedimentos com robôs, impressoras 3Ds, a medicina evoluiu bastante de uns anos para cá. Mas se você ver como eram os tratamentos médicos no século XV vai se assustar bastante.

Os tipos de prótese para o corpo, os meios de tratamento para correções na coluna, confira alguns exemplos de como eram os tratamentos médicos no século XV que vão te fazer agradecer  por estar em 2016.

1 - As próteses para o corpo

No passado, as próteses para pessoas que sofriam fraturas ou perda de membros eram fabricadas em materiais bem precários. Esse modelo de mão de 1800 era feito de madeira. Uma imagem para você refletir o quanto a produção de próteses avançou bastante.

2 - Macas/cadeiras de roda

Em 1915, as macas e cadeiras de rodas eram unificados e funcionavam com um mesmo propósito. O nome dado pela ala médica ao utilitário era "carrinho para inválidos". Ela tinhas as rodas gigantes da cadeira de rodas e o formato de uma maca de hospital para o paciente se locomover sentado.

3 - O método do cobertor molhado

Agradeça muito por existir remédios que diminuem a sua agitação, camisas de força e até soníferos. No século XIX, para impedir os pacientes psiquiátricos de se mover ou ficarem agitados, os médicos os enrolavam em cobertores molhados e uma toalhinha na testa para ficarem calmos.

4 - Tratamento para corrigir problemas na coluna

Se hoje temos aparelhos modernos, bolas medicinais e métodos menos indolores, agradeça muito por não viver no século XIX em que os tratamentos para corrigir os problemas na coluna eram feitos com um método que enrola o corpo do paciente. O tratamento para a escoliose foi inventado pelo ortopedista norte-americano Dr. Lewis Sayre.

5 - As cadeiras para parto

Levante as mãos para o céu e agradeça por existirem doulas, parto normal, parto cesário e a anestesia seguida da cirurgia. No século XVIII, os partos eram feitos em cadeiras como esta da imagem que tinham até apoio ajustável para as costas.

6 - As roupas de proteção contra radiação

Se hoje podemos contar com máscaras de proteção, coletes antirradiação e roupas tecnológicas, , em 1918, as coisas não eram bem assim. Essa roupa exibida na imagem mostra como era o equipamento de proteção contra radiação.

7 - Os tratamentos para raquitismo

Se hoje podemos contar com fortes remédios que combatem a falta de vitamina D, em 1925 o tratamento para pessoas com a doença era bem precário. Por ser uma doença causada pela mineralização inadequada em ossos em crescimento, os pacientes eram submetidos a bronzeamento artificial para substituir a exposição ao sol durante o inverno.

O que você achou destas imagens dos tratamentos antigos na Medicina? Mande seu comentário para gente!


Próxima Matéria
Via   diply     businessinsider  
Imagens auntyacid
avatar Magno Oliver
Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest