icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


7 experiências fascinantes que aconteceram por acidente

POR Gustavo Camargo EM Experiências 05/03/18 às 15h26

capa do post 7 experiências fascinantes que aconteceram por acidente

A todo momento experiências e testes são feitos por cientistas em todo o mundo. De uma simples tentativa podem ser descobertas várias coisas fascinantes que podem até mesmo mudar a história da humanidade.

Na grande maioria das vezes, fazer ciência requer um planejamento cuidadoso e bilhões de reais. Com tanto estímulo o ser humano pode ser um incrível modelo de criação capaz das mais absurdas façanhas. O fato é que em alguns casos há descobertas que uma experiência pode trazer apesar do resultado inesperado. Foi pensando exatamente nisso que nós da Fatos Desconhecidos trouxemos 7 experiências fascinantes que aconteceram por acidente. Confira:

1 - Radioatividade e obesidade

Cientistas queriam descobrir a velocidade que uma pessoa ganha e perde células de gordura. Quando o peso de um indivíduo muda, não é alterado o número de células de gordura, elas só se esvaziam ou se preenchem com quantidades diferentes de gordura. Mesmo que o número seja o mesmo, estudiosos queriam saber se nós criamos novas para substituir as que morrem, ou se mantemos as mesmas para sempre.

Para descobrir isso experiências com animais foram feitas, com alimentos radioativos. Isso resulta em um DNA radioativo, e pesquisadores podem acompanhar detalhadamente a velocidade com que ele desaparece do corpo. Por questões éticas cientistas não podem pedir para que pessoas comam alimentos radioativos. Entretanto, EUA e os soviéticos já fizeram o trabalho sujo de radiar toda a comida em todos os lugares durante os anos de 1950 com seus teste nucleares, de modo que o DNA radioativa já estava nas pessoas. Ao olhar para esses pessoas eles foram capazes de perceber que nosso corpo aumenta o número de células de gordura até o final da adolescência.

2 - Dinheiro ganhado e futuro melhor

Se do dia para a noite você ganhasse uma quantidade exorbitante de dinheiro? Quão bem de vida seus filhos e netos seriam? Para nosso azar, tal proeza não é lá uma coisa tão fácil de acontecer. Bom, foi exatamente isso que aconteceu no estado americano da Geórgia em 1832. Quando o governo georgiano roubou um monte de terra dos nativos, eles decidiram que a coisa mais justa a se fazer seria colocar o nome das pessoas e fazer um sorteios. Para muitas pessoas essa era uma ótima oportunidade para mudar de vida.

Bom, o fato é que economistas analisaram o histórico de todas as pessoas que foram sorteadas e descobriam que a obtenção de muito dinheiro não fez diferença na escolaridade, alfabetização. Aqueles que não tiveram a sorte de ganhar enviaram seus filhos normalmente para a escola, e todo mundo teve quase o mesmo destino.

3 - Ordem de mérito

Usando um grupo de estudantes de igual capacidade e dando para a metade deles mais reconhecimento acadêmico, ele irão se sair melhor? A resposta é não. Algumas vezes deve ser considerado que "as vezes as pessoas só estão tendo um dia ruim". Devemos lembrar que testes e exames são complicados.

Cientistas analisaram alunos que fizeram um exame para um Certificado de Mérito e foram comparados as notas. Os estudiosos consideraram que aqueles que estavam próximos da média eram aleatoriamente propensos a passar.

4 - Risco e grana

Se você é um pesquisador e quer ver o comportamento das pessoas em situações que elas perdem muito dinheiro, vai se deparar com algumas limitações. O fato é que você não pode colocar o dinheiro real das pessoas em perigo. O que fazer então? Bom, cientistas usam programas de TV. O programa americano Deal Or No Deal, já foi usado como proposito de tal pesquisa. Uma das conclusões foi que homens são mais propensos a correr ricos envolvendo dinheiro.

5 - Gêmeos e genes

Uma das grandes dúvidas do ser humano é quanto da nossa personalidade é resultado da "natureza ou criação". Para isso foi estudado gêmeos idênticos que foram adotados por famílias diferentes quando crianças. Em Minnesota, Pesquisadores começaram a investigar as diferenças e semelhanças entre gêmeos que foram separados. Foi descoberto que as crianças eram bastante propensas a serem iguais em personalidades, interesses e atitudes. O mais incrível foi que os gêmeos separados eram tão semelhantes quanto aqueles que cresceram juntos.

6 - Paisagem e sociedade

Pessoas tem sido deslocadas de suas civilizações por muito tempo, mas o que aconteceria se você tirasse uma sociedade de pessoas, as dividisse e colocasse-as em um monte de lugares diversos, com recursos diferentes? Ao fazer isso pesquisadoras descobriram que aqueles que focaram em ilhas com recursos mais escassos tendiam a criar sociedades mais violentas e militaristas.

7 - Doenças sexualmente transmissíveis

Deixar pessoas doentes de propósito não é lá uma coisa muito ética, não é mesmo? Por isso não é tão surpreendente assim que o primeiro estudo de caso documentado de um vírus transmitido por insetos que foi passado para outra pessoa por meios sexuais tenha surgido por engano. O biólogo americano Brian Foy acabou com o que ele acreditava ser dengue. Sua esposa não tinha saído de Colorado, e acabou desenvolvendo os mesmos sintomas de seu marido. O fato é que a espécie de mosquito que transmite a dengue não existia por lá. Sendo assim, o casal percebeu que haveria de ter outro tipo de transmissão. Um tempo depois eles chegaram a conclusão de que a doença era zika e foi transmitida pelo sexo.

E aí, o que acharam da matéria? Tinham conhecimento dessas experiências? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.


Próxima Matéria
Via   Hypescience     Listverse  
avatar Gustavo Camargo
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest