• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 experimentos científicos que foram baseados em super-heróis

POR Toni Nascimento    EM Curiosidades      17/04/19 às 14h48

Você já parou para pensar por que gostamos tantos dos super-heróis? Assim como semi-deuses, eles possuem habilidades que adoraríamos ter. Ou seja, são versões super-poderosas que nós adoraríamos ser. Apesar disso, tudo é muito subjetivo. A maioria de nós fica satisfeito em entrar no mundo dos super-heróis através dos quadrinhos, cinemas, livros ou jogos. Os heróis imperam no mundo da imaginação, e satisfazem esse nosso desejo de ser superior, além daquilo que já somos. Ainda assim, existem aqueles que levam esse desejo para outro nível.

Tudo bem, nós talvez nunca chegaremos a ser super-heróis de fato, como os da imaginação. Ainda assim, a ciência pode se inspirar nesse universo para descobrir coisas novas. A ciência possui um histórico de empréstimos de ideias da ficção, como lasers, telefones celulares, jet packs, impressoras 3D e até mesmo helicópteros. Pensando nisso, a Fatos Desconhecidos listou sete experimentos científicos que foram baseados em super-heróis.

1 - Teias do Homem-Aranha

Você já pensou em como a teia do Homem-Aranha pode ser útil. Ela aquenta uma grande quantidade absurda de peso e adversidades, e poderia ser muito útil na vida real. Por isso, muitos experimentos científicos já tentaram criá-la na vida real, inclusive da teia das próprias aranhas. Pesquisadores da Universidade de Wyoming decidiram que seria muito mais fácil juntar genes de aranha em cabras e coletar a seda de seu leite.

2 - Exosqueleto

Um traje igual ao do Homem de Ferro ainda está muito distante da nossa tecnologia, porém, exoesqueletos já estão sendo criados para soldados americanos. Há tempos muito se vem pesquisando maneiras de permitir que os militares carreguem todos os seus equipamentos por longas distâncias e, ao invés de tornar o equipamento mais leve, eles estão tornando os soldados mais fortes.

Os trajes funcionam como uma estrutura para tirar um pouco da mancha da coluna e dos membros dos soldados. Há também potencial para criar exoesqueletos, que podem ajudar a reabilitar pacientes com mobilidade limitada ou até mesmo, ajudar os paralisados.

3 - Mutantes

Os X-Men são seres humanos com alterações genéticas, que os tornam seres humanos geneticamente modificados, ou seja, mutantes. Ainda estamos longe de ter ossos de adamantium ou soltar laser pelos olhos, porém, o estudo genético evoluiu. Hoje, teoricamente, já somos capazes de fazer certas alterações no DNA humano.

4 - Manipulação temporal

Personagens como Thor e Tempestade conseguem controlar os raios, ela especificamente o clima. Seria muito útil para nós, humanos, poder controlar o tempo e suas nuances. Por exemplo, durante a Guerra do Vietnã, houve um programa de pesquisa secreto chamado Operação Popeye com o objetivo de modificar o clima. Seu objetivo era estender a estação das monções sobre a trilha de Ho Chi Minh, na esperança de impedir o inimigo.

5 - Super soldados

Steve Rogers era um homem fraco, até que o exército americano o transforma em um super soldado, o Capitão América. A DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency), em 2013, reservou US$ 44,5 milhões para desenvolver "sistemas biológicos que cruzam múltiplas escalas de arquitetura e função biológica. Eles também estavam olhando para o campo da optogenética, que envolve a manipulação da atividade neural para essencialmente controlar o comportamento. Quem sabe daqui uns tempos tenhamos super-soldados.

6 - Supervisão

O Gavião-Arqueiro não tem um super-poder, porém, ele possui supervisão. A ciência vem buscando forma de deixar os seres humanos com supervisão, assim como o herói e os próprios gaviões e águias. Alguns cientistas já investem nesse tipo de pesquisa, o objetivo seria o equivalente a mudar de 480p para 4k.

7 - Invisibilidade

Apesar de parecer totalmente distante, a ciência procura desenvolver realmente a invisibilidade. O desenvolvimento de certos materiais pode abrir o caminho para que as capas de invisibilidade se tornem uma realidade, manipulando a luz que entra em contato com elas e, se pudermos fazer isso, então talvez um dia seremos capazes de manipular a luz o suficiente tenhamos uma aparência completamente diferente. Tudo, talvez, usando apenas tecnologia holográfica.

E aí, o que você achou dessas possibilidades? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Para você que adora os super-heróis, aquele abraço.

Próxima Matéria
Via   What Culture  
Imagens Disney Fox Sony
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+