• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 experimentos modernos perturbadores

POR Isabela Ferreira    EM Ciência e Tecnologia      10/07/17 às 17h34

Que a tecnologia avança de forma frenética, não é novidade pra ninguém. É muito provável que algo que parece impossível se transformar em realidade hoje, amanhã já exista. Embora isso seja reflexo de avanços significativos na medicina, por exemplo, ainda sim, tem seu lado negativo. Muitos cientistas não medem esforços para colocar suas teorias em prática, mesmo que isso vá contra alguns crivos morais e éticos.

Muitas histórias de ficção científica já não ficam apenas nas telas de sua TV. Alguns experimentos vem utilizando animais e até mesmo humanos, para testar situações e desenvolver coisas que parecem até mesmo absurdas. Pensando nisso, separamos 7 experimentos realizados que de certa foram, são perturbadores. Confere aí!

1 - Ratos com a mente controlada

Quem foi que disse que nunca seria possível controlar a mente? Bom, testes realizados pela Universidade Estadual de Nova York, conseguiram controlar ratos de laboratório por meio de um computador, enviando sinais elétricos para seus cérebros. Cientistas afirmam que esse pode ser um grande avanço, pois estes animais futuramente,poderão ser utilizados para realizar serviços perigosos e difíceis para um humano.

Como ainda está em desenvolvimento, esta técnica é capaz de captar sinais com apenas 460 m de distância, mas tudo indica que essa distância poderá ser aumentada bastante. Tal tecnologia pode sim ter seu lado bom, mas não podemos negar o risco que a humanidade corre, caso nossas mentes também pussam ser controladas...

2 - Ressuscitação de cães

No ano de 1940, alguns cientistas divulgaram um vídeo mostrando cães degolados, mas que ainda eram mantidos vivos. Por mais louco que pareça, esses cientistas afirmaram que conseguiram tal façanha com a ajuda de um sistema artificial de circulação de sangue, e criaram essa espécie de cães zumbis.

A verdade é que esta não foi a única vez que experimentos do tipo foram feitos. No ano de 2005, cientistas americanos mataram alguns cães por meio de uma drenagem de todo o sangue de seus corpos, e em seguida, o substituíram por soro fisiológico com oxigênio e açúcar.

A Universidade de Pittsburgh (EUA), realizou em experimento que conseguiu ressuscitar alguns desses cães 3 horas depois de terem morrido, com a ajuda de transfusão de sangue e choque elétrico. A maioria acordou como se nada tivesse acontecido. A pesquisa apontou que futuramente, pode ser que pessoas com hemorragias muito graves possam se beneficiar de um tratamento parecido.

3 - Ventres artificiais

Cientistas já foram capazes de criar um útero artificial que ajudou alguns cordeirinhos prematuros  a continuarem seu desenvolvimento. Agora a intenção é desenvolver um ventre artificial, com o objetivo de aumentar a taxa de sobrevivência de bebês prematuros, bem como sua qualidade de vida, já que muitos deles acabam sofrendo de paralisia cerebral ou doenças respiratórias.

A questão é que, caso seja possível que os bebês humanos possam se desenvolver sem o útero, pode ser que muitas mulheres optem por substituir o nascimento natural por isso, seja por questões de saúde, ou mesmo por vaidade, o que de forma geral, não seria muito bem aceito. Porém, a tecnologia poderia ajudar até mesmo mulheres estéreis ou casais homossexuais.

4 - Quimeras humanas

Para quem não sabe, quimera foi um ser mitológico que possuía cabeça de leão, corpo de cabra e a cauda de serpente. Mas, o que seriam então as quimeras humanas? Bom, são os organismos que possuem células de dois indivíduos. Já existem algumas, mas são totalmente humanas, porém, cientistas foram capazes de criar quimeras humano-animal.

A intenção é injetar células-tronco em embriões de animais, para "fabricar" órgãos humanos que seriam capazes de ser implantados em pessoas que precisam, urgentemente, de um transplante. Pode ser uma boa ideia, mas este seria um procedimento que implicaria em diversas questões éticas, e poderia ainda, ser prejudicial ao organismo.

5 - Vida Artificial

No ano de 2010, cientistas anunciaram que conseguiram desenvolver em laboratório uma forma artificial de vida. A real intenção era criar algo que fosse capaz de ajudar a combater problemas mundiais, como doenças e poluição por exemplo. A questão é que isso pode acabar se transformando em um problema para nós, já que corremos o risco de desenvolver algo que não entendemos suficientemente bem, e isso pode acabar se voltando contra nós. Pode parecer uma teoria de conspiração, mas é um risco real.

6 - Transplantes de cabeça

Parece mais uma ideia maluca e impossível, mas a verdade é que isso já foi possível em camundongos. Um cientista conseguiu reparar com perfeição, as cordas espinhais cortadas de um camundongo. Este cientista ainda pretende, junto com seu grupo, testar as mesmas técnicas em cães.

Este é mais um experimento que meche com questões éticas, já que assim como muitos órgãos, o cérebro pode ser rejeitado pelo corpo receptor, e aí, o que fazer? Sem contar que pode ser uma experiência traumática, pois a pessoa teria uma identidade totalmente diferente, e estaria mais propensa a desenvolver doenças.

7 - Poções do amor

Parece ser algo típico de filmes de ficção científica, mas a verdade é que cientistas estão estudando a possibilidade de usar o hormônio oxitocina (conhecido como hormônio do amor, já que é liberado quando estamos perto de nossos parceiros e dá sensação de felicidade) para ajudar no desenvolvimento dessa poção.

Se isso for realmente possível, muitas implicações éticas surgiriam a partir daí. Como você seria capaz de utilizar algo do tipo para forçar alguém a se apaixonar por você? Seria algo totalmente involuntário, e o sentimento não seria real.

E então pessoal o que acharam? Conhecem algum outro experimento do tipo que não fi mencionado nessa matéria? Diz aí pra gente nos comentários!

Próxima Matéria
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+