• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 experimentos sociais que não saíram como planejado

POR Diogo Quiareli    EM Entretenimento      20/12/17 às 14h39

Estamos a todo o momento lidando com inovações e a cada dia surgem diversas coisas para melhorar nossas vidas. Se pararmos para observar o nosso cotidiano de anos atrás, nos assustamos com a evolução tecnológica. Essa evolução tem como finalidade facilitar nossas tarefas diárias, tornando a vida cada vez mais prática. Cientistas e grandes marcas se dedicam a realizar experimentos sociais para quase tudo, desde levar água tratada para as pessoas, até medir e controlar a velocidade dos veículos nas cidades. Mas infelizmente algumas não saem como planejadas e acabam se tornando um verdadeiro fracasso, ultrapassando as leis da lógica e nem mesmo grandes estudiosos entendem o resultado.

Pensando um pouco mais sobre o assunto, a redação da Fatos Desconhecidos resolveu pesquisar alguns exemplos de experimentos sociais que não saíram como planejados e trouxemos o resultado para vocês, caros leitores. Caso saibam de algum outro exemplo que não listamos aqui, comenta pra gente. Aproveite e já compartilhe com seus amigos, temos a total certeza de que eles vão gostar. Sem mais delongas, confiram com a gente.

1 - "Feira" aberta e sem vigilantes

Essas feiras costumam ser mais comuns em estradas e funcionam da seguinte forma: qualquer pessoa pode chegar e pegar alguma coisa, seja flores, frutas ou legumes. No local existe uma plataforma com o preço de cada produto, as pessoas então devem colocar o dinheiro antes de sair com o que deseja adquirir. Ninguém fica vigiando, então tudo vai da consciência de cada um. O problema é que o resultado as vezes não é o que as pessoas esperam, pois algumas de má fé costumam pegar e não pagar. Mas, por outro lado, outras pessoas deixam até dinheiro a mais pela atitude.

2 - Medidor de velocidade

Esse projeto conta com uma câmera que registra a velocidade dos veículos que passam por ela. Os que violam o limite recebem uma carta de multa, os que respeitam recebem uma de gratidão e um convite para participar de um sorteio. Esse sorteio tem como principal prêmio o valor que os outros pagaram como multa. Esse experimento partiu da campanha publicitária Fun Theory, da Volkswagen. Antes dessa experiência, a velocidade permitida era de 32 km/h, agora é de apenas 25 km/h, o que causa muito transtorno, pois já não era alta.

3 - Reconhecimento de famosos

Esse teste consistia em mostrar que as pessoas costumam pagar caro e rapidamente por um ingresso de show, mas não reconhecem um artista pela voz, quando disfarçado. Os membros do U2, uma das bandas que esgotam shows mais rápidos se disfarçaram de artistas de rua e fizeram um show gratuito no metrô. As pessoas que passavam pelo local não os reconheciam, o que levou o teste a ser uma falha.

4 - Pinturas por pixels

O Reddit disponibilizou uma grande tela onde as pessoas poderiam fazer desenhos preenchendo apenas um pixel a cada 5 minutos. Para conseguir uma grande obra, deveria trabalhar em conjunto com outros e formar grupos. O começo foi dividido entre os que desenhavam e os que pintavam. Ainda haviam aqueles que eram encarregados de proteger a obra. O projeto durou cerca de 72 horas, o que terminou em um caos. As pessoas se atacavam e desenhavam coisas obscenas, tirando o espírito de competição saudável.

5 - Como as pessoas se veem / como são vistas

O artista forense pinta retratos de mulheres por descrições, sem vê-las. Ele pede para que elas se descrevam. Em seguida, ele pede para que outra pessoa conhecida descreva a mesma pessoa. No final, cada uma delas recebe dois desenhos mostrando como elas se veem e como os outros a veem. O projeto visava elevar a auto-estima, mas no final mostrava que elas exageravam na hora de se auto criticar, o que deixava muitas para baixo.

6 - Músicas no Táxi

Um motorista de Táxi mudou o estilo musical diariamente durante uma semana. Com isso, ele pôde observar como isso afetava o comportamento dos passageiros. Durante as músicas de rock, os passageiros agiam de uma forma, quando mudava para o pop, de outra. A maioria se recusava a ouvir rap. O problema disso é que se torna uma coisa ruim para alguns clientes, pois existem pessoas que não curtem determinado estilo musical.

7 - Origem das pessoas

Um teste reuniu 67 pessoas para fazer um teste de DNA completo e descobrir suas origens. Quase todos eles tinham certeza a respeito de suas raízes. O teste revelou que nenhuma delas era representativa de uma raça ou grupo étnico que acreditavam ser. A maioria eram portadores de genes e nacionalidades que nem desconfiavam.

E aí, o que achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos.

Próxima Matéria
Via   ADME  
Diogo Quiareli
Geminiano, 24 anos, goiano.
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+