• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 explicações antigas estranhas para fenômenos naturais

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      03/10/18 às 20h09

Se pensarmos em alguns fenômenos naturais como clima e astronomia, a maioria das pessoas tem um conhecimento relativo sobre o assunto. Pessoas que dizem que a Terra não está ficando mais quente e acham que o efeito estufa não está acontecendo sempre existiram, mas é impossível refutar isso.

Nos dias atuais, as mudanças climáticas e os fenômenos naturais têm suas explicações científicas e irrefutáveis. As pessoas de antigamente podem não terem tido o conhecimento para explicar os fenômenos da maneira que conseguimos explicá-los hoje. Listamos aqui alguns fenômenos e suas explicações dadas pelos antigos.

1 - Eclipse solar

Hoje em dia o eclipse é um evento esperado por todos, mas antigamente ele era um presságio de destruição. Os gregos acreditavam que coisas ruins viriam depois que o eclipse passasse.

A ideia, em algumas culturas, era de que uma criatura estava tentando devorar o sol. Para os chineses era um dragão e os vietnamitas tinham a certeza de que era um sapo gigante. Na mitologia hindu, o eclipse do sol é engolido acidentalmente pela cabeça decapitada de um demônio.

2 - Cometas

Os cometas já dizimaram uma espécie e podem dizimar a nossa também em algum momento. Para os gregos e romanos, quando um cometa aparecia era profecia de algum evento importante seja ele bom ou ruim. Depois do assassinato de Júlio César, um cometa apareceu logo depois validando as alegações de divindade. Mas em outras vezes ele foi considerado presságio somente de coisas ruins. E mesmo nos tempos modernos, algumas pessoas ainda acreditam que os cometas têm significado sobrenatural.

3 - Erupções vulcânicas

Os havaianos tinham muitos deuses e o complicado de ter muitos deuses é que eles estão sempre brigando, o que é uma boa maneira de se explicar o inexplicável. As erupções vulcânicas podem ter sido explicadas na mitologia havaiana assim. A história conta que Pelé, a deusa do Kilauea, teria incendiado uma floresta como um ato de vingança contra sua irmã Hi'iaka. Pelé jogou o corpo do amante de Hi'iaka na cratera de Kilauea, e quando Hi'iaka tentou cavar para tirá-lo, ela enviou pedras voando no ar.

4 - Aurora Boreal

O nome "aurora" e "borealis" veio dos gregos que pensavam que as luzes que estavam no céu eram a deusa da aurora andando em sua carruagem no céu. Segundo o Telegraph, os indígenas Sami, da Escandinávia e de algumas partes da Rússia, acreditavam que essas luzes eram as almas dos mortos, tanto que os Sami ficavam em casa com medo que as luzes os levassem.

As pessoas da Groenlândia pensavam que as luzes eram as almas dos bebês que eram nascidos mortos.

5 - Trovão

Na mitologia nórdica, Thor cavalga pelo céu em uma carruagem que é puxada por duas cabras quando as rodas rolam pelo céu. As pessoas da Terra escutam os trovões e quando fazem faíscas as pessoas veem raios. E os relâmpagos podem ser criados também com o seu martelo.

Mas existem também outras explicações de outras culturas. Os gregos pensavam que era uma arma de Zeus, e eles construíam seus templos em lugares que eram atingidos por raios para que as pessoas pudessem fazer pedidos aos deuses.

6 - Furacões

Esse fenômeno que destrói casas e mata pessoas era para os chineses causado por ferozes reis dragões que vivam embaixo do mar em palácios feitos de cristal. E os furacões aconteciam quando os reis dragões rompiam a superfície da água e voavam para o ar.

Para os gregos, eles eram causados pelo deus Poseidon que amaldiçoou a cidade de Atenas depois de perder uma batalha para a deusa da inteligência.

7 - Tornados

Os povos antigos antigos tinham sua explicação para tornados. A tribo Kiowa, de Oklahoma, acreditava que eles eram causados por um criador de tormentos místico chamado Cavalo Vermelho. Ele era um equino quase completo e tinha sua cauda como de uma cobra e quando ele chicoteava seu rabo, o tornado se fazia.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+