• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 explicações para as maiores ilusões de ótica que viralizaram na internet

POR Isabela Ferreira    EM Curiosidades      19/06/18 às 17h00

Quem é que nunca se pegou tentando interpretar uma ilusão de ótica? Em termos técnicos, ela pode ser definida como uma técnica utilizada para "enganar" o sistema visual humano, fazendo com que vejamos algo que não existe, ou que está presente mas de um modo completamente diferente daquilo que enxergamos. E olha... A internet está cheia de ilusões do tipo.

Por exemplo, você deve se lembrar do famoso vestido, que ficou popular entre todos os cantos do mundo. Enquanto alguns o enxergavam nas cores preto e azul, outros viam dourado e branco. Mas existem diversas outras ilusões que já nos deixaram completamente intrigados. Pensando nisso, nós aqui da Fatos Desconhecidos separamos abaixo 7 explicações para as maiores ilusões de ótica que viralizaram na internet. Confere aí!

1 - Kendall Jenner parece ter perdido uma perna

No início do ano, uma revista publicou uma foto em que aparecem Kendall Jenner, Kylie Jenner e Hailey Baldwin, após o Globo de Ouro. Sim, a foto está realmente linda, a não ser por um detalhe... Onde está a outra perna de Kendal? Pra onde foi? Bem, depois de muito mistério, usuários da internet encontraram a  solução.

A perna que faltava estava sob o vestido dela o tempo todo. Se você observar bem, dá pra ver o formato que o tecido adquire com a perna. Ela aponta o joelho para um lado e torce o corpo para outro. De fato, é uma pose estranha, mas tá explicado.

2 - Tinta ou óleo?

Esta imagem se tornou viral há algum tempo atrás, após um estudante de arte postá-la em seu Instagram. É realmente confuso observar a foto. Ao mesmo tempo em que você tem certeza de que é óleo, as coisas já se misturam e dá impressão de que é tinta. Mas e aí, qual a resposta para isso afinal de contas?

Tudo não passa de tinta branca, as pernas da modelo estão completamente secas. O mais engraçado é que ela disse que tudo foi feito despretensiosamente. Tinha acabado de sair de uma aula de artes, e decidiu tirar uma foto: "Eu tinha tinta branca no pincel e coloquei linhas aleatórias em minhas pernas. Acabou sendo uma imagem completamente confusa para a internet".

3 - Azul e preto ou branco e dourado?

E como poderíamos nos esquecer do polêmico vestido? Impossível! Mas por que ele se parece diferente para as pessoas? Originalmente, a imagem foi postada no Tumblr por uma cantora escocesa, após enviar a imagem para as amigas e todas discordarem sobre a cor. Mas e aí, qual a verdade por trás disso?

Pois bem, o vestido é realmente azul e preto. Agora, a ciência que explica os motivos para a confusão pode ser um pouco complicada, mas vamos lá. Para que o cérebro consiga determinar uma cor, ele depende de dois fatores: a cor do objeto de fato, e a cor da fonte de sua luz.

Neste caso, a imagem foi superexposta à luz, o que significa que ela influenciou na cor em que vemos o objeto, ao mesmo tempo em que algumas de suas partes também estavam na sombra. Dependendo da reação do seu cérebro é possível ver o vestido mais exposto à luz ou à sombra, por isso pessoas enxergam cores diferentes.

4 - Há um espelho na imagem e as formas são reflexos

Chamada de "Ilusão Cilíndrica Ambígua", a técnica foi desenvolvida pelo professor da Universidade de Meiji, Kokichi Sugihara. Se você reparar, as peças em primeiro plano apenas estão sendo refletidas em um espelho, mas apresentam formas completamente diferentes. Como isso é possível?

Basta observar o vídeo e a resposta fica mais clara. Pausando por volta do segundo 15, é possível enxergar a verdadeira forma do objeto. Sugihara descreve que são cilindros ambíguos, possuindo as bordas superiores onduladas. Dessa forma, dependendo do ângulo pelo qual você olha a composição, o cérebro corrige o formato da imagem para que ela se pareça ou com um quadrado, ou com um círculo. Incrível, não acha?

5 - Consegue ver todos os 12 pontos de uma vez?

Esta é uma das ilusões de ótica que mais intrigou as pessoas. Existem 12 pontos pretos na imagem, mas grande parte daqueles que passou pelo teste não conseguiu enxergá-los todos de uma vez. Quem sabe contando um por um fique fácil de identificar, mas na composição, não é possível ver todos eles.

Tudo  isso pode ser explicado porque nossa visão periférica não é lá essas coisas. Os pontos que ficam nas extremidades entram e saem de nosso campo de visão, como se nem mesmo existissem, ou ficassem piscando de acordo com a forma que movimentamos nossos olhos.

Quando o preto é misturado com o cinza, os efeitos para o fenômeno simplesmente se agravam. Nosso cérebro tende a preencher as informações, sem necessariamente ser fiel ao que está ali. Segundo o cientistas de visão Derek Arnold: "Isso pode neutralizar o ponto preto borrado que está fisicamente ali".

6 - E aí, o que isso parece pra você?

Ao olhar, parece ser apenas uma parede de tijolos, não é mesmo? No máximo, encontramos uma pedra ali no meio, mas até aí tudo certo. Ou não... Olhe de novo!

Há um charuto ali no meio! Sim, se não mostrássemos a forma destacada é provável que você levasse mais de 5 minutos para identificar o erro. Isso acontece porque o charuto acaba se misturando, parecendo uma sombra, enquanto sua ponta parece ser uma pedra. Estranho!

7 - Rosa e branco ou verde e cinza?

E depois da polêmica do vestido, ainda precisamos lidar com o tênis que para uns parecia rosa e branco enquanto para outros, parecia verde e cinza. E aí, o que você enxerga?

É rosa! Assim como o vestido, podemos colocar a culpa na iluminação por ter provocado o efeito visual. Se você observar a foto que causou confusão, perceberá que a parte de baixo da mão que segura o tênis tem uma cor diferente, sugerindo que a iluminação foi aumentada artificialmente.

E então pessoal, o que acharam? Ainda tinham dúvida sobre alguma dessas ilusões de ótica? Conhecem o segredo de outras? Compartilhem com a gente aí pelos comentários!

Próxima Matéria
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+