• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 falhas comuns do pensamento humano

POR Lucas Curado    EM Ciência e Tecnologia      30/01/18 às 16h21

Nosso cérebro é algo complexo e cheio de mistérios, porém, de pouco a pouco nós estamos descobrindo cada vez mais coisas sobre ele. A mesma coisa vale para nossa mente. Por sua complexidade, nossa mente muitas vezes acaba nos pregando peças. Isso é uma forma de resposta ao meio externo. Um exemplo disso é quando falamos que algo vai dar errado e realmente dá errado.

Hoje a Fatos Desconhecidos traz para você um pouquinho mais sobre as "peripécias" do nosso pensamento. Muitas vezes adotamos essas reações e atitudes como uma forma de autopreservação e em defesa de nós mesmos, contudo, as vezes isso pode fazer mais mal que bem. Nós nem nos damos conta disso, mas hoje você conhecerá 7 falhas comuns do pensamento humano.

1 - Falácia do apostador

A falácia do apostador é quando nós tendemos a acreditar que eventos passados afetam diretamente eventos futuros quando não tem relação nenhuma de causa e efeito. Por exemplo, você joga um moeda para cima 5 vezes e as 5 vezes ela dá "cara". A quarta vez cairá "cara" ou "coroa"? Não se sabe! Contudo, muitas pessoas tendem a acreditar que, com certeza, cairá cara, mesmo podendo cair coroa...

2 - Reatividade

Se você está em seu trabalho e vê (ou pensa) que seu chefe está te observando, existe uma tendência de você se comportar diferente. Pessoas se comportam diferente quando são vigiadas. Isso se mostrou, inclusive, uma dificuldade dentro de grupos de pesquisa, já que os participantes não podem ter influências externas.

3 - Pareidolia

Sabe quando você olha para uma nuvem ou outro objeto inanimado e vê uma imagem? Isso é pareidolia. A atribuição de significados em imagens ou sons aleatórios. Um exemplo de pareidolia é o teste de Rorschach, desenvolvido para tirar proveito desse aspecto do cérebro. (Ah, a imagem acima é um ralo)

4 - Profecia Auto-realizável

Sabe quando você fala que algo não vai dar certo e você acredita nisso... E no fim não da certo mesmo? Bem, muitas vezes isso é o que é chamado de profecia auto-realizável, ou seja, ao acreditar nisso, você diminui seus esforços... Você acaba realmente falhando no que havia se proposto em fazer. O oposto pode acontecer também, por isso é tão importante um pensamento positivo.

5 - Mentalidade de rebanho

A mentalidade de rebanho é uma forma da pessoa se sentir mais segura e evitar conflitos, especialmente dentro de uma maioria ou um grupo. Essa "zona de conforto" é obtida atrás da aceitação das opiniões e comportamentos de um determinado grupo. Esse tipo de mentalidade explica diversas tendências na moda, música, entre outras coisas, e pode se dizer que isso está bastante presente na sociedade.

6 - Reatância

Reatância é um palavra bonita para dizer que uma pessoa é "do contra". Em outras palavras, ela quer fazer exatamente o oposto do que foi dito a ela.

7 - Escalada no comprometimento

Se por acaso você abrir um negócio e gastar um dinheiro absurdo naquilo e depois de algum tempo perceber que seu "investimento" não tem futuro, o que você faz? Bem, muitas pessoas, pelo motivo de terem colocado tanto sacrifício ali, acabam gastando mais para manter uma "causa perdida". Ele se levam a acreditar que com um investimento "extra" o negócio vai começar a girar de novo... Sendo que a melhor opção é adotar uma politica de redução de gastos e prejuízos.

E aí, o que achou da matéria? Deixe seu comentário e até a próxima pessoal!

Próxima Matéria
Lucas Curado
Não só redator... Como também músico e compositor. Amante de um bom humor ácido e memes.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+