• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 falhas que todo mundo comete e que podem fazer hackers invadirem o seu celular

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      24/07/19 às 16h59

Hoje em dia, temos uma vida inteira dentro de um celular. É nele, que guardamos informações confidenciais, desde mensagens privadas à informações pessoais, como contatos, e-mails, contas bancárias e, às vezes, até alguns nudes. O problema é que nem sempre estamos seguros e nossas informações podem facilmente ser hackeadas.

Além disso, é através dos celulares, que muitas pessoas dão golpes. Os hackers sempre têm um jeito novo de fazer com que as pessoas caiam em golpes, fazendo coisas que, para nós, parecem simples ou sem importância em nosso telefone. Mostramos aqui algumas dessas brechas que fazemos e que podem facilitar uma invasão e fazer o nosso celular ser hackeado.

1 - Descuido

Pode parecer bobo, mas algumas pessoas realmente são bastante descuidadas com seus celulares. Elas deixam o aparelho desbloqueado, sem nenhum artifício, como senhas ou desbloqueio com a digital, de modo que qualquer pessoa consiga mexer nele. E com isso, se um hacker pegar o aparelho em mãos, ele pode ter acesso ao que quiser de maneira bastante fácil. Nesse caso, mesmo sem ser um hacker. Uma pessoa mal intencionada já consegue acesso se tiver noções básicas para manusear o dispositivo.

E nesse descuido, o hacker também pode usar um ataque, chamado Evil maid, onde ele espera que o usuário use de novo o aparelho, pois ao inserir um malware, ele consegue roubar senhas, endereços e outros dados que a pessoa tiver colocado no telefone.

2 - Atualização

Os sistemas do celular estão sempre se atualizando. E essas atualizações são, tanto para melhorar uma usabilidade para o usuário, como também para corrigir possíveis erros que não foram vistos antes.

E uma das coisas que as pessoas não fazem é atualizar o sistema, assim que o celular avisa que existe uma versão nova. E exatamente pela falta de atualização, muitos hackers aproveitam as vulnerabilidades que os sistemas operacionais, não atualizados, apresentam. Então, sempre que o seu celular te avisar de uma atualização, a faça. Afinal, elas corrigem esses buracos e fazem com que seu celular fique mais seguro.

3 - Ingenuidade

Todo mundo tem a tia que compartilha qualquer coisa no whatsapp, achando que é verdade, não é mesmo? Às vezes, podem ser nossos pais ou até nós mesmos. Quando recebemos alguns SMS, ligações ou outras formas de comunicação falando que há alguma coisa errada com nosso celular e que, para melhorar ou consertar, temos que ligar para tal lugar ou clicar em um link, na maioria das vezes, não pensamos duas vezes e já o fazemos.

Isso é uma das formas mais usadas pelos hackers para conseguir os dados das pessoas. Além disso, quando o golpe é feito por ligação, eles tendem a fazer com que o dono do aparelho acabe passando dados confidenciais por telefone, facilitando o trabalho deles.

4 - Sem antivírus

Outra coisa que os usuários fazem, ou melhor, que não fazem, é baixar antivírus em seus celulares. Mas também não pode ser qualquer um. É sempre bom ler as recomendações de fontes confiáveis como Consumer Reports, CNET e AV-TEST. Escolha também um antivírus de uma empresa de aplicativos conhecida, como por exemplo Norton, McAfee, Avast ou Bitdefender.

5 - Aplicativos

Na maioria das vezes que você instala um aplicativo, costuma não se atentar às permissões que ele pede para ter acesso em seu celular. Mesmo que os recursos que ele se propõe a ter sejam legítimos e funcionem, eles podem ter permissões para ler seus arquivos, acessar sua câmera ou escutar seu microfone.

6 - Planejamento

A maioria de nós nunca se planeja para o pior. Nunca pensamos que nosso telefone será roubado e não nos preparamos para tal situação. Mas é sempre bom se preparar porque, logicamente, se seu telefone for roubado, o hacker poderá ter acesso a suas contas e dados. Então, o melhor a fazer é sempre ter um plano para rastrear e bloquear o seu telefone.

7 - Wifi

Às vezes, pode ser melhor gastar o seu plano de dados do que se arriscar em uma rede wifi aberta. Nós podemos nem perceber que estamos sendo atacados no celular quando estamos em uma rede aberta. Mas ainda assim, qualquer pessoa pode estar bisbilhotando o que você está fazendo online.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+