icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


7 fatos assustadores sobre as doenças mais mortais do mundo

POR Toni Nascimento EM Ciência e Tecnologia 08/10/18 às 19h12

capa do post 7 fatos assustadores sobre as doenças mais mortais do mundo

Quanta segurança você acha que mantém na sua vida hoje? Nós temos a impressão que estamos seguros de todas as grandes doenças do mundo. Nós temos a tendência a ignorar todas as vezes em que o planeta Terra esteve refém de alguma pandemia. Tudo isso é uma consequência da relativa tranquilidade em que o mundo vive. Vacinas, antibióticos, antivirais e afins nos passam uma falsa sensação de segurança. A verdade é que o apesar de realmente estar mais seguro, o mundo ainda é muito frágil, assim como as pessoas. Você pode ser pego por uma doença louca e letal a qualquer momento.

Doenças como a Peste Negra já varreram grande parte da população mundial no passado, porém, você não sente medo quando vê um rato (animal responsável por espalhar a doença pela Europa séculos atrás). Além disso, se o seu gato come os ratinhos que atormentaram a sua casa, ele também pode te passar a peste bubônica e você pode morrer de uma hora para outra. Listamos 7 fatos assustadores sobre as doenças mais mortais do mundo.

1 - Os russos guardam amostras de varíola

No século 20, cerca de 300 milhões de pessoas morreram com a varíola. Depois de mais de 2 mil anos matando pessoas, o vírus mortal foi erradicado do mundo em 1980, graças a vacina. O que poucas pessoas sabem é que a Rússia mantém amostras do vírus guardado em dois laboratórios, aprovado pela Organização Mundial da Saúde. Inicialmente não era para essas amostras existirem, porém, devido aos Estados Unidos guardarem amostras de outros vírus perigosos só por "precaução", a Rússia também decidiu manter uma carta (extremamente perigosa e letal) na manga.

Se a varíola se espalhasse pelo mundo novamente hoje em dia, nós não estaríamos protegidos uma vez que a vacinação foi suspensa em 1992.

2 - Insônia mortal

Você acha que a insônia que vem lhe atingindo é passageira ou simplesmente fruto de sua ansiedade? Provavelmente sim, porém, pode ser que seja uma doença genética fatal. A Insônia Familiar Fatal é uma doença genética rara que atrapalha o seu sono, entre os 40 e 50 anos de idade, lhe avisando e antecedendo a morte. Quando os sintomas aparecem, a doença levará à morte entre 12 a 18 meses. A doença é tão rara que atinge cerca de apenas 40 famílias pelo mundo inteiro.

3 - Gripe espanhola

A gripe sazonal é um incômodo que atinge muitas pessoas pelo mundo, porém, apesar de parecer inofensiva, ela mata muita gente. São cerca de 12 mil mortes por ano. Ainda assim, ela não é nada perto da Gripe Espanhola, que matou cerca 20 a 40 milhões de pessoas em 1918. A pandemia foi uma das maiores do mundo e causa arrepio só pela sonoridade do nome. Mas nós, seres humanos, somos ousados. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) recriou a gripe espanhola em laboratório, para fins educacionais. Além disso, eles planejam enviar algumas amostras da gripe para os russos também poderem estudarem.

A pandemia da Gripe Espanhola se espalhou com tanta facilidade porque ela é transmitida para os humanos através das aves, que voam o mundo todo. Então imagine que qualquer erro com essas amostra pode levar sim a uma nova pandemia mortal.

4 - Nem todas as doenças possuem sintomas

Algumas pessoas são muito ansiosas, e costumam ficar enchendo a cabeça com várias perigosas doenças que podem as infligir. Elas costumam ficar procurando sintomas no seu corpo, no dia a dia. Agora, são para essas pessoas que esse tópico foi ressaltado: nem todas as doenças, inclusive mortais, possuem sintomas. O maior exemplo não está longe de nós: doenças cardíacas. Elas são algumas das que mais matam no mundo hoje, e pode acontecer de repente, sem nem você perceber. Por isso é importante cuidar da pressão sanguínea, como sempre medir a pressão e ter o controle dela, não fumar e manter o corpo no peso ideal.

5 - Alzheimer pode acontecer com qualquer um

Quando se fala sobre Alzheimer, todo mundo lembra de doença genética, porém, isso é um grande equívoco. É de conhecimento da medicina atual, que qualquer pessoa que tenha um cérebro possa ter a doença quando envelhecer. Além disso, não existe tratamento ou cura para a patologia, que inevitavelmente levará à morte. Então se você passar a vida inteira e conseguir sobreviver a doenças como gripe sazonal, gripe espanhola, varíola, Insônia Familiar Fatal, infarto ou AVC (só para ficarmos nas que citamos até esse momento no texto), saiba que tem uma grande chance de ser pego pela Alzheimer na velhice.

6 - A Raiva pode ficar encubada por anos

A raiva é uma das doenças mais letais do mundo e já assusta com tudo o que nós sabemos sobre ela. Mas você sabia que ela pode ficar encubada no seu corpo por meses, anos e décadas até resolver se manifestar e te levar à morte? Existem casos onde a doença se desenvolveu 4 anos, 10 anos e um caso na Índia em que chegou a aparecer só 25 anos depois.

7 - Ameba que come cérebro

Você já ouviu falar da ameba que come cérebro? Eu tenho uma péssima notícia: o nome dela é realmente literal. A ameba se encontra em rios de água doce, e se por acaso subir pelo nariz de alguém que nada nesses locais, irá direto para o cérebro da pessoa. Tal ameba habita rios de água doce de todos os continentes do mundo, menos da Antártica, pois a água é muito fria, impossibilitando a sobrevivência do organismo. No início de 2018, foi relatado um caso de uma criança na Argentina e outra no Brasil que foram pegos pela ameba.

E aí, você já sabia desses fatos assustadores? Conhece outras doenças e casos desse estilo bem bizarros? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. E para você que já está sentindo a sua hipocondria bater, aquele abraço.


Próxima Matéria
Via   G  
Imagens VIX
avatar Toni Nascimento
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest