icone menu logo logo-fatosnerd.png


7 fatos bizarros que você não sabia sobre o corpo do Gavião Arqueiro

POR Gabi Noronha EM Fatos Nerd 09/08/18 às 15h49

capa do post 7 fatos bizarros que você não sabia sobre o corpo do Gavião Arqueiro

Gavião Arqueiro é um personagem que transita pelas páginas da Marvel Comics há cerca de 50 anos. Apesar do tempo, em boa parte desse período ele foi um herói menor, sem profundidade ou importância para o universo canônico. Embora tenha sido um dos primeiros Vingadores, Clint Barton não teve tanta sorte em seu começo nos quadrinhos. Suas habilidades com o arco e a flecha não foram suficientes para que ele vingasse, até que o personagem foi esquecido e largado em algum canto. Embora as HQs, ocasionalmente, sugerissem que seus talentos se aproximavam ao sobre-humano, ele era apenas um cara comum que gostava (muito) de usar roxo.

Em 2012, o roteirista Matt Fração - junto com o desenhista David Aja e o colorista Matt Hollingsworth (e mais alguns artistas convidados) - fizeram do Gavião Arqueiro um herói novamente relevante. A equipe teve uma ideia tão simples que chega a ser brilhante: contar histórias curtas - de um ou dois arcos - e levar as aventuras para mais perto da realidade, ao menos a realidade dos quadrinhos. Graças a isso, suas histórias agora são mais "pé no chão". O personagem nem usa mais aquele uniforme brega - no máximo uma camiseta roxa. E são elementos que se encaixam perfeitamente em sua nova persona.

Já nos filmes, a primeira aparição do Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) foi em Thor. Embora tenha entrado mudo e saído calado, ele conseguiu chamar atenção dos fãs por sua postura misteriosa. O personagem só começou a aparecer de verdade em Os Vingadores, quando realmente pôde mostrar toda sua técnica com o arco e flechas. No entanto, foi apenas em A Era de Ultron que ele teve maior destaque, quando os fãs foram apresentados à sua família e sua casa.

Dando continuidade a nossa série sobre curiosidades do corpo de heróis (e vilões), saiba mais sobre Gavião Arqueiro.

1 - Pode disparar flechas mais rápido que uma arma de fogo

Quando o Gavião Arqueiro está no campo de batalha, uma das coisas mais impressionantes que consegue fazer é disparar flechas numa rapidez fora do comum. Para se ter ideia, uma pessoa só precisa apertar o gatilho para disparar uma arma de fogo. No entanto, as etapas para lançar uma flecha são bem mais longas. É preciso pegá-la, ajeitá-la no arco, puxar a corda e só então ela é liberada. Mas, de acordo com o Manual Oficial do Universo Marvel, Clint consegue fazer todos esses movimentos em questão de segundos. Segundo sua biografia, ele é capaz de atirar seis flechas ao mesmo tempo em que uma pessoa dispara um tiro.

2 - Reflexos acima de média

O Manual Oficial do Universo Marvel também revela que Clint Barton possui reflexos superiores aos de 98% dos humanos. Em uma zona de conflito, a rápida percepção dos eventos à sua volta lhe permite desviar de projéteis e manter a postura para continuar os disparos de flechas. Dessa forma, ele consegue durar mais tempo nas batalhas, como vimos em Os Vingadores e A Era de Ultron.

3 - Acrobata profissional

Clint e seu irmão Charles foram mandados para o orfanato depois que seus pais morreram em um acidente de carro. Porém, cansados de ir de um lar adotivo a outro, eles fugiram da instituição. Encontraram abrigo em um circo viajante, onde Clint foi treinado pelo Espadachim original e por Trick Shot. Com o tempo, ele se tornou Gavião Arqueiro, o maior atirador do mundo. Ele podia acertar qualquer alvo e improvisar seus tiros. No período em que ficou no circo, ele também treinou com acrobatas, se especializando na arte e aderindo à sua habilidade com o arco. Assim, Clint aprendeu a disparar flechas enquanto realiza manobras no ar.

4 - Capaz de manusear qualquer arma

Clint Barton é especialista em arco e flecha, mas não significa que ele ignore outras armas. Ele também aprendeu a manusear as variações do arco: longo, curto ou composto. Junto a esses, ele também sabe usar katanas, blades, facas, nunchsku e basicamente qualquer uma que cair em suas mãos. Contudo, seu domínio mais impressionante é do escudo do Capitão América, o qual ele sabe manusear perfeitamente.

5 - Visão fora do sério

Para ser um arqueiro, contar apenas com a sorte não basta. Por isso, o mínimo recomendável é ter uma boa visão. No caso de Clint, embora seja humano, sua vista é considera extraordinária. O próprio personagem confirma isso em Secret Avengers Vol. 3 #14. Clint comenta o quanto sua visão é superior à de outras pessoas, algo que o ajuda muito na hora de lançar as flechas. Ele também possui uma espécie de memória visual; com isso ele consegue acertar pela segunda vez o mesmo alvo sem nem olhar.

6 - Já precisou de aparelho auditivo

Clint não possui nenhum fator de cura e precisa tomar muito cuidado nas batalhas, pois seus ferimentos podem ser permanentes. Ao longo de suas aventuras na Marvel, o personagem já passou por várias situações perigosas e não conseguiu sair ileso de todas elas. Em uma minissérie de 1984, o Gavião foi obrigado por Fogo Cruzado a lutar com a Harpia. Para forçar ambos a brigar, o vilão usou uma arma sonora com alta frequência que destruiu 80% de sua audição. Depois de alguns reboots na editora, o personagem recuperou sua audição, apenas para perde-la novamente em Hawkeye Vol. 4 #15, ao ser ferido por flechas nos dois ouvidos.

7 - Instabilidade mental

A história de Clint Barton nos filmes é semelhante à de sua versão no universo Ultimate dos quadrinhos. Em ambos, ele é um homem de família, Vingador e amigo de Natasha. Porém, em Ultimates #7, ele descobre que ela era uma agente dupla e vê toda sua família morrer diante seus olhos. O evento causou forte instabilidade mental em Clint. A vingança passou a ser sua única motivação, agindo de forma cada vez mais inconsequente.


Próxima Matéria
Via   SR  
Imagens SR Youtube DC SR WGTC PV GT
avatar Gabi Noronha
Gabi Noronha
Resumindo, é basicamente isso! Para mais aventuras Instagram: @gabinoronhaf Para comentários aleatórios e breves análises Twitter: @gabinoronhaf
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest