• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 fatos bizarros que você não sabia sobre o corpo do Homem Formiga

POR Gabi Noronha    EM Fatos Nerd      18/06/18 às 16h07

Inspirados pelo sucesso do Átomo, da DC Comics, os artistas Stan Lee, Jack Kirby e Larry Lieber resolveram criar um personagem semelhante. Dessa forma, em 1962 surgiu o Homem Formiga. O herói possui um conceito simples, de encolher ou aumentar conforme a necessidade da situação. No entanto, com um pouco mais de atenção, percebemos que há mais por trás disso. Primeiro, o herói é apenas uma pessoa normal, sendo sua fonte de poder oriunda de um super traje. Originalmente, a roupa foi desenvolvida pelo biofísico Dr. Henry Pym, a partir de uma substância química descoberta, a qual ele nominou de Partículas Pym. Elas permitem a alteração do tamanho de qualquer coisa.

Depois, temos o fato de haver três versões do Homem Formiga. Cada uma delas, além de ser pessoas diferentes, também possuem habilidades e trajes distintos. Ou seja, o Homem Formiga de Hank Pym não é necessariamente igual ao de Scott Lang. O personagem é bem antigo nos quadrinhos, e foi um dos integrantes fundadores dos Vingadores. No entanto, a versão original de Hank se envolveu em muitas polêmicas por ser um completo babaca. Felizmente, passou por algumas remodelações ao longo do tempo.

O personagem se tornou conhecido de verdade depois de sua introdução no Universo Cinematográfico Marvel, na versão de Scott Lang. Com um grande papel a desempenhar na história como um todo, Homem Formiga volta às telonas para sua segunda aventura solo em julho deste ano. Sendo assim, chegou a hora do personagem ganhar a vez na série sobre curiosidades do corpo. Confira!

1 - Seu corpo foi abandonado em versão gigante

Uma das histórias mais malucas da Marvel Comics é Velho Logan. Na trama, o cenário mundial é pós-apocalíptico, no qual quase todos os heróis encontraram seu fim na morte e os vilões reinam livremente. Já bem mais velho, Wolverine parte em uma road trip com um Gavião Arqueiro quase cego. Em certo momento, descobrimos o fim levado por Henry Pym. O herói morreu em uma batalha quando estava na versão Homem Gigante. Seu corpo foi abandonado no local, pois ninguém tinha tempo, condição ou disposição de tirá-lo de lá. Com o tempo, seu gigantesco esqueleto serviu para diversos fins, inclusive como ponto turístico.

2 - Ele não perde suas forças quando encolhe...

As histórias da Marvel procuram seguir o padrão mais próximo da realidade. Mesmo assim, chega a ser quase impossível fugir da ciência maluca. Na vida real, dependendo da espécie, uma formiga pode carregar até cem vezes seu peso. Esse fato foi levado muito a sério nas aventuras do herói. Tanto que, ao encolher, o usuário do traje não perde as forças concedidas por ele. Por isso que, mesmo sendo o menor dos Vingadores, o Homem Formiga ainda dá muito trabalho.

3 - ... Mas fica mais forte quando cresce

As Partículas Pym não poderiam ter proporcionado um traje melhor. Ele não apenas permite o usuário manter a força quando encolhe, como ainda fornece mais na versão gigante. Isso porque, quando pequena, a pessoa retém sua força, mas não sua massa. E o contrário acontece na versão maior. O corpo cria massa e se torna mais pesado, o que permite desenvolver uma força sobre-humana.

4 - Pode viajar através de dimensões

As Partículas Pym são a base dos poderes do Homem Formiga. Ela não apenas permite a pessoa alterar seu tamanho em níveis moleculares, mas também a transitar entre dimensões. Quando o usuário encolhe a nível subatômico, ele fica tão minúsculo que é capaz de atravessar diferentes dimensões no multiverso.

5 - Pode controlar as partículas mentalmente

Apesar de ser uma pessoa violenta e, por vezes, desequilibrada, Hank Pym faz parte da lista de gênios do universo Marvel. A descoberta e o uso das partículas são uma prova disso. Nas primeiras histórias, ele as controlava a partir de um disco preso em seu cinto de utilidades. Com o passar do tempo, porém, ele desenvolveu a habilidades de controla-la por meio de sua mente - algo que foi utilizado também no filme.

6 - Fica mais invulnerável quando pequeno

Vimos que o Homem Formiga consegue manter sua força ao encolher. Graças às Partículas Pym, ele também ganha invulnerabilidade nessa forma. Mas, claro, a intensidade desse poder varia muito da história e do roteirista. No geral, o herói pode se meter em vários tipos de ambientes e escapar sem nenhum arranhão.

7 - Sua cabeça já foi troféu do Justiceiro

Eric O"Grady é a versão menos conhecida do Homem Formiga e também a que teve menos tempo nas páginas. Ainda assim, ele teve sua cota de aventuras, mas nem sempre elas tiveram um final feliz. Em The Marvel Universe vs. The Punisher, o universo Marvel foi infectado com um vírus capaz de trazer à tona o pior das pessoas. Elas ficaram mais violentas, agressivas e, em consequência, começaram a se matar. Frank Castle, por sua vez, tentava impedir o avanço do caos e, após um confronto com Eric, o Homem Formiga levou a pior. Para completar, o Justiceiro levou sua cabeça como um troféu de caça.

Próxima Matéria
Via   Wikia     SR  
Gabi Noronha
Resumindo, é basicamente isso! Mais aventuras em Instagram: @gabinoronhaf
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+