• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 fatos completamente inesperados sobre o chocolate

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      30/08/19 às 13h52

O chocolate talvez seja um dos alimentos mais cobiçados pelas pessoas hoje em dia. É fácil de entender todo o desejo por uma simples barra ou alguma outra variação do produto. O sabor doce pode deixar pessoas realmente viciadas e terem que procurar tratamentos.

De uma maneira ou outra, o chocolate está na história da humanidade há séculos. Mas toda essa popularidade pode esconder um lado ruim. Um exemplo disso mé que no Japão, as trabalhadoras são forçadas a distribuir chocolates ou então enfrentar as consequências que terão na sua vida profissional. Mostramos mais alguns fatos inesperados sobre esse produto tão delicioso.

1 - Compostos do aroma de chocolate

Essencialmente a manteiga de chocolate é gorda e carregada com 600 moléculas de aroma. E nem todas as moléculas tem um cheiro bom. Várias dessas moléculas são mais parecidos com carne cozida e pêssegos.

Quando os cientistas estudaram essas moléculas eles viram que precisam de apenas 25 para criar o cheio delicioso de cacau. Essa descoberta foi importante porque as pessoas tem vontade de comer pelo olfato. E quando a pessoa coloca o chocolate em sua boca a manteiga derrete e as moléculas se dispersam nas passagens orais e nasais.

2 - Embalagem

Um estudo foi feito com 75 pessoas, em 2019, para elas testarem os chocolates. Primeiro eles comeram os chocolates sem olhar suas embalagens. Depois eles apenas olharam as embalagens sem comer os chocolates. E por fim eles degustaram os chocolates com suas embalagens ao lado.

Os participantes tinham que descrever os sentimentos que o produto evocava e também a probabilidade de querer comprá-los no futuro. O surpreendente foi que a embalagem teve muita influência nessa escolha. A pontuação de sabor era menor quando a embalagem não existia ou era decepcionante. E quando a embalagem era boa, o chocolate tinha um sabor melhor.

Por mais que o gosto fosse uma coisa importante, a aparência do produto também era bastante poderosa.

3 - Origem do Frappuccino De Moca

Em 2013, foi achada uma receita de 350 anos com Sir Edward Montagu como autor. Ele era um chocólatra em uma época que a Inglaterra ainda tinha seus receios com o produto. Quando o chocolate foi anunciado em 1600, o público achava que a substância pudesse causar hemorroidas e danificar os órgãos.

E Sir Edward gostava de suas preparações. Sua receita pedia que o chocolate fosse misturado com neve e sale sacudido até que ele fosse coalhado e depois consumido com uma colher. Essa bebida era parecida com a bebida que é servida nas cafeterias de hoje.

4 - Cobertura de chocolate como remédio

Hoje em dia, praticamente todo sundae tem cobertura e a maioria das pessoas escolhe a de chocolate. Mas nem sempre foi assim. Em 1800, os primeiros clientes dessa forma do chocolate eram farmacêuticos. Eles compravam cacau em pó amargo da Hershay's e o misturavam com grande doses de açúcar para fazer um xarope.

O chocolate era um tratamento para as pessoas que sofriam com doenças. Ao lado das farmácias muitas pessoas vendiam lanches e coisas como refrigerantes e sorvetes. E não demorou muito para alguém misturar os dois.

5 - Marfim revestido de chocolate

Em 1989, o comércio do marfim foi proibido, mas mesmo assim o mercado negro das presas de elefantes nunca morreu. Baseado na quantidade dos marfins confiscados, aproximadamente 50 mil elefantes foram caçados apenas em 2011.

E os contrabandistas fazem as coisas mais estranhas para passar seus itens pelas fronteiras. Em 2013, as autoridades em Macau verificaram a bagagem de dois sul-africanos que tinham 583 barras de chocolate. Mas o que levantou suspeita foi o peso das guloseimas. As malas pesavam 34 quilos.

Quando mergulharam as barras em água morna, o chocolate foi derretido e o marfim, que valia mais de 76 mil dólares, apareceu.

6 - Chocolate para cheirar

Quando uma empresa começou a vender chocolate que os clientes podiam inalar, os especialistas em saúde ficaram preocupados. Foi em 2017 que a Legal Lean introduziu o produto nos EUA. Ele era chamado de Coco Loko e vinha com 10 carreirinhas para cheirar, custando aproximadamente 25 dólares. Ele era anunciado como um meio de se ver livre de drogas, mas ainda assim se sentir eufórico.

Mas isso não fez muito sucesso entre os consumidores nem entre os médicos. Mesmo assim o potencial do Coco Loko para prejudicar seus consumidores nunca foi estudado.

7 - Trabalho infantil

Por anos as acusações de trabalho infantil perseguiram a empresa. Algumas vítimas até descreveram que guardas cortavam os pés das crianças que tentassem escapar das plantações de cacau.
Em 2014, a Fair Labor Association (FLA) visitou 260 fazendas que eram fornecedoras da Nestlé. Eles encontraram 56 crianças menores de 18 anos. E dessas, 27 tinham menos de 15.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+