• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 fatos fascinantes que você não sabia sobre o vegetarianismo

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      12/11/18 às 16h22

Muitas pessoas quando ouvem a palavra vegetariano, de imediato, já imaginam uma verdadeira catástrofe alimentar, uma vez que essas pessoas restringem da sua dieta a ingestão de carnes. Primeiramente, é importante informar que a não ingestão de carnes não necessariamente implica em uma dieta não saudável. Porém, um acompanhamento nutricional para um melhor ajuste desse novo estilo de vida se faz necessário.

Os benefícios do vegetarianismo para a saúde e para o meio ambiente são diversos. Muitos se motivam a iniciar uma dieta vegetariana pensando no bem estar dos animais, combatendo, como se pode, a exploração dos animais devido a crueldade na condição em que muitas vezes estes são criados em cativeiro. Pensando nisso, hoje trouxemos para vocês alguns fatos fascinantes sobre o vegetarianismo e que você pode conferir logo abaixo.

1 - No Brasil, 14% da população é vegetariana

Segundo um pesquisa realizada pelo Ibope, feita em abril de 2018, em 102 municípios brasileiros, cerca de 30 milhões de brasileiros não comem carne em suas refeições. Esse montante representa cerca de 14% de toda população. A pesquisa ainda aponta que nas regiões metropolitanas houve um crescimento dos adeptos da dieta. Em 2012, 8% das pessoas nessas áreas eram adeptas. Atualmente esse índice é de 16%.

2 -  Vegetarianismo e veganismo são coisas distintas

Muitas pessoas fazem confusão quanto a esses dois termos. Os explicando de forma vaga, o vegetarianismo consiste na exclusão de carne de sua alimentação, enquanto o veganismo, na medida do possível e do praticável, evita a exploração e crueldade com os animais em mais instâncias.

A dieta vegana é livre de todos os alimentos de origem animal, como carnes, laticínios, ovos e mel. Além do que, os veganos não consomem produtos feitos com couro, por exemplo, ou que foram realizados a partir de testes em animais.

3 - 84% retornam a comer carne em um ano

Um estudo, divulgado pelo US Humane Research Council, revelou que cerca de 84% dos vegetarianos modernos desistiram da dieta com menos 1 anos depois que começaram. Na pesquisa foram entrevistados 11 mil pessoas, incluindo vegetarianos, ex-vegetarianos e não vegetarianos nos Estados Unidos. Ainda de acordo com a pesquisa, apenas 1 a cada 5 pessoas permanecem vegetarianas.

4 - Vegetarianos que comem carne de canguru

Surgiu na Austrália um novo grupo de vegetarianos que recebeu o nome de Kangatarians. Eles são vegetarianos que se permitem comer carne de canguru. Como no país existe uma grande população de cangurus selvagens, os Kangatarians se permitem consumir a carne do animal desde que eles não tenham sido criados em fazendas.

5 - Os vegetarianos eram chamados de 'Pitagóricos'

Antigamente, quando as pessoas iam se referir a uma pessoa cuja ingestão de carne era banida de sua dieta, eles a chamavam de 'pitagórica'. O nome foi dado por causa do astrônomo e matemático grego Pitágoras, uma vez que ele não comia carne por razões éticas e de saúde. O grego ainda acreditava que as pessoas quando morriam reencarnavam como animais.

6 - Os benefícios à saúde

Muitas pessoas pensam que excluir a carne de suas dietas as fará ficar doentes. O que é um grande mito. No entanto, é sim importante fazer uma acompanhamento nutricional para evitar problemas com questões relacionadas às necessidades de seu organismo.

A nutricionista Iara Waitzberg Lewinksi afirma que uma dieta sem carne bem orientada pode ajudar a prevenir doenças como diabetes, colesterol alto e hipertensão. A dieta também é associada com menor incidência nos casos de câncer. Outra vantagem é a melhora no trânsito intestinal, devido a uma maior ingestão de fibras e alimentos integrais.

7 - Carne e a bebida

Segundo uma pesquisa, até um terço dos vegetarianos comem carne quando estão bêbados. E isso, aparentemente, não se trata de um incidente isolado, uma vez que eles continuam a comer carne toda as vezes que ficam, digamos, um pouquinho altos.

Os produtos consumidos geralmente são hambúrgueres de carne bovina e kebab, também conhecidos como 'espetinho'. No entanto, 69% deles nunca contaram para alguém que comeram carne e mantêm como um segredo pessoal.

Confira o vídeo sobre vegetarianismo em nosso canal:

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+