• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 fatos fascinantes sobre a Noruega

POR Gustavo Camargo    EM Mundo Afora      09/11/17 às 14h49

Você já pensou em fazer intercâmbio? Não sabe qual país deveria escolher? Bom, a Noruega seria uma ótima opção. Se pudesse descrever o país em poucas palavras, elas seriam: qualidade de vida. Eles possuem o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo, e é referencia em igualdade social, segurança, longevidade e educação.

A Noruega tem uma população muito menor quando comparada ao Brasil. São ao todo cinco milhões de habitantes. Assim como em outros países nórdicos, o que mais chama atenção de pessoas que procuram estudar lá é que a maior parte do sistema educacional é gratuito. Levando em consideração que a maioria das pessoas gostariam de conhecer esse país, listamos 7 coisas fascinantes sobre a Noruega. Confira:

1 - A Noruega é o melhor lugar do mundo para ser mãe

Segundo o relatório anual da ONG Save The Children, a Noruega é o melhor país para ser mãe. Para chegar a essa conclusão são levados em consideração alguns critérios: taxa de mortalidade materna, infantil, condições econômicas e o nível de escolaridade populacional.

2 - Prisão mais humana do mundo

A prisão Halder é considerada um modelo no sistema carcerário para todo o mundo. Lá eles investem na recuperação e não na punição. Nela se encontram as pessoas mais perigosas da Noruega e mesmo assim existe a preocupação de oferecer condições dignas para todos.

3 - Cidade mais chuvosa da Europa fica na Noruega

Para algumas pessoas o barulho da chuva é algo maravilhoso. Bergen, cidade muito famosa pela beleza, é considerada uma das mais chuvosas do mundo e a mais chuvosa da Europa.

4 - Maior túnel rodoviário do mundo

O túnel tem 24,51 quilômetros e é o mais longo túnel rodoviário do mundo conectando Lærdal e Aurland em Sogn og Fjordane. Ele é cheio de luzes, que formam quase uma paisagem artificial, ajudando os motoristas e não se entendiarem durante o percurso.

5 - Uma das sociedades mais avançadas em igualdade de gênero no mundo

Em alguns guias para turistas existem algumas explicações bem hilárias sobre a cultura norueguesa. Ele explica que em algumas situações homens podem ser tímidos e reservados e a qualquer momento podem ser abordados por uma mulher para uma conversa íntima ou não. Não haverá julgamentos machistas e eles acreditam que é papel dos dois lados ter iniciativa.

6 - Primeiro país a desativar as rádios FM

Em 2017, todas as rádios FMs foram desativadas e trocadas por digitais. A Noruega é o primeiro país a marcar uma data para o encerramento do sistema FM. Uma das vantagens é o melhor sinal nas estradas. O sinal digital é mais confiável para difusão de mensagens em caso de emergência.

7 - Religião

Em rankings que circulam na internet e em revistas, a Noruega fica em primeiro lugar. É considerado o país mais próspero do mundo, além do mais democrático. O país é considerado um dos países que grande parte da população é ateia. Algumas pesquisas de institutos europeus vão além e mostram análises que provam que países ateus seriam mais pacíficos.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

Próxima Matéria
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+