icone menu logo logo-fatos-historicos.png


7 fatos históricos insanos que você não aprendeu na escola

POR A redação EM História 22/04/16 às 11h26

capa do post 7 fatos históricos insanos que você não aprendeu na escola

A partir das aulas de história nós podemos ser transportados para novas culturas e para outros países. A cada aula é um fato novo que fez parte da nossa história, e a cada fato descoberto é como se novas portas fossem abertas e uma infinidade de coisas são aprendidas.

No entanto, nem toda a história é contada nas escolas, talvez por falta de tempo ou porque não faz parte do conteúdo programático dos livros. Mas existem muitos fatos e dados da história mundial que são esquecidos e quase nunca mencionados.

Veja abaixo 7 fatos históricos insanos que você não aprendeu na escola:

1- O "descobrimento" da América

Quando Cristovão Colombo descobriu a América, o Continente já era habitado por 90 milhões de pessoas, o que já era um terço da população do mundo. Não existem dados certos sobre como estes habitantes chegaram a essa região. Algumas teorias dizem que eles vieram da Austrália. Tais teorias são baseadas na descoberta dos dois crânios mais antigos da América: Luzia, que foi encontrado em Minas Gerais, e tem 13 mil anos, e a Mulher de Peñón,que foi encontrada no México e possui 12 mil anos.

2- Guerra do Afeganistão

A guerra do Afeganistão é a mais longa guerra na história dos Estados Unidos. A retirada das tropas americanas no país aconteceu em 1º de janeiro de 2015 . O motivo para o início da guerra foi o ataque às torres gêmeas em 2001. Os atentados foram financiados pelo bilionário Osama Bin Laden, fundamentalista do Talibã. Segundo o Watson Institute for International and Public Affairs, 21.000 civis foram mortos na guerra do Afeganistão. Durante o conflito, o Afeganistão tornou-se o maior produtor de ópio do mundo, com 90% da produção mundial.

3- Pirâmides do Egito

As Pirâmides do Egito foram construídas por trabalhadores pagos, e não escravos. Quem criou esse mito foi o famoso historiador grego Heródoto. Algumas evidências colhidas nas proximidades desses monumentos indicam que elas foram construídas por 10 mil pessoas, que recebiam 21 vacas e 23 cordeiros diariamente para as suas refeições. Existem cerca de 110 pirâmides no Egito.

4- Astecas

Os Astecas podem ser considerados os criadores do chocolate, pois para eles o cacau era um alimento sagrado e era usado para fazer uma bebida , que era consumida apenas pelo nobres. Os Astecas também desenvolveram vários conceitos matemáticos importantes, além de alguns conhecimentos astronômicos. Além disso, o Astecas possuíam dois calendários, o solar (365 dias) e o ciclo atual (260 dias).

5- A guerra mais destruidora da história

A guerra do Paraguai se iniciou em 1864 e terminou em 1870 e foi a guerra mais destruidora da história moderna, que tirou a vida de mais de 60% da população, em sua maioria homens. A principal causa para a guerra foi a política expansionista praticada pelo ditador paraguaio Francisco Solano López que queria expandir as terras do seu país apossando-se de terras de países como o Brasil, Argentina e Uruguai. Esses três países se uniram e formaram a Tríplice Aliança para se proteger e defender seus interesses.

6- Rei Edward III

Edward tornou-se Rei após a morte de seu pai, ele nunca demonstrou interesse pelos afazeres típicos de um Rei e era indiferente quanto às convenções constitucionais. Sua proposta de casamento para a socialite Wallis Simpsom causou uma verdadeira crise institucional pois ela era divorciada e estava em processo de divórcio do seu segundo marido. Os primeiros-ministros eram contra o casamento pois afirmavam que a população não aceitaria uma Rainha divorciada duas vezes. Apaixonado, Edward preferiu abdicar do trono e se casar com Wallis, e foi sucedido pelo seu irmão Albert, conhecido como Rei George VI e conhecido como pai da Rainha Elizabeth II.

7- Índia e a II Guerra Mundial

Poucas pessoas sabem mas a durante a II Guerra Mundial a Índia teve o maior exército voluntário com mais de 2,5 milhões de indianos. Além dos combatentes os indianos cederam muitos não-combatentes como: cozinheiros, alfaiates e mecânicos. Um dos motivos para os indianos participarem da II Guerra Mundial foi pelas promessas de independência que o Reino Unido fez. As tropas indianas serviram na Eritreia, Etiópia, África do Norte, África Oriental, Itália, Mesopotâmia, Irã, Birmânia e Malásia, e cerca de 87 mil soldados morreram na guerra.


Próxima Matéria
avatar A redação
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest