• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 fatos incríveis sobre os guerreiros celtas

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      18/07/19 às 18h05

A cultura celta é tipicamente associada à Escócia, País de Gales e à Irlanda. Porém, eles se originaram principalmente na Europa central, antes de invadirem outras regiões. Invasões estas que ocorreram durante a Idade Média e do Ferro. Os celtas surgiram de diversos clãs diferentes, apesar de não serem de grupos étnicos distintos.

Eles compartilhavam uma grande variedade de rituais, línguas e costumes. Em especial, a arte da guerra. Os romanos, por exemplo, foram completamente aterrorizados por eles. Pensando nisso, hoje, listamos para vocês, alguns fatos que muitas pessoas podem não conhecer a respeito desses guerreiros notáveis. Confira!

1 - Um legado complicado

Os gregos os chamavam de Keltoi. Já os romanos os chamavam de 'bárbaros', alegando que eles costumavam fazer ataques embriagados e pelados. Os celtas passaram muito mais tempo brigando do que escrevendo suas histórias e memórias. Por isso, basicamente, não deixaram registros escritos. Ao menos há evidências arqueológicas que fornecem um vislumbre parcial de seus feitos.

2 - Os caça-cabeças

Devido as suas crenças de que a alma de uma pessoa ficava presa em sua cabeça, os celtas costumavam decapitar seus inimigos em batalhas. Isso como uma forma de obterem poder e de espalhar o medo. Muitas vezes, as cabeças de seus inimigos adornavam suas lanças ou eram penduradas em carruagens e selas de cavalos. Em diversas formas de artes, os crânios também eram usados.

3 - Rodas de fogo

Certamente, o uso de carruagens pelo povo celta em campos de batalha exerceu um papel fundamental. Apesar dos egípcios terem sido os primeiros a utilizá-las, os celtas fizeram melhorias consideráveis em seu design e nas táticas em campos de batalha. Cada uma das carruagens era ocupada por uma pessoa e era puxada por um par de cavalos. Os condutores mais experientes, muitas vezes, conseguiam guiar as carruagens e ainda atirar dardos, além de ajudar outros soldados nos campos de batalhas.

4 - Produção massiva de armas

As tribos celtas produziram muitas armas, algo que reflete a sua cultura de guerra. Os gauleses, por exemplo, costumavam se armar com longos machados e martelos de duas mãos. Os pictos costumavam usar bestas leves em combate. Já os ibéricos costumavam utilizar uma espada pequena de dois gumes, projetada para ataques em proximidade.

Os celtas também costumavam produzir lanças longas e curtas, incluindo dardos feitos de madeira de freixo. Os guerreiros mais jovens costumavam utilizar uma espécie de funda para lançarem pedras.

5 - A moda

Os celtas costumavam combinar seu talento artístico e a metalurgia avançada na criação de armaduras incríveis. Arqueólogos descobriram coisas como o escudo Battersea e capacetes ornamentados. Mas, a invenção da cota de malha é a sua elaboração mais significativa e icônica de todo o seu arsenal de guerra.

6 - Boadiceia

Como a maioria das civilizações mais antigas, os celtas funcionavam como uma sociedade patriarcal, dominada por homens. Entretanto, as mulheres celtas tinham muito mais liberdade e direitos do que as romanas e gregas. À elas também era autorizado o treinamento "militar". Assim surgiu Boadiceia, que até liderou uma batalha bem sucedida contra os romanos, em 61 d.C.

7 - Heróis sob medida

A contratação de soldados estrangeiros era uma prática muito comum. Por mais de 500 anos na Europa, os celtas eram "contratados" por exércitos estrangeiros quando surgiam demandas. Como exemplo, temos as vitoriosas batalhas lideradas por Pirro, antigo rei da Macedônia, contra os romanos em Heracleia, na Grécia, e Ásculo, na Itália. Batalhas essas que contaram com reforços da força de guerreiros celta.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+