• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 fatos intrigantes sobre alguns lugares religiosos no mundo

POR Cristyele Oliveira    EM Ciência e Tecnologia      15/01/19 às 14h33

A história da humanidade carrega em si diversos mistérios que o homem insiste em buscar explicações. A curiosidade e a exploração da história espiritual da humanidade revelam inúmeras descobertas interessantes.

Arqueólogos encontraram alguns dos mais antigos locais de cultos pelo mundo, não avistados há centenas de anos. Como um tema sensível, lidar com a área religiosa exige um cuidado a mais, uma vez que essas descobertas científicas podem de certa forma abalar algumas convicções religiosas.

Hoje vamos compartilhar algumas descobertas curiosas sobre alguns locais usados para cultos religiosos e que foram explorados por arqueólogos.

1 - Complexo religioso no meio do deserto

Localizado no Chile, o Deserto do Atacama, mesmo sendo tão seco reserva refúgios ecológicos com recursos suficientes para suportar uma população inteira. Em últimas descobertas, se apontou que diferentes refúgios trabalharam juntos para construir complexos religiosos.

Mesmo não tendo como provar com veracidade o que acontecia nesses locais, havia elementos que levam a acreditar que esses locais eram usados para finalidades cerimoniais. Em 2015, novas descobertas apresentam novos complexos maciços de pedra, com enterros de crianças, e outras oferendas de ouro e outros artefatos trazidos de outras regiões do Pacífico e também da Amazônia. A investigação mostrou ainda, que o local era usado para o preparo de alimentos, bebidas e até mesmo alucinógenos.

2 - Edifício misterioso em Roma

A história de Roma carrega várias descobertas antigas, então não foi bem uma novidade o descobrimento de novas ruínas. Porém, o edifício em questão carrega em si um tom misterioso. Supostamente apenas mais uma vila romana, mas arqueólogos acreditavam em um uso mais público.

Devido às características, proximidade a um cemitério e mausoléus, indicam como um local de culto. Planejado próximo ao Rio Tribe, o edifício possui elementos peculiares, o chão giratório com desenhos em vermelho, verde e dourado, e mármore incrustado. Investigações sugerem que o mármore teria sido importado da Tunísia, Egito e Esparta.

3 - As esculturas de Dunkeld

Enquanto reformava a catedral de Dunkeld, em Perthshire, na Escócia, conservacionistas se deparam com uma novidade e com novas esculturas até então desconhecidas. Entre elas, algumas das esculturas de pedra remetem a figuras humanas vistas pela primeira vez em 600 anos.

A curiosidade fica por conta do fato de que as suas posições sugerem que o túmulo do Bispo Cardeny não se encontra no seu lugar de origem. O que motivou essa mudança do lugar do túmulo do bispo, continua um mistério.

4 - Duelo no Vale de Ella

Israel conta com várias igrejas primitivas que foram relacionadas a locais bíblicos, sepulturas de mártires e santos. Em 2017, arqueólogos encontraram na cidade de Bete-Semes, em Jerusalém, novas ruínas possivelmente ligadas a um famoso acontecimento bíblico, a luta entre Davi e Golias.

A localização do duelo foi dita ser próxima ao vale de Ella, mencionado na Bíblia como o local onde os israelitas estavam alojados durante o combate entre Davi e Golias.

Com cerca de 1.500 anos de idade, as ruínas pertenciam a uma igreja e mosteiro. O complexo é apontado como a maior igreja da região, a arquitetura que sobreviveu ao tempo em excelente estado de conservação, conta com paredes de pedra, base de pilares e janelas de mármore, possivelmente importado da Turquia. Devido a grandiosidade do prédio, sugere uma igreja rica, que foi abandonada durante o século VII, ainda por razões desconhecidas.

5 - Monges mais antigos do Reino Unido

Em uma segunda escavação nas ruínas encontradas em Somerset, em 1880, e que pertenciam à capela medieval de Beckery, foram encontrados cerca de 60 corpos. Dentro eles, apenas um era de uma mulher, o que levou a crer na ideia que se tratava de um cemitério monástico. Os arqueólogos acreditavam que o cemitério fosse medieval, já que a capela era a mais nova da época.

Para datar os restos encontrados, foi utilizado a técnica de datação por carbono, e os resultados foram surpreendentes. Datados como mais antigos que o previsto, os ossos foram enterrados entre 406 e 544 d. C.,o que colocou fim na suposição de que os corpos ali encontrados pertenciam a um grupo monástico com conexões saxônicas.

Entretanto, os restos mortais encontrados nessas ruínas representam os monges mais velhos do Reino Unido. Possivelmente, a invasão de hordas vikings que chegaram a Somerset, por volta do século IX, seja o real motivo de não existirem mais monges.

6 - Mundo oculto sob a catedral

Construída em Roma durante o século XVII, a Basílica de São João de Latrão foi a primeira catedral do mundo. Idealizada sobre outra basílica, a mando do imperador Constantino, a capela era situada em quartéis militares, que alojavam os soldados da cavalaria de elite.

Em exploração minuciosa, arqueólogos descobriram outras camadas abaixo do quartel, que consistiam em grandes complexos, com moradias decoradas e estrutura militar semelhante a outro quartel encontrado nas proximidades da capela.

7 - Sodoma destruída pelo meteoro

Considerada por alguns estudiosos como a Sodoma bíblica, a cidade de Tall el-Hammam fica na Jordânia. Escavações mostraram que um evento destruidor atingiu a cidade, onde provavelmente milhares de pessoas morreram.

Um estudo de 2018, apresenta evidências que sugerem que o fenômeno devastador que aniquilou a cidade foi um meteoro que explodiu no ar por volta de 3.700 anos atrás. O choque resultou na destruição de cerca de 500 quilômetros quadrados da cidade, espalhando sulfatos e sais comprometendo a fertilidade da terra.

O fenômeno remete ao acontecimento narrado na Bíblia como uma explosão: "Então o Senhor fez chover enxofre em Sodoma e Gomorra. Assim Ele destruiu aquelas cidades e toda a planície, destruindo todos os que vivem nas cidades - e também a vegetação da terra".

Próxima Matéria
Via   List Verse  
Imagens List Verse
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+