icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 fatos inusitados sobre o vegetarianismo

POR Erik Ely EM Curiosidades 12/04/20 às 17h13

capa do post 7 fatos inusitados sobre o vegetarianismo

Você já deve ter ouvido falar muitas coisas sobre o vegetarianismo. Por exemplo, como essa pode ser um dieta mais saudável, já que há o consumo de quantidades excessivas de carne, especialmente de carne vermelha, pode ser ruim para o coração, vasos sanguíneos e para nossa saúde em geral. Contudo, ainda há muito que você pode não ter ouvido falar sobre a dieta. Por isso, separamos 7 fatos inusitados sobre o vegetarianismo.

Entre algumas celebridades, que seguem a dieta, podemos citar atores e atrizes, como Brad Pitt e Angelina Jolie. Dessa forma, hoje, vamos destacar alguns fatos surpreendentes sobre o vegetarianismo que talvez você não saiba. Assim, muitas dúvidas serão esclarecidas sobre esse estilo de vida que já existe há milhares de anos, mas mesmo assim, algumas pessoas consideram uma "moda recente".

1 - Sua origem

O vegetarianismo é baseado na antiga filosofia indiana e grega. Na Índia, o vegetarianismo se origina na filosofia do ahimsa. Dessa forma, o conceito implicava não somente em não comer animais, mas também em não causar dor física ou emocional ou qualquer ser seja. Isso vale para pensamentos, palavras ou ações. Já para os gregos, ser vegetariano possuía fins ritualísticos e médicos. Isso pode explicar o porquê da Índia ser o país com a maior população vegetariana.

2 - Um dieta mais saudável

Estudos científicos apontam que uma dieta vegetariana pode aumentar o metabolismo do nosso corpo. Dessa forma, a dieta pode ajudar a queimar a gordura e calorias até 16% vezes mais rápido do que o corpo de alguém que come carne.

3 - Taxas de mortalidade

O 'Estudo da China' é um livro baseado em um estudo que durou 20 anos. Assim, o estudo comparou as taxas de mortalidade de comedores de carne e vegetarianos. De acordo com o livros, os cidadãos de países que ingeriram mais carne tiveram maior probabilidade de morrer por "doenças ocidentais". Enquanto os de países que ingeriram mais alimentos vegetais eram mais saudáveis.

4 - Vegetarianos podem comer peixe?

Não, vegetarianos não comem peixe. Contudo, há uma outra categoria para quem apenas come carne de peixe. Pessoas assim chamadas de pescetarianas. Desse modo, o termo surgiu em 1993 e é uma mistura da palavra italiana para peixe, "pesce" e a palavra vegetariano.

5 - Falta de vitaminas

Infelizmente para os vegetarianos, a vitamina B12 é um dos poucos nutrientes que apenas pode ser encontrado em fontes de origem animal. Dessa forma, a falta da vitamina pode estar relacionada ao enfraquecimento dos ossos. E, ao contrário da crença popular, vegetarianos podem ingerir quantidades suficientes de proteína sem precisar comer carne. Isso porque, o nutriente pode ser encontrado em uma variedade de outras fontes vegetais.

6 - Mel é uma comida vegetariana?

Mel pode ser considerado uma comida vegetariana. Contudo, há um grande debate na comunidade vegana se o mel é apropriado para uma dieta. Assim, para alguns grupos, o mel é proveniente de um animal e em outras organizações, não há nada de errado com seu consumo.

7 - O primeiro vegetariano

O termo "vegetarianismo" só viria a ser criado no século XIX. No entanto, antes do período já podíamos encontrar pessoas que seguiam a dieta. Um dos primeiros e mais famosos vegetarianos foi o filósofo e matemático grego Pitágoras, mais conhecido pelo teorema que leva seu nome. Pitágoras viveu durante o século VI a. C. e, mesmo assim, podemos encontrar o termo "dieta pitagórica" em alguns registros. Desse modo, o termo definia uma dieta baseada em vegetais.


Próxima Matéria
avatar Erik Ely
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest