• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 fatos macabros sobre alucinações

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      24/01/20 às 18h39

Engana-se quem pensa que apenas pessoas com algum tipo de distúrbio mental podem ver alucinações. Isso é mais comum do que se imagina e pode ser causado por diversos fatores, alguns ainda misteriosos para a ciência. Então, se algum dia você ver alguma coisa surreal, como um unicórnio por exemplo, não se assuste, isso não é um sinal de doença mental. Longe disso. Alucinações acontecem com indivíduos mentalmente saudáveis e podem desencadear várias experiências sobrenaturais. Para se ter uma ideia, até um simples café, um remédios errados podem originar alguma alucinação. Não há o que temer, embora algumas possam ser realmente assustadoras.

Apesar de que algumas pessoas convivem com grandes distúrbios de alucinação que não podem ser totalmente explicados ou tratados. Até os especialistas ficam perplexos com algumas alucinações. Umas são tão reais, que fazem as pessoas até terem medo de verem pessoas mortas. Essas que são algumas das alucinações mais comuns experimentadas pelo ser humano. Confira a seguir 7 fatos macabros sobre alucinações.

1 - Uma a cada vinte pessoas têm alucinações

Durante uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde, feita para avaliar a saúde mental em 18 países, eles descobriram algo surpreendentemente estranho. Entre os 31 mil civis entrevistados, cerca de 1 a cada 20 relataram ter visto pelo menos uma alucinação durante toda a vida. O que mais chamou a atenção dos pesquisadores nesses estudos, foi que nenhum deles usava drogas, álcool ou sonhava com o evento. Eram todos indivíduos normais e saudáveis.

2 - Cafeína pode ser um gatilho para alucinações

Se você já viu algo anormal depois de tomar várias xícaras de café, não se preocupe, você não está ficando louco. A culpa disso é da cafeína. Isso mesmo, a cafeína pode desencadear experiências alucinógenas. Depois de consumir determinada quantidade de café, cerca de 315 miligramas de cafeína, o risco de ter alucinações auditivas e visuais é três vezes maior do que antes.

3 - O experimento de 10 minutos

Se você acredita que é uma pessoas mais suscetível a esse tipo de experiência, existe um teste rápido, que pode te provar isso. O experimento dura 10 minutos e envolve olhar, fixamente, nos olhos de outra pessoa. Alguns especialistas afirmam que os melhores resultados acontecem ao fazê-lo, com um ente querido.

Inventado por um psicólogo italiano, chamado Giovanni Caputo, o teste tem o intuito de ver se o ato pode mudar a consciência das pessoas. Entre os resultados, houve casos de sentimentos de desassociação. Por exemplo, cerca de 90% das pessoas viram o rosto da outra pessoa se torcer com algum tipo de deformidade. Para 75% delas, houve encontros com algum tipo de monstro imaginário.

4 - Vozes falsas

Um dos principais sintomas de esquizofrenia é ver ou ouvir coisas que não existem. Uma das manifestações mais assustadoras, com certeza, é ouvir vozes. Algumas dessas vozes proferem sussurros sedosos, enquanto outras podem ser mais vívidas, chegando a gritar e proferir palavrões na cabeça da pessoa. O que é mais chocante nisso tudo, é que na maioria das vezes essas conversas alucinatórias acabam abafando as vozes e sons reais. Ou seja, a pessoa só consegue escutar as vozes na sua cabeça.

5 - Efeitos psicóticos de remédios

O Lariam é um remédio muito comum para se prevenir a malária. No entanto, em alguns casos, o medicamento pode provocar efeitos colaterais psicóticos. Um caso notável disso é o de Tim Notee, que tomou o remédio em 2012. Os efeitos começaram logo após ele tomar o remédio, a sua mente passou a ficar dispersa até ele começar a ver coisas. As paredes pareciam se mover, ele começou a achar que compartilhava o corpo com um gafanhoto. E dentro de uma semana ele perdeu totalmente o controle da realidade. Notee acreditava fielmente que Jesus era o seu irmão mais velho, e que ele conhecia pessoalmente Deus. O surto foi tamanho, que ele chegou a escrever fervorosamente uma religião, baseada nessa alucinação.

6 - Síndrome de Charles Bonnet

A Síndrome de Charles Bonnet não é uma condição muito conhecida, no entanto, ela é uma forma assustadora de alucinação. A condição parece ser desencadeada pela perda ou comprometimento da visão. Pessoas que sofrem com a síndrome podem ver salas inteiras se transformarem em locais diferentes, animais, pessoas, edifícios inteiros, veículos, monstros e todo tipo de coisa estranha. E as visões são assustadoramente silenciosas, diferentemente das alucinações auditivas.

7 - A maioria dos enlutados veem mortos

Quando se perde um ente querido, a maioria das pessoas faria de tudo para vê-lo de novo. Mas quando eles vislumbram o falecido, a experiência pode se tornar realmente assustadora. No entanto, ver ou ouvir um ente querido morto é muito comum. Existe até um nome para isso. Os cientistas chamam essas visões de experiências alucinatórias pós-luto. Cerca de seis a cada dez pessoas ouvem ou veem alguém que perderam recentemente. E essas alucinações podem ser bastante vívidas, como ver a pessoa sentada na sua cadeira favorita ou ouvir ela chamando pelo nome da pessoa viva.

E você, já teve alguma alucinação na vida? Conta para a gente nos comentários e aproveite para compartilhar também com os seus amigos.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+